Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Quedas do Iguaçu é destaque no Paraná

da esquerda para a direita: Julio Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR; Dihego Costa, agente de atendimento PA; Edson Braga, consultor do Sebrae/PR; Thaís Costa, executiva Aciqi; Alan Debus, consultor do Sebrae/PR. (Foto: Luiz Costa)

Ponto de Atendimento do município foi coroado o melhor em resultados de 2016; este foi o segundo ano consecutivo em que cidades do Território Cantuquiriguaçu são evidência em desempenho

Em 2016, quase 40 cidades paranaenses contavam com Pontos de Atendimento (PA) ao Empreendedor, um espaço de apoio ao empreendedorismo idealizado pelo Sebrae/PR com apoio de entidades locais, como Associações Empresariais, Prefeituras Municipais, Cooperativas de Crédito, entre outras. Esses locais representam extensões do Sebrae/PR nos municípios, contendo todo o leque de soluções da entidade. Com metas de atendimento e planejamento definidos anualmente, os PAs apresentaram casos de sucesso e resultados em encontro realizado no início deste mês em Curitiba.

O destaque geral, neste ano, foi para o desempenho do Ponto de Atendimento de Quedas do Iguaçu, que funciona dentro da Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu (Aciqi). O município pertence ao Território Cantuquiriguaçu, formado por cidades consideradas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já no primeiro ano de funcionamento, o PA de Quedas superou as metas de atendimento e capacitações, chegando a obter índices de mais de 200% em alguns quesitos.

“Não imaginava que receberíamos esse reconhecimento tão cedo, tendo em vista a experiência dos outros Pontos de Atendimento, até mesmo aqueles em que eu me espelhava ou me inspiravam no trabalho. Foi uma surpresa muito boa, que chegou no melhor momento, para que a cidade tenha orgulho da nossa gente empreendedora”, assinala o agente de atendimento do PA em Quedas do Iguaçu, Dihego Costa, que também foi reconhecido como agente destaque  Estadual pelos resultados.

De acordo com Dihego Costa, muitos empresários da cidade foram embora nos últimos anos por conta de situações adversas no município e o prêmio serve de estímulo para reativar o sentimento de pertencimento. “Muitas vezes a cidade é lembrada por momentos ruins, por situações de conflito. Um reconhecimento ao nosso desempenho em prol da melhoria das micro e pequenas empresas serve de entusiasmo, gera credibilidade aos nossos negócios, traz prestígio”, relata o agente.

Para Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste, o Ponto de Atendimento é, em muitas cidades, um ambiente físico de apoio aos pequenos negócios. “Os municípios percebem o PA como algo de extrema importância. O desempenho alcançado pelo de Quedas do Iguaçu se deve a valorização e empenho da governança em levar as soluções do Sebrae/PR aos empresários. Quando as instituições parcerias do PA e o agente de atendimento entendem o espaço como uma oportunidade de desenvolvimento local e regional, o resultado agrega em melhoria de todo o ambiente empresarial”, reflete.

Esta não foi a primeira vez em que um Ponto de Atendimento do Cantuquiriguaçu é destaque durante um Encontro Estadual dos Pontos de Atendimentos do Sebrae/PR. “O agente de desenvolvimento que alcançou os melhores resultados em 2015 pela Regional Oeste, por exemplo, é do Ponto de Atendimento de Laranjeiras do Sul. O reconhecimento é sempre fruto de muito trabalho e comprometimento. Em 2016, o agente Dihego, de Quedas do Iguaçu, ganhou como  Destaque Regional e Estadual, mostrou o excelente trabalho que foi desempenhado neste PA mesmo em um curto espaço de tempo”, lembra Edson Braga da Silva, consultor do Sebrae/PR.

Competência

O reconhecimento de melhor desempenho dentre todos os 39 Pontos de Atendimento instalados no Paraná foi consequência do cumprimento e superação de metas pré-estabelecidas. “O PA de Quedas não só atingiu os resultados esperados, como chegou a até duplicar muitas das previsões. Das 300 empresas que se esperava atender em 2016, o número foi superior a 700, realizando 234% dessa missão. Já em relação a quantidade de oficinas, atingiram um índice ainda maior, 240% em relação ao estabelecido como meta”, destaca o consultor do Sebrae/PR.

