Gartner alerta líderes para os maiores desafios de Data e Analytics da atualidade

Líderes devem aprender como alcançar qualidade em Data e Analytics para atingir resultados tangíveis de negócio

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que Data & Analytics (D&A) é uma inovação em constante mudança em todos os setores das empresas. Os analistas do Gartner alertam os líderes de D&A sobre desafios dos próximos anos e indicam que diversas pesquisas sobre o tema serão divulgadas na Conferência Data & Analytics 2018, que acontece nos dias 22 e 23 de maio em São Paulo.

“As organizações são desafiadas pela maneira de dimensionar o valor de Data & Analytics, que está no centro da transformação digital e já é o núcleo de qualidade das organizações para seus clientes. Para muitas companhias, os dados se tornaram essenciais para os próprios produtos. As companhias terão que liderar a transformação digital em seus setores ou acabarão tendo que implementar os avanços de outras empresas, isso se elas ainda estiverem no mercado”, afirma Rita L. Sallam, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

O Gartner alerta os executivos de TI sobre a importância de projetar as suas organizações estrategicamente em Data & Analytics para possibilitar iniciativas de negócios fundamentais em torno da transformação digital. As empresas devem também considerar novos papéis de liderança como o CDO (Chief Data Officer), responsável por maximizar o valor de seus ativos de dados e alinhar o uso dos mesmos em seus negócios. Para os analistas do Gartner, as habilidades e talentos certos serão a vantagem competitiva.

O Gartner recomenda incluir diversidade como uma fonte para inovação – pluralidades de dados e fontes para novos insights, habilidades e talentos para orientar inovação e aperfeiçoar o processo de tomada de decisão. As empresas precisam estar atentas para transformar a complexidade em vantagem e modernizar a infraestrutura atual enquanto alavanca tecnologias inovadoras e revolucionárias, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Blockchain.

Construir uma cultura de capacitação de dados na empresa como um todo, que possa alcançar o valor e tornar Data & Analytics o centro dos negócios. Isso significa ter certeza de que cada pessoa na empresa seja alfabetizada em dados e valorize decisões baseadas em fatos. Isso significa expandir o alcance de Data & Analytics além das fronteiras de sua empresa para tornar clientes e seu ecossistema mais amplo.

O Gartner destaca que as empresas devem fazer com que o impacto da análise avançada seja difundido, aumentando os recursos de cada pessoa na empresa com insights orientados pela Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, incorporados nos aplicativos em que eles vivem e trabalham.

“A sociedade e os negócios estão cheios de requisitos conflitantes. As palavras chave para os anos futuros são ‘ambiguidade’ e ‘dualidade’. Profissionais de Data & Analytics são treinados a pensar em termos de otimização e clareza. Como resultado, eles precisam se reinventar e dominar novas habilidades”, diz Frank Buytendijk, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

A Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner, Cindi Howson, explica que a maioria dos líderes de Data & Analytics possuem muitas ferramentas e novas tecnologias instaladas, mas eles não estão incrementando as habilidades e os modelos de operação requeridos para atender ao negócio competitivo e que está em constante mudança. Analytics de autosserviço parece empoderamento, mas sem as habilidades certas distribuídas por todo o negócio e fora de TI, o autosserviço pode simplesmente ser esmagador e levar ao caos. Além disso, dados podem produzir novos insights, mas as organizações são apenas boas em minar até mesmo os dados de sistemas de gestão empresarial (ERP transacionais).

Segundo pesquisas recentes do Gartner, o fluxo infinito de novos termos, novas tecnologias e novos fornecedores estão se precipitando sobre clientes. “A dinâmica de negócio ainda está mudando rapidamente. Tudo isso torna muito difícil para os líderes conquistarem confiança suficiente de que suas decisões de hoje farão sentido em dois anos”, afirma Alexander Linden, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

As inscrições para a Conferência Gartner Data & Analytics estão abertas e há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelo telefone (11) 5632-3109 ou pelo site http://www.gartner.com/br/data