Soluções em embalagens dizem muito sobre o produto e a imagem da empresa

Quais decisões são extremamente necessárias no momento da preparação da embalagem para o transporte de uma carga com natureza volume variados? Muitos. Faz-se necessária uma análise prévia de todo o projeto adequando o modelo de embalagem para cada tipo de transporte, personalizando cargas pesadas ou super-dimensionadas de acordo com os modais que serão utilizados.

Cada cliente, cada produto, uma solução personalizada

Adriano Pereira, presidente da Codiflex, especializada em soluções para a logística de empresas, explica que é preciso saber cada detalhe do transporte para oferecer a solução mais adequada:
- Caso o transporte seja por via marítima, o ideal é encontrar uma solução anti-umidade, com plástico bolha ou um outro material que absorva impacto.
- Nos produtos que irão via aérea, a embalagem precisa ser resistente, porém mais leve, - até mesmo para que o custo final não seja tão alto para o cliente.
- Quando o cliente final tiver exigências fitossanitárias, como quando o produto precisa entrar com uma embalagem carimbada identificando como isento de alguma praga existente em alguns países (e o Brasil é muito mal visto neste aspecto por cupins e outras pragas, por exemplo), é possível utilizar um produto com essa aplicação de produtos inibidores da ação de possíveis pragas com um certificado de inspeção fitossanitário.

Pereira explica que o conceito embutido é de soluções que visam a chegada do produto com integridade física, com alta performance e com o menor custo possível:

"Nós trabalhamos com grandes indústrias que querem realmente dar a embalagem como um dos diferenciais para o produto na hora da entrega. É a primeira coisa que o cliente vê e não estou falando do cliente do varejo. Mesmo quando um cliente industrial vai no estoque e olha a prateleira, percebe o cuidado com o produto. Mesmo sendo o famoso Be to Be, o conceito de cuidado fica com o fornecedor."

Visual da embalagem é a imagem da empresa
Cuidar da embalagem é um dos sintomas que  identificam a qualidade de manuseio do produto. Muitas vezes, pode ser um grande produto, porém uma embalagem mal cuidada remete a algo descartável e com certeza depõe contra ele:

"Imagine uma carga que precisa chegar firme ao destino final, nós vivemos em um país transcontinental, em que o cliente precisa transportar uma bobina de aço de Curitiba para Camaçari ou daqui para a Argentina, o caminho é longo e irá enfrentar estradas de todos os tipos. Toda a logística terrestre para o produto chegar ao seu destino final com tudo em ordem, com a utilização das cintas de proteção, de travamento, tudo precisa ser levado em consideração. É preciso entender como esta embalagem precisa se comportar durante todo o transporte. Envolve o filme plástico, as cantoneiras, os colarinhos, as capas que são fabricadas, qual é a gramatura que ele precisa. Todos os detalhes são analisados."

Custo benefício
Adriano lembra que o cliente pode optar por usar um produto mais em conta, com uma gramatura mais barata, mas na ponta do lápis é preciso analisar se essa gramatura vai atender ao cliente:

"É necessária uma análise completa sobre o custo benefício, pois ele possui um cálculo anual de perdas. Quando o cliente imagina que está pagando mais barato em uma embalagem, a conta pode sair cara porque o cliente não vai ocupar a primeira e a segunda volta de um rolo de plástico,  que poderia ser devolvida como sucata e abater este valor da nota fiscal. O prejuízo fica mais evidente quando este valor é multiplicado pelo número de bobinas ao longo de um ano e algumas empresas comercializam até 10 mil neste período. O projeto ideal é aquele que não perde uma expira da bobina, uma volta seque" conclui o presidente.    


Foto: High Contrast/Divulgação


Sobre a Codiflex
A Codiflex Indústria e Comércio de Manufaturados Ltda atua há 15 anos no mercado brasileiro de soluções em embalagens plásticas e metálicas para proteção e armazenamento, e tem como objetivo ser o parceiro estratégico para seus clientes. É reconhecida como uma empresa inovadora, ágil e competitiva em sistemas de embalagens.

Adriano Pereira é o presidente do grupo que abrange, além da Codiflex, a CBL (produção de filmes plástico stretch e termo encolhível), a Flexsul (Gestão Comercial - serviços) e a Zullgg (Start-up de tecnologia).

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte: KAKOI Comunicação

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