Avaliação do Conselho de Administração de uma empresa familiar

Todo gestor sabe - ou deveria saber - que o Conselho de Administração é fundamental para uma gestão eficiente da empresa por motivos como:

- Contribuição do órgão na complementaridade da gestão da empresa e

- Direcionamento estratégico de médio e longo prazos.

Assim, avaliar o seu desempenho é papel chave para que essas contribuições do Conselho de Administração sigam eficientes no cotidiano da empresa familiar. A avaliação, que até então não estava tão presente nas práticas das companhias, já começa a ser mais frequente na avaliação de  Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares:

"Esta é uma prática relativamente nova nas empresas brasileiras. Tão importante quanto avaliar o desempenho da diretoria executiva é a avaliação de desempenho do conselho de administração. Nesta avaliação os acionistas conseguem perfeitamente identificar as reais contribuições do conselho para a melhoria da gestão e valorização da empresa além do seu papel na vigilância dos riscos corporativos os quais a empresa está sujeita."

Realidade X Expectativa
A análise entre o que era esperado e o que está acontecendo de verdade passa por várias etapas. Valério explica que inicialmente é feita a avaliação dos principais objetivos empresariais desejados pelos acionistas e também das expectativas de capital. Com base nestas informações o processo de avaliação é iniciado possibilitando a compreensão do que era esperado e a real performance.

A falta de conhecimento de que existe a necessidade de se avaliar este Conselho pode ser prejudicial para a empresa familiar. Eduardo entende que não realizar tal avaliação poderá gerar a falsa percepção de que o conselho está atendendo às expectativas dos acionistas e da gestão sem realmente haver indicadores que a comprovem.

"Existem várias metodologias e ferramentas para essa avaliação que compreendem deste um amplo questionário até um software específico para avaliação e comparação da performance. Hoje é possível conseguir estas informações e, a partir delas tomar decisões mais precisas com base em dados palpáveis" finaliza Eduardo.

Foto: Jarmoluk

Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.


JValério – Gestão da Empresa Familiar
Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.
http://www.jvalerio.com.br/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Talvez você se interesse por estes artigos

A palavra grega Paideia, sem tradução literal em português, pode ser entendida por cultura ou formação, com conotação original de estruturação da personalidade, arte da...
Fechar Menu
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com