Escritório de compras vai auxiliar empresas em licitações públicas de Marechal Cândido Rondon

Espaço, que segue parâmetros do Programa Compras Paraná, é o segundo inaugurado na região; iniciativa visa mapear processos licitatórios, capacitar e aproximar micro e pequenas empresas locais dos editais

Neste ano, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon estima que sejam gastos R$ 50 milhões em compras por meio de editais de licitação. Para que boa parte deste montante possa retonar à cidade é necessário que empresas locais participem dos processos e, agora, elas contam um local de referência para buscar informações sobre os editais: o escritório Compra Marechal, inaugurado no início deste mês. Integrante do Programa Compra Paraná, o espaço é um dos pioneiros no estado, junto com o município de Toledo que tem o escritório desde 2014.

O escritório Compra Marechal foi instalado dentro da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e, de acordo com a secretária-executiva, Ida Lorena Roehrs, o primeiro passo será colocar a legislação em prática. “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê uma série de benefícios para que micro e pequenas empresas tenham vantagens em processos licitatórios. Nesta semana, queremos estudar a lei de forma mais aprofundada para poder utilizá-la na prática com os empresários por intermédio do escritório Compra Marechal”, explica.

Segundo levantamento do Sebrae/PR em 2014, ano em que o município conheceu o programa Compra Paraná, menos de 40% das empresas da cidade participam de processos de compras públicas. “A falta de motivação, falta de conhecimento do processo e burocracia foram os motivos pelos quais os entrevistados responderam não ter participado de editais. Assim, o escritório de compras vai atuar neste sentido, de estimular a participação, de capacitar os empresários para que se conscientizem que o poder público é, sim, cliente potencial para o desenvolvimento dos seus negócios”, assegura o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.

Das empresas que já participaram de licitações, a grande maioria (85%) foi por meio de editais da Prefeitura Municipal. “A empresa que participa aumenta não só o faturamento, mas a produtividade da equipe, a rentabilidade de produtos e o número de funcionários. Ela também conquista novos clientes e melhora as condições de trabalho. O poder público é um cliente que oportuniza novos horizontes para a empresa sem riscos de inadimplência. Percebemos, na pesquisa com as empresas locais, que muitas das que nunca participaram têm interesse em se capacitar para esse tipo de concorrência”, detalha o consultor.

A instalação do escritório Compra Marechal também vai possibilitar a aproximação entre compradores e fornecedores locais. “Conhecemos o projeto lá em 2014 e ter efetivado o escritório hoje é uma conquista para a cidade como um todo. Quando damos oportunidade, com base na lei, para que os recursos públicos arrecadados na cidade continuem circulando aqui, por meio das empresas, estamos geramos renda e desenvolvimento. O próximo passo, para que isso aconteça, é uma nova alteração na lei municipal, melhorando a competitividade das micro e pequenas empresas locais”, comenta o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Cláudio Kohler.

Ida Lorena Roehrs complementa que o espaço exclusivo para o tratamento sobre compras governamentais também será referência aos associados, principalmente para as empresas de pequeno porte. “Será um espaço para tirar dúvidas dos empresários. Além disso, é de lá que entraremos em contato com os associados para estimular a participação das micro e pequenas empresas locais nos certames. Hoje, 90% das empresas associadas à Acimacar são de micro e pequeno porte e elas precisam saber que podem e têm benefícios para participar dos editais”, avalia Ida.

São parceiros do escritório Compra Marechal, além do Sebrae/PR, Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon e Acimacar, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O atendimento acontece em horário comercial e o endereço da Acimacar é Rua Sergipe, no 625, na área central da cidade.

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