Início Colunas e Artigos Artigos A preservação ferroviária entrará nos trilhos novamente

A preservação ferroviária entrará nos trilhos novamente

A preservação da memória ferroviária no Brasil , assunto de grande destaque no ano passado , pela forte atuação do ferroviarista paranaense Márcio Assad (atualmente Diretor de turismo da Lapa) é algo que tem chamado muito a atenção, dentro e fora do país, pois Assad, recentemente esteve a convite no Chile, onde reunido presencialmente e por teleconferência, conseguiu aprovar suas proposições em relação a criação de uma instituição que congregue os países latino-americanos e que 2018, seja consagrado e trabalhado nas nações da região,  como o ano da preservação da memória ferroviária latino-americana. A campanha recém lançada, já conta com a adesão dos países vizinhos e apoio de instituições nacionais em todos os níveis e além fronteiras, como o  Ferrocarriles Nacionales de México, Ferrocarril Provincial de Buenos Aires ( Argentina) , Museo Ferroviário de Chascomós ( Argentina).  A atuação do Museo Ferroviario de Santiago ( Chile) , através de seu coordenador Marco Aurélio Sandoval Ormazábal e da Biblioteca y Arquivo da instituição sob o comando de Alex Aguilera Quintana é fundamental, no processo de consolidação da instituição, pois junto com Assad, trabalham a temática desde o ano de 2009, quando o feroviarista brasileiro apresentou suas propostas em Quito, no Equador. Os chilenos também, foram os organizadores do Primeiro Encontro Latino Americano de Preservação Ferroviária., evento que se pretende a segunda edição para 2019, no Brasil.
Também está chamando a atenção o acolhimento caloroso, que as propostas  vem recebendo na América do Norte, pela divulgação que empresas e imprensa especializada, estão dispensando ao assunto e abrindo espaços de mídia. ” Estamos extremamente felizes, com a repercussão deste trabalho, que só agora, vem ao grande público,mas que nos bastidores, já vinha sendo articulado desde 2009″, revela Assad, que se diz emocionado especialmente pela acolhimento por parte da Tralee & Dingle Railway Preservation Society da Irlanda. “Esta renomada instituição é ligada a uma ferrovia, que começou a ser operada em 1891”, nos conta Márcio, que este o os outros apoios demonstram a força do assunto em todo o mundo.  Outro registro a se fazer é do engajamento real das entidades tomando para as responsabilidades como protagonistas dos acontecimentos, Museo Apref Pergamino ( Argentina) : “CONVOCAN A APREF A PARTICIPAR EN UNA CAMPAÑA FERROVIARIA INTERNACIONAL – El 2018 se viene con una excelente noticia bajo el brazo: ha sido considerado el “Año Latinoamericano de la Memoria Ferroviaria”. Esta campaña iniciada en Brasil, y que apunta a crear una institución que congregue a las entidades ferroviarias de la región, no solo ha recibido la adhesión de países como Argentina, Chile y Uruguay, sino también de América del Norte y Estados de otros continentes. Agradecemos públicamente a uno de los organizadores, el Director de Turismo de Lapa Márcio Assad, por invitarnos a unirnos a esta interesante iniciativa”.

“Assim como a passagem da Maria Fumaça natalina ( RUMO-ABPF) , despertou o interesse de milhares de pessoas, todos os dias por onde passou e troxe um público de dimensões nunca antes visto em Piraquara e na Lapa, por exemplo, no mundo, são milhões de aficionados e grande parte reunidos em associações, que tratam do tema, o que nos leva a crer, que em 2020, seremos levados a promover um encontro mundial”, comemora Márcio Assad, que nos mostrou a repercussão das propostas nas redes sociais, com pedidos de todo o mundo que estão chegando. Só para dar um exemplo: “Jørgen Tefke Kai adicionou você ao grupo N Scale Model Trains Scandinavia”; com a seguinte mensagem, anexa: ” Love the wagons and trains! And a very Happy New Year to you.  A Escandinávia é uma região que compreende: Dinamarca, Suécia e Noruega. Em março de 7 a 11, Assad estará a convite no Uruguay, onde novas rodadas  de projetos locais e regionais, serão apresentados, para que sejam selecionados e entre estes os que receberão apoio preferencial, conforme suas potencialidades e viabilidades.

 

Sair da versão mobile