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Branded content – saiba tudo sobre a ferramenta do momento

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Marketing de conteúdo é muito mais do que contar histórias. É uma ferramenta de relacionamento contínuo que permite que os consumidores se eduquem e tomem decisões seguras em relação à sua marca. É um jeito autêntico de as empresas agregarem valor à vida de seus consumidores, inspirando felicidade e confiança. É uma poderosa maneira de criar engajamento, proporcionar entretenimento e inspirar afinidade.

Você percebe que um conteúdo é de boa qualidade assim que bate o olho nele. Ainda assim, o processo de criá-lo é mais difícil do que parece.

A ascensão do marketing de conteúdo ampliou a demanda por bons escritores. Quando você está criando e distribuindo um conteúdo, você precisa de muitas pessoas talentosas – e rápido.

Esse guia irá ajudá-lo a virar um mestre na arte de:

  • Criar uma estrutura operacional que cresça com a sua empresa.
  • Cultivar um time de ótimos profissionais que são especialistas em suas áreas.
  • Selecionar o software de conteúdo e as ferramentas adequadas.
  • Medir o ROI do seu branded content.
  • Montar uma equipe de redação que pode lidar com altos volumes de produção de conteúdo com facilidade.

Branded Content + Ecossistema do Marketing

É comum dizer que o conteúdo se tornou o coração e a alma do marketing. Essa ideia se baseia na tendência principal do comportamento dos consumidores atuais: eles são guiados por si mesmos e por suas próprias pesquisas. No momento em que eles alcançam a sua empresa, eles provavelmente já decidiram se irão fazer negócios com a sua marca ou não. Um conteúdo de boa qualidade é a principal chave no processo de tomada de decisão.

O resultado final do marketing de conteúdo é o ROI puro para seu negócio. Quando executado corretamente, o conteúdo se torna um recurso importantíssimo da marca – já que gera uma quantidade estável de leads, vendas e lucros. Se quiser um exemplo prático, veja este case aqui.

Conteúdo de boa qualidade tem vida útil eterna. Ao contrário de canais de publicidade pagos, ou posts de mídias sociais, que perdem sua relevância dentro de alguns segundos, o conteúdo fica na internet para sempre e tem potencial de gerar leads por um longo período.

Se você escreve um artigo ótimo, ele irá agregar valor para sua marca ganhando notoriedade através dos sistemas de pesquisa, como o Google, e chamando atenção pela exposição nas mídias sociais. As audiências, ao descobrirem conteúdo de qualidade, se sentem inclinadas a compartilhar esse material por anos. Um estudo feito pela Apex sobre influenciadores digitais, divulgado em novembro de 2017, continua sendo uma das maiores fontes de tráfego para o site da agência. 

Aqui estão algumas estatísticas que demonstram o que as marcas B2B pensam sobre marketing de conteúdo. Não é surpresa que:

  • Segundo o Content Marketing Institute, os profissionais de conteúdo B2B mais bem sucedidos investem, em média, 42% do seu orçamento total de marketing no marketing de conteúdo.
  • De acordo com a pesquisa The 2015 State Of Marketing, 51% das empresas dizem que gestão do conteúdo é “muito importante” ou “absolutamente crucial” ao criar uma jornada de consumo consistente.
  • Segundo a Hubspot, profissionais de marketing que priorizam os blogs são 13x mais propensos a alcançar um ROI positivo diante de seus esforços.

Criando conteúdo que gera identificação: qualidade é essencial

A criação de conteúdo é um ponto crítico para muitas marcas. As empresas, frequentemente, delegam as tarefas de criação de conteúdo para funcionários que não tem habilidade e não são profissionais na escrita. E, assim, as empresas pensam que estão tomando uma decisão inteligente, de melhor custo-benefício. Mas é aí que mora o perigo. Você, por exemplo, não contrataria um advogado para ser seu engenheiro e nem um engenheiro para ser seu contador. Escrever, assim como qualquer outra disciplina, é uma especialidade que requer talento e interesse genuínos. As audiências atuais conseguem perceber facilmente a diferença entre uma escrita ótima, medíocre ou terrível.

Conteúdo de qualidade ajuda a sua marca a cumprir os seguintes objetivos:

  1. Contar uma história única e interessante.
  2. Demonstrar expertise no assunto em questão.
  3. Entreter e educar suas audiências em escala.  

Contratar estagiários não irá bastar. Em alguns anos, eles poderão se tornar escritores ótimos, mas quando os estagiários estão começando, eles não possuem a expertise que sua marca almeja nessa área. Pagar um valor baixo para um criador de conteúdo também não será suficiente. Forçar pessoas de outras áreas a substituírem suas tarefas pelo blog também não irá ajudar, apenas atrapalhar o desempenho deles.

Quando se fala em criação de conteúdo, a qualidade é essencial. As audiências online são bombardeadas com informação – e a competição pela atenção do consumidor é intensa. Estudos sobre o uso da web mostram que os humanos têm uma faixa de atenção de aproximadamente 8 segundos. Para se destacar, inspirar sua audiência e agregar valor à sua marca – seu conteúdo precisa estar sensacional. “Bom o suficiente” não será suficiente.  

Ao criar um conteúdo “apagado” – apenas para postar um alto volume – as marcas, na verdade, só gastam dinheiro. No entanto, criar conteúdo ótimo pode significar que sua empresa está criando uma base forte para leads de alto valor.

Onde o branded content se encaixa

Você tem diversas opções ao criar branded content.

As estratégias de conteúdo de alta performance requerem um mix de conteúdo original, social e licenciado. O branded content levará seu marketing para outro nível. Ao criar um conteúdo exclusivo, que não existe em mais nenhum lugar da web, você irá distinguir sua marca como uma direcionadora de pensamento, gerando credibilidade instantânea e atraindo novas audiências – principalmente se estiver trabalhando com escritores que são especialistas em seu nicho.

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