De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 2,0% em fevereiro/18, já descontadas as influências sazonais. Em comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro/17), o crescimento foi de 7,0%. No acumulado do primeiro bimestre, a atividade varejista cresceu 6,5% frente ao mesmo período do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o avanço da massa real de rendimentos e o impulso proporcionado pela expansão do crédito, face à sequência de redução das taxas de juros e da melhora dos níveis de confiança do consumidor, estão impactando favoravelmente a atividade varejista neste início de ano.
O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em fevereiro/18: 5,4% em relação a janeiro/18. Foi seguido de perto pelo segmento de material de construção, o qual se expandiu de 4,3% no segundo mês do ano. O segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios cresceu 2,8% e o ramo de veículos, motos e peças avançou 2,0%. O setor de combustíveis e lubrificantes cresceu 1,4%. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou retração em fevereiro/18: queda de 0,8% em relação a janeiro/18.
O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu no acumulado do primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano passado: 10,0%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta interanual de 3,7%, seguido pelo ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas: crescimento de 2,4%. Pelo lado negativo, houve recuos de 7,7% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 6,0% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 7,1% em materiais de construção, sempre quando comparados com o primeiro bimestre do ano passado.
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Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
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