Tokio Marine é eleita a Empresa do Ano em Desenvolvimento Humano e Organizacional

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Companhia é destaque no prêmio “IDHO” promovido pela Gestão & RH Editora

Como fruto de seu contínuo investimento em Capital Humano e de suas reconhecidas práticas de Gestão de Pessoas, a Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do Brasil, conquistou o título de “Empresa do Ano” pelo prêmio “As Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional – IDHO”, promovido pela revista Gestão & RH Editora.

O índice analisa as principais práticas adotadas pelas empresas em relação à Sustentabilidade, Capital Humano, Governança Corporativa e Transparência e elege como Empresa do Ano a organização que se destaca em todas as dimensões avaliadas no levantamento. O resultado da pesquisa foi compartilhado durante o evento de premiação, realizado no dia 23 de agosto, no Espaço E-ART, em São Paulo.

“Estamos muito honrados e orgulhosos com esse reconhecimento. A premiação é resultado de um trabalho gradual e dedicado da área de Recursos Humanos e dos líderes que atuam continuamente para proporcionar um excelente clima organizacional a toda a equipe. E também dos investimentos contínuos que realizamos em prol do desenvolvimento do nosso time. Divido essa conquista com todos os nossos 1,7 mil Colaboradores”, comemora a Gerente de Recursos Humanos da Tokio Marine, Juliana Zan.

A Seguradora oferece todo o apoio necessário ao desenvolvimento profissional de suas equipes, por meio de iniciativas como o Trilha de Carreira (plano de carreira) e a Tokio Saber Universidade Corporativa (com cursos on-line e presenciais), além de reembolso para cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e cursos in company. Para complementar a capacitação, a Tokio Marine disponibiliza um estruturado programa de desenvolvimento de líderes, incluindo módulo internacional, e o MOVA, treinamento que aborda assuntos comportamentais alinhados ao planejamento estratégico da empresa e outros temas relevantes, sempre de forma lúdica e vivencial.

Com uma política baseada na meritocracia, a Companhia estabelece critérios para a promoção, visando o incentivo e o progresso interno. Os Colaboradores são analisados por Avaliação de Desempenho e Competências (360º), que leva em consideração os objetivos individuais e se vincula ao processo de Gestão de Desempenho e Competências.

Já pensando no bem-estar dos Colaboradores e de seus familiares, a Tokio Marine desenvolve diversas ações voltadas para o equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional de suas equipes, além de oferecer um pacote completo de benefícios. Uma das iniciativas que demonstra o compromisso da Seguradora com a qualidade de vida de seu time é Programa BemEstar, criado há mais de 5 anos com o intuito de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos Colaboradores, além de divulgar detalhadamente o amplo pacote de benefícios que a Companhia oferece e seus diferenciais. Uma parte deste programa está voltada à qualidade de vida e é dividida em cinco módulos: Família, Finanças, Saúde, Cultura e Solidariedade – todos com ações ao longo do ano para essa finalidade. O programa serve de referência para outras organizações do mercado.

“Nosso pacote de benefícios é um dos melhores tanto do mercado de seguros quanto das empresas em geral”, afirma a gerente de RH. Entre as vantagens oferecidas pela Seguradora estão: Participação nos Lucros e Resultados, programa BemViver (serviço de assessoria particular), incentivo à prática esportiva – GymPass, programa de gestante, auxílio-creche ou babá, auxílio-medicamento, plano de saúde com coberturas diferenciadas, previdência privada, day-off no aniversário e bodas por tempo de casa, plano de carreira, horário flexível, massagem e ginástica laboral. Juliana Zan ainda destaca que envolver o Colaborador nas atividades, decisões e processos é essencial para a Seguradora, que possui como valores o trabalho em equipe e a confiança dos gestores no potencial de suas pessoas.

Segundo a gerente, a Tokio Marine também tem uma importante atuação em sustentabilidade e responsabilidade social. A Companhia apoia diversas iniciativas como a do Teleton, que arrecada fundos para Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Desde 2012, além de doar, a Empresa engaja seus Colaboradores para que todos participem da ação. Nos últimos dois anos, profissionais trabalharam voluntariamente no Contact Center da Seguradora atendendo ligações de telespectadores do programa.

A empresa também desenvolve outras ações de cunho social em prol da AACD, como doação de brinquedos e de material escolar e realização de festa de Dia das Crianças na sede da instituição em São Paulo. Por exemplo, para conscientizar e engajar a população, a Companhia apoiou, no ano passado, a causa “Acessibilidade – Eu respeito” da AACD. Colaboradores voluntários fizeram uma blitz no Shopping Pátio Paulista para divulgar a campanha e, durante a ação, os profissionais abordaram pedestres e motoristas e os orientaram sobre a importância de respeitar as vagas reservadas às pessoas com deficiência. Outra iniciativa de destaque é a campanha “Dirija Tranquilo”, criada pela Tokio Marine com o objetivo de incentivar a educação no trânsito.

“O departamento de Recursos Humanos da Tokio Marine tem a missão de implementar ações relacionadas à Gestão de Pessoas na Matriz, em São Paulo, e nas 72 unidades de negócios espalhadas pelo País. Continuaremos trabalhando para manter um ambiente de trabalho harmonioso e o time motivado”, diz Juliana.