Lojistas planejam um centro mais atrativo em Cascavel

Além de fomento às vendas, como ação especial de Natal, estão na pauta do grupo capacitação de equipes, projetos sociais e ambientais

Por meio do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel, empresários do varejo discutem ideias para transformar o comércio local do perímetro, em um shopping a céu aberto. A reunião para apresentação de propostas e definição de ações pontuais e estratégicas aconteceu na última sexta-feira (22) e definiu uma agenda para ajudar a movimentar o fluxo de pessoas no centro até o final deste ano.

A consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, explica que, desde o lançamento do projeto, no final de julho, o grupo participa de capacitações e recebe o apoio da Governança do Projeto, formada por instituições de desenvolvimento do setor. “Em outra reunião, avalizamos as oportunidades para o centro e identificamos ações que o deixariam mais agradável e convidativo à família. Neste encontro do dia 22, foi o momento de exposição das propostas e start nas ações”, comenta.

No momento, o grupo é formado por 32 empresas do comércio da área central de Cascavel. Dividas em grupos temáticos trouxeram ideias para capacitação de equipes, fomento às vendas como ação especial de Natal, atividades sociais e, até, promoção de consciência ambiental. “O intuito do grupo é servir de referência e exemplo, cuidando bem do espaço para que outros empresários e comunidade também cuidem da cidade”, enfatiza Danieli.

Algumas das ações apresentadas durante a reunião serão colocadas em prática ainda neste mês. O grupo responsável por formular propostas de sustentabilidade, por exemplo, trouxe ideias a serem executadas de imediato não só pelos integrantes do Projeto, mas demais lojistas do entorno. “Algumas das ideias já são realizados de alguma forma, mas nosso objetivo é melhorar e influenciar outras empresas, sendo exemplo aos demais”, destaca a empresária Rosangela Maria Martins Volpato.

Meio-ambiente e sustentabilidade

Antes de mostrar a ideia ao grupo, a empresária Marina Cristofoli Brandalize visitou a Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de material Reciclável (Cootacar) em Cascavel e a Coleta Legal, projeto da Prefeitura Municipal. “A intenção é conhecer como funciona a coleta do lixo reciclável no centro, pois vimos a necessidade de implantar em nossas empresas. Além disso, queremos auxiliar todas as cooperativas de coleta, conforme o número de empresários que adotarem o projeto”, indica.

Ainda na linha ambiental, planejam ação coletiva para limpeza das ruas no entorno das lojas. “Nosso objetivo é promover um dia de limpeza na avenida Brasil, na área central próxima ao Calçadão. A ideia é reunir empresários e colaboradores no dia 28 de outubro, identificados com um avental da ação, e recolher o lixo que se acumula nas ruas e calçadas. Uma ação de limpeza e conscientização”, reforça Rosangela Volpato.

Outra ação prevista é a proposta de “adoção” dos 70 Ipês brancos que foram plantados ao longo da Avenida Brasil. “Algumas empresas já estão responsáveis pelos cuidados com os Ipês em frente ou próximos aos seus estabelecimentos comerciais. É um olhar além da nossa loja”, assinala Rosangela Volpato. Esta proposta conta com apoio do jornalista Jairo Eduardo, do Pitoco. “Já tínhamos 13 adotados. Depois da reunião, empresas do grupo comprometeram-se com mais seis. É uma ação de zeladoria e reeducação de adultos”, frisa o jornalista.

Fomento às vendas

Com o intuito de atrair os consumidores, o grupo também tem estratégias já para o início do próximo mês. “Comerciantes da Padre Champagnat, por exemplo, estão unidos em ações como no lançamento da coleção de primavera. No dia sete de outubro, além de recepção especial aos clientes nas 19 lojas participantes, faremos ações externas promovendo o ‘dia da beleza’, por meio de parceria com lojas de cosméticos como a Adcos, que também faz parte do grupo empresarial do projeto”, destaca Marina Brandalize.

No dia 14, no mesmo local, complementa a empresária, haverá atividades de recreação e oferta de serviços à comunidade em parceria com o Sesc e Senac, da Fecomércio PR. “As parcerias são muito importantes para que o Projeto de Revitalização atinja seus objetivos. Cada instituição cumprindo com seu papel, aliado a vontade dos empresários em melhorar as empresas, dentro e fora, com certeza os resultados nas vendas aparecerão”, afirma o assessor do Sindilojas, Bruno Reuter.

Especial

O Natal no quadrante da avenida Brasil entre as ruas Paraná e Rio Grande do Sul, Sete de Setembro e Barão do Cerro Azul/Antônio Alves Massaneiro também será diferenciado. “Mostramos ao grupo a proposta do ‘Natal Revitalizado 2017’ no qual queremos promover ações dentro e fora das lojas participantes ou não do Projeto. Para isso, vamos mobilizar nossos vizinhos de loja, criar parcerias e definir calendário de atividades e atrações ao público”, indica a empresária Liria Aparecida Monteiro.

“Por enquanto, está definida a decoração do quadrante, em parceria com o projeto de decoração de Natal da Prefeitura Municipal. Nosso objetivo é alastrar os atrativos em todo o quadrante do Projeto de Revitalização e não apenas em frente à Igreja Matriz, como acontece todos os anos. Já temos em vista algumas atrações e, por isso, queremos envolver o máximo de lojas possível, para que possamos atrair ainda mais os consumidores”, ressalta o empresário Ricardo Reolon. O Sesc e o Senac também participarão nas ações culturais no Natal.

O Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel é uma iniciativa da Fecomércio PR, Sebrae/PR e Prefeitura de Cascavel que atuam em parceria com os empresários e uma governança local, formada por representantes das três entidades mais associações empresariais, sindicatos patronais do comércio, câmaras setoriais, instituições financeiras, universidades e centros de pesquisa.

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