Que tal fortalecer a rede de contatos?

            Ter experiência e um extenso currículo são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, certo? Mas, muitas vezes, isso não é suficiente para se estabelecer. É aí que o networkingfaz toda a diferença. Cerca de 80% dos executivos que trabalham em médias e grandes empresas valorizam onetworking como estratégia importante para a atuação no mercado de trabalho. Esses dados foram levantados pelo IDCE – Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos, por meio de pesquisa realizada com 650 profissionais brasileiros.

            De acordo com o conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e consultor em Desenvolvimento Profissional, Bernt Entschev, o networking nada mais é do que o relacionamento entre profissionais, visando o desenvolvimento de negócios. “Mas, não adianta simplesmente estabelecer uma rede de contatos e conhecer as pessoas ‘certas’, é preciso manter essa rede”, explica.

            E como conservar relações duradouras? “É sempre bom fortalecer os laços profissionais e de amizade, embora não sejam necessários encontros tão frequentes, nunca deixe de responder algum e-mail, por exemplo”, diz o consultor. Outra dica do conselheiro da AHK-PR para manter essa rede ativa é definir estratégias para cada tipo de pessoa. Entschev cita até um caso pessoal: com 10.500 pessoas em sua rede, ele utiliza pelo menos duas horas por semana para se relacionar com estes contatos, que podem ser virtuais, pessoais ou por telefone.

            “Além disso, a relação, seja pessoal ou profissional, deve trazer confiança. Você precisa fornecer algo para o outro, pode ser uma ideia, uma notícia, enfim, é importante saber os interesses do contato”, reforça. O consultor em Recursos Humanos completa que o final de ano é um bom momento para isso, já que é um período que as empresas se mobilizam e promovem jantares e confraternizações. “Então, quem busca ampliar ou fortalecer sua rede de contatos, essa é uma boa hora”, finaliza.

 

Sobre a AHK Paraná Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo empresário e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

Karen Krinchev – Smartcom

Últimas notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui