Colégio do Bosque Mananciais recebe visita técnica internacional

Começou na manhã desta quinta-feira (12) e irá até o próximo sábado (14) a visita técnica de educadores espanhóis ao Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba. Até amanhã, eles participam de toda a rotina escolar desde o Infantil I até o Terceirão, avaliando as estratégias utilizadas pela instituição. No sábado, o colégio sediará o curso de formação que os educadores darão para todas as instituições da região sul que trabalham com a educação personalizada. A comitiva que estará no colégio é formada pelos profissionais de Fomento Centros de Enseñanza, instituição de ensino com sede na Espanha, mais de 50 anos de tradição e colégios espalhados pelos cinco continentes. O foco é a educação personalizada, a excelência educativa e a participação dos pais na educação dos filhos.

Estão no Brasil o diretor do Colégio Las Tablas Valverde, de Madri, Fernando Sanjosé, e a pedagoga Yolanda Castañeda, Assessora Internacional de Fomento. Em Curitiba, eles são acompanhados pela Diretora Pedagógica de Solar Colégios, representante de Fomento no Brasil e rede à qual pertence o Colégio do Bosque Mananciais, Vera Maria Anderson. “Serão momentos importantes de troca de ideias sobre a educação personalizada aplicada na Europa e nos colégios brasileiros”, explica Leandro Pogere, diretor geral do Colégio do Bosque Mananciais. É a segunda vez que a equipe de Fomento visita o colégio e que a instituição sedia um encontro sobre o assunto de toda a região sul. A primeira foi em 2015.

Após a visita a Curitiba, a equipe espanhola irá para o Rio de Janeiro, onde ministrará o curso de formação para os colégios dos outros estados que utilizam a Educação Personalizada.

Roteiro – Nos dias 12 e 13, os educadores ficarão no Colégio do Bosque Mananciais das 8h às 17h e participarão de várias atividades tanto na Unidade Bosque (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) quanto na Unidade Mananciais (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II). Acompanharão aulas de diversas turmas, hora do lanche, hora do recreio, aplicação das estratégias do método de ensino. No sábado, a partir das 8h30, ministrarão três formações para professores, coordenadores e diretores de toda a região sul. Uma delas é direcionada a professores do Fundamental II e Ensino Médio, outra pra professores do Fundamental I e da Educação Infantil e a terceira para diretores e gestores. Entre os assuntos, a evolução das estratégias de ensino adotadas, competências e habilidades do professor, fatores chaves para uma educação eficaz, sempre com foco na Educação Personalizada, que prevê a formação do ser humano em todas as dimensões – física, intelectual, sócio afetiva, ética e transcendente.

Colégios – Hoje, mais de 500 colégios em 38 países e 10 em seis estados brasileiros utilizam a proposta educativa de Fomento Centros de Enseñanza, instituição de pesquisa educacional localizada em Madrid, que administra Centros Educativos de excelência em diversos países do mundo. A proposta educativa baseia-se na Educação Personalizada, idealizada pelo pedagogo Victor Garcia Hoz, cuja concepção visa valorizar e educar as diferentes personalidades de cada aluno, a fim de desenvolver ao máximo suas capacidades. No Paraná, além do Colégio do Bosque Manaciais, em seu 9º  ano de funcionamento, o Colégio Navegantes, de Londrina, utiliza o mesmo projeto educativo.

 

Pauta:

 

Educadores espanhóis visitam Colégio do Bosque Mananciais e dão formação para colégios de toda a região sul sobre Educação Personalizada

Data: de 12 a 14 de abril de 2018

Local: Colégio do Bosque Mananciais

Rua José Kormann, 940, São Lourenço, Curitiba PR

  • Em anexo, fotos de atividades dos educadores Fernando Sanjosé e Yolanda Castañeda em visita às Unidades Mananciais e Bosque na manhã desta quinta-feira.

 

Mais informações/agendamento de entrevistas:

Adriana Taques Mussi Endres – Jornalista

Assessoria de Imprensa – Colégio do Bosque Mananciais

 41 9 9953 1247 / 3352-4678/ 9 9267-0980

 

Sites para consulta: www.bosquemananciais.org.br, www.solarcolegios.org, www.fomento.edu