Construtora investe em inovação do canteiro de obra ao pós-venda

As inovações na construção civil chegaram às moradias populares. A MRV Engenharia, maior construtora de habitações deste segmento na América Latina, investe em tecnologia para tornar empreendimentos mais seguros e sustentáveis, e até mesmo facilitar a vida dos consumidores finais. Os serviços, já disponíveis em todo o Brasil, incluem recursos para conectividade nas áreas comuns dos empreendimentos e aplicativos de serviços para os condomínios não somente durante o período de construção como também depois, quando os proprietários passam a morar nos espaços.

Para mais economia e segurança dos moradores de seus empreendimentos, a construtora criou o “Selo Digital”, designação que dá nome a uma série de ações que criam um empreendimento conectado. Circuito fechado de TV com câmeras integradas a um sistema inteligente de análise de vídeo, células de segurança para acesso de pedestre e de veículos no condomínio, cerca elétrica com alarme, botão de pânico nas guaritas com sinalizador luminoso, wi-fi nas áreas de lazer do empreendimento, tomadas com entrada USB nas áreas externas e apartamentos, dispositivos que economizam energia e água e luminária com sensor de presença no perímetro externo são alguns dos itens que compõem o selo.

Condomínio na palma da mão
Além dos investimentos para elaborar empreendimentos inteligentes, a MRV conta com os avanços tecnológicos para melhorar seus processos internos e facilitar a vida dos clientes mesmo depois da entrega das residências.

Voltado para os moradores dos empreendimentos, o aplicativo “Viver MRV” oferece uma série de recursos para o dia a dia do condomínio. Desenvolvido por meio de parceria com terceiros, o app possibilita a reserva de áreas comuns, agendamento de mudanças, avisos à portaria sobre visitas, entregas e serviços e cadastro de moradores, de prestadores de serviço e até mesmo de animais domésticos. Os moradores também podem acompanhar os gastos de água e gás de suas unidades, participar de um fórum com dúvidas, reclamações e elogios e solicitar assistência técnica.

A comunicação entre os condôminos é facilitada pelo aplicativo, que permite o compartilhamento de documentos, o envio de notificações e de avisos sobre eventos. Recursos como o “Chegada Segura” trazem mais comodidade ao permitir que os moradores enviem informações sobre o veículo que está entrando no condomínio.

Canteiro de obras sem sair de casa
Lançado em abril de 2017, o aplicativo “Meu MRV” permite ao proprietário do imóvel o acompanhamento da obra – seja em termos da evolução da construção, seja sobre os aspectos financeiros do investimento. É possível retirar extratos, segunda via de boletos, solicitar manutenções corretivas e ativar a assistente virtual para tirar dúvidas. Notificações também são enviadas pelo aplicativo que avisa, por exemplo, sobre o término de uma etapa da obra.

Além dos aplicativos com foco na experiência dos clientes, a MRV também faz uso de plataformas tecnológicas para agilizar processos internos, que garantem mais rapidez no atendimento ao consumidor. O “AT na Palma da Mão” contempla todas as etapas da assistência técnica: solicitação de reparos, envio de imagens, análise das regras de garantia, vistoria do imóvel e controle dos serviços. Com o app houve a diminuição da burocracia, de processos manuais e do uso de papel.

Inteligência artificial em expansão
Tendência tecnológica, a inteligência artificial vem ganhando espaço em diversas áreas. Pioneira no setor, depois de desenvolver o recurso no aplicativo “Meu MRV”, a construtora ampliou seu uso para outros canais de atendimento ao cliente. Agora, além do app, quem acessa o Facebook Messenger e o Portal de Relacionamento da MRV pode contar com a ajuda de uma atendente virtual. O robô utiliza a tecnologia IBM Watson, uma plataforma cognitiva que analisa grandes volumes de dados e gera respostas para as solicitações. À medida que a interação evolui, o sistema se aperfeiçoa com os conteúdos mais solicitados.

Para o diretor comercial regional da MRV, Anderson Medeiros, o uso de ferramentas tecnológicas pela empresa é mais do que natural, em especial quando o foco é o cliente. “As tecnologias já fazem parte do dia a dia das pessoas, são ferramentas que facilitam e agilizam processos. É fundamental que sigamos por este caminho, nos conectando com nossos clientes e prezando por serviços cada vez melhores e mais eficientes”, salienta.

anacarolina@pg1com.com