Canal do Panamá adota sistema ultramoderno de agendamento de navios e de gerenciamento de recursos marítimos da Quintiq

A Quintiq, uma das marcas da Dassault Systèmes, e líder global de planejamento e otimização da cadeia de suprimentos (SCP&O), anuncia que seu software foi selecionado pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP) para planejar, agendar e otimizar todas as operações de trânsito de embarcações através do Canal, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a segurança, a eficiência e a precisão como um todo.

“Por mais de um século, o Canal do Panamá tem se orgulhado de seu legado de inovação. Este sistema auxiliará essa herança a ir adiante, nos permitindo aproveitar todo o potencial da tecnologia para oferecer melhores soluções aos nossos clientes enquanto aumentamos gradativamente o gerenciamento do trânsito e nos adaptamos às mudanças do comércio global”, afirma Jorge L. Quijano, Administrador do Canal do Panamá.

A solução da Quintiq irá transformar a forma como o Canal do Panamá planeja e agenda as operações de trânsito. Pela primeira vez, o Canal será capaz de executar um plano operacional completamente integrado para todos os seus recursos críticos, incluindo rebocadores, pilotos e operadores de linha. O maior conhecimento das situações e dos dados geram melhores decisões que, por sua vez, ajudam a diminuir os riscos operacionais. Além disso, a Quintiq ajudará a reduzir custos por meio da otimização da forma pela qual o Canal planeja e programa seus recursos.

Os clientes do Canal também serão beneficiados. A solução da Quintiq impactará os carregadores que quiserem transitar na via fluvial, diminuindo o tempo de espera dos navios, aumentando o número potencial de slots para navios a cada dia e melhorando a precisão da rota em geral.

A decisão de adotar o sistema da Quintiq foi simples. Após a abertura bem sucedida da expansão no ano passado, o Canal experimentou um aumento da carga e do trânsito de maiores navios Neopanamax e, de fato, já bateu vários recordes de tonelagem até o momento. Em determinados momentos, o afluxo na atividade precisou de recursos adicionais para garantir que o alto desempenho e os padrões de segurança fossem mantidos. Entretanto, uma vez implantada, a nova solução permitirá que o Canal gerencie essas demandas e capacidades maiores com a máxima eficiência possível.

”Utilizando uma linguagem avançada de modelagem, seremos capazes de alavancar a matemática e os algoritmos de otimização de trajeto, restrições e programações gráficas para aperfeiçoar o agendamento e a utilização de recursos”, explica Arnoldo Cano, Gerente de Programa do Canal do Panamá para os Processos de Renovação e Sistemas Centrais do ACP. “De forma simples, a tecnologia é a melhor que existe e estamos animados em trabalhar com nossos parceiros da Quintiq para oferecê-la ao Canal e a seus clientes.”

Para Camilo Gaviria, Diretor da Quintiq para a América Latina: “O quebra-cabeça do planejamento do Canal do Panamá nos oferece a oportunidade de provar como a tecnologia de otimização da Quintiq, em tempo recorde, pode ajudar a incrementar o valor dos negócios. A alta eficiência é essencial para a operação do Canal e um planejamento de processo mais simplificado irá, por fim, oferecer a seus clientes uma significativa melhora de seu nível de serviço.”

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo ACP como seu sistema de planejamento. Estamos confiantes que a solução da Quintiq ajudará o Canal do Panamá a alcançar maior lucratividade e permitir que ainda mais navios possam transitar por lá nos próximos anos”, afirma Rob van Egmond, CEO da Quintiq.

A Quintiq estará totalmente integrada com as operações do Canal ao longo dos próximos dois anos. O módulo responsável pelo gerenciamento do agendamento das embarcações na via está planejado para funcionar no final do ano fiscal, em setembro de 2017.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DEIXE SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui