Início Negócios Empregos Consultor de careira dá dicas para a hora da demissão

Consultor de careira dá dicas para a hora da demissão

0
Fazer o desligamento de um funcionário nem sempre é uma missão fácil: é imprevisível a reação de quem recebe a notícia.  Segundo o consultor de carreira da ESIC Business & Marketing School, Alexandre Weiler, é preciso, primeiramente, ter certeza da decisão e avaliar os motivos que levaram a ela.
Caso a demissão seja por baixo rendimento ou desempenho insatisfatório, é importante alertar o colaborador antes da demissão. “O feedback é essencial para qualquer funcionário. Oferece chances para que melhore sua atuação e também para que não tenha surpresas ao desligá-lo. Avaliações periódicas são essenciais para motivar e mostrar qual a importância do trabalho de cada um para a empresa”, afirma Weiler.
Os documentos da rescisão devem estar prontos na hora do desligamento, preparados pela contabilidade da empresa. “Além da burocracia, leve anotado as razões do desligamento, como avaliações de desenvolvimento, e explique o porquê da demissão”, comenta, lembrando que o processo deve ser feito, sempre que possível, pessoalmente. “Comece a conversa falando da demissão e depois explique os motivos. Assim o colaborador assimila melhor as informações, o feedback e consegue tirar possíveis dúvidas do processo”, explica.
 O processo não afeta só uma pessoa, mas toda a equipe que se relaciona com o funcionário dentro da empresa, por isso é importante deixar claro o motivo, para não gerar insegurança no resto da equipe. “Seja rápido, objetivo e cordial, um comportamento racional faz a diferença para amenizar possíveis reações e finalizar o desligamento de forma tranquila e sem ressentimentos”, finaliza Weiler.
Consultor de Carreira da ESIC, Alexandre Weiler
Sobre a ESIC:
A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Sair da versão mobile