Lucas Dutkievicz, empresário de Quedas do Iguaçu, está entre os CNPJs atendidos por meio do PA. “Já conhecia a atuação do Sebrae/PR, mas sempre que precisávamos, tínhamos que nos deslocar até Cascavel em busca de auxílio. Quando recebemos o Ponto de Atendimento não sabia da dimensão, que nós teríamos acesso a tudo que o Sebrae/PR oferece aqui mesmo na cidade. Outra vantagem, é que tudo fica mais descomplicado com a ajuda do Dihego pela proximidade, pessoalidade, agilidade e conhecimento da cidade que ele tem”, argumenta.

O empresário complementa que, recentemente, promoveu mudanças grandes na empresa e conseguiu o atendimento personalizado que precisava dentro do Ponto de Atendimento. “Somente na área de recursos humanos, precisávamos muito de auxílio, pois temos uma equipe de 60 pessoas entre os dois supermercados. Com a ajuda do Sebrae/PR, por intermédio do Dihego no PA, modificamos todo a carga horária de trabalho da equipe e temos mais segurança jurídica, com respaldo legal fazendo a coisa certa. Valorizamos os funcionários, trabalhamos mais seguros e podemos exigir mais”, indica Lucas Dutkievicz.

Portas abertas

Na avaliação da executiva da Aciqi, Thaís Costa, com o reconhecimento do PA em âmbito estadual, a associação também se fortalece. “Foi a partir da implantação do PA que conseguimos setorizar melhor os atendimentos aos empresários, tanto os associados quanto aqueles que ainda não estavam na Aciqi. Esse fato também nos possibilitou chegar até novas empresas com soluções diferenciadas, aumentando nosso número de associados. O PA mudou o papel da associação perante a percepção do empresariado. Todos ganharam muito com os resultados e reconhecimento”, ressalta.

O gerente da agência Quedas do Iguaçu do Sicredi, Paulo Cesar Barcarolo, uma das instituições parceiras do PA, salienta que é visível o desenvolvimento das empresas atendidas pelo espaço. “Vemos um preparo maior no empresário que utilizou das palestras, oficinas, consultorias pelo Ponto de Atendimento. O que, para nós, enquanto instituição financeira, é algo extremamente positivo, pois nos traz mais confiança em saber que as empresas estão usufruindo ao máximo e com mais embasamento dos seus recursos”, reforça.

Sucesso

“O ano de 2017 vem nos trazendo novos desafios e, acima de tudo, muito mais aprendizado. Cada desafio ou meta proposta é uma experiência nova. Em cada visita, atendimento ou solução comercializada, aprendemos um pouquinho mais. Estamos muito felizes com o reconhecimento e com muito mais pique para estes próximos dias de 2017”, projeta Dihego Costa, que chegou perto de duplicar a meta de receita anual do PA.

“Esse é um reconhecimento a todos os envolvidos no PA de Quedas do Iguaçu pelo trabalho de muita dedicação e comprometimento, buscando sempre atender as necessidades dos empresários e dos colaboradores de Quedas do Iguaçu e microrregião. Além do Dihego, que o prêmio se estenda a Aciqi, que acreditou na ideia e apoiou a criação do PA no município, e aos demais parceiros do espaço: Sicoob, Sicredi, Engie Energia, Araupel e Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu, por valorizar e reconhecer a importância do Ponto de Atendimento no fortalecimento empresarial de Quedas do Iguaçu”, declara Edson Braga.

O trabalho neste ano, enfatiza Dihego Costa, vai ser um pouco mais fácil pela credibilidade que o reconhecimento trouxe ao Ponto de Atendimento. “Comecei indo de porta em porta, apresentando o PA e todas as soluções que tínhamos disponíveis. Nos colocando à disposição. Hoje, os empresários e empreendedores já têm a visão de que podem encontrar aqui o apoio para o desenvolvimento que precisam em seus negócios. Em poucos dias, já recebi muitos empresários que vieram ao espaço por conta da projeção do reconhecimento estadual que tivemos”, comemora.

Dihego Costa recebendo o reconhecimento de agente destaque e a consultora do Sebrae/PR em Curitiba, Marilea Rodrigues de Britto. (Foto: Luiz Costa)

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