Como a gestão de trade marketing pode alavancar a performance no varejo

Estratégias de marketing são sempre bem vindas, mas, em termos de varejo, não se pode subestimar o poder do merchandising dos produtos nos pontos de venda. Pelo contrário.

Pesquisa recente divulgada pela Popai Brasil aponta que mais de 70% das decisões de compras acontecem no PDV. Ou seja, as informações contidas ali e as ações de trade marketing realizadas costumam ser essenciais para o sucesso do varejo.

Isso significa que, de nada adianta investir em publicidade, marketing digital e em outras ações se não houver um bom trabalho de trade. Um PDV chamativo e organizado — que se destaque entre os demais —, demonstrações, atendentes bem preparados, produtos que chamem a atenção dos consumidores… tudo isso faz com que as chances de vendas sejam muito maiores.

A importância da tecnologia na gestão de trade marketing

Diversos fatores estão envolvidos no sucesso de qualquer operação de trade marketing para o varejo. E para garantir que tudo funcionará conforme o planejado, além de otimizar todo o trabalho, o uso da tecnologia é imprescindível para a gestão de trade marketing.

Ferramentas de gestão, apps de trade marketing (que oferecem várias funcionalidades e facilitam o contato entre gestor e colaboradores, o controle de estoque e o armazenamento de dados), até artefatos que podem fazer com que a marca se destaque no PDV: a tecnologia pode e deve estar presente em tudo.

4 estratégias de trade marketing para aumentar as vendas

1. Melhorar a sinalização dos produtos
Na hora das compras, o cliente se depara com diversos produtos semelhantes e precisa escolher um para levar para casa. Muitas vezes, a escolha se dá pelo preço. Outras, por já conhecer a marca. Mas como se destacar no varejo sem precisar cobrar menos ou investir alto em publicidade?

É importante pensar na sinalização dos produtos, criando algo que os diferencie dos concorrentes. Seja uma embalagem diferente, uma forma inovadora de expor os produtos nos pontos de venda, placas chamativas ou qualquer outra estratégia que faça os clientes prestarem mais atenção aos seus produtos do que nos outros da categoria.

2. Repensar o mix de produtos
Antes de pensar nos produtos que serão comercializados, é preciso entender quais são os desejos e as necessidades dos clientes. Muitas vezes, as vendas não são concretizadas por falta de produtos que se destaquem ou simplesmente porque a marca não oferece o que o público está procurando. É preciso estar sempre de olho nas novidades do mercado e manter a inovação.

3. Realizar ações de degustação ou demonstração com promotores
Uma das estratégias mais populares e eficazes do trade marketing é a demonstração de produtos com promotores nos pontos de vendas.

Dessa forma, além do produto chamar muito mais atenção, os clientes terão a possibilidade de experimentar, e os promotores ainda podem explicar do que se trata, falar sobre as principais características do produto e responder a possíveis questionamentos.

4. Criar estratégias de cross merchandising
Outra estratégia muito eficiente para aumentar as vendas é o cross merchandising. Seu objetivo é fazer com que o cliente perceba que “precisa” de determinado produto quando vai comprar outro que esteja relacionado.

Por exemplo, quando alguém vai até o mercado comprar carvão para um churrasco e encontra por perto outros itens como pão de alho, farofa e até latinhas de cerveja, é bem provável que ela se “lembre” de que precisa destes produtos e coloque todos eles no carrinho de compras. Isso vale para qualquer categoria e é uma ótima maneira de aumentar as vendas.

(MPA)