Organizadoras e promotoras de eventos conhecem potencial dos Campos Gerais

Notaparana

Apresentação da região acontece durante duas rodadas de negócios em festival internacional de turismo

Thais e Marcelo durante a rodada de negócios conversando com um participante da atividade
Thaís Pius e Marcelo Amaral foram os responsáveis por apresentar o potencial da Região dos Campos Gerais do Paraná

Entre os dias 20 e 22 de junho, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB) esteve em Foz do Iguaçu participando do Festival das Cataratas, considerado um dos principais eventos de turismo do Mercosul, com mais de oito mil participantes na atual edição.

Na atividade, o PGCG CVB marcou presença na Rodada de Negócios do próprio Festival e na Rodada de Negócios Paraná MICE. A primeira reuniu mais de dez compradores entre agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos turísticos e meios de hospedagens do Brasil, Paraguai e Argentina.

Já a segunda contou com aproximadamente 15 organizadores de eventos do Brasil com a missão de conhecer as empresas e regiões do Estado com capacidade para recepção eventos.

Thaís Pius, presidente, e Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention, foram os responsáveis por representar o Turismo de Negócios e Eventos dos Campos Gerais, explanando sobre as cidades e potencial da região, incluído a capacidade hoteleira, eventos técnicos já realizados e os espaços para atividades. “O Festival traz muito conhecimento sobre o turismo, contatos e feedbacks sobre o que precisamos ter ou melhorar, o que é importante para sabermos até onde podemos avançar e quais eventos captar e apoiar”, comenta a presidente.

O mesmo afirma o gerente executivo, Marcelo Amaral, ao citar a eficiência de estar presente nas rodadas. “O Convention participa do Festival desde 2015 e há três anos vem colhendo resultados positivos, pois expomos nosso potencial, mostramos que somos ativos e oportunizamos a região participações estratégicas em ações com resultados em longo prazo”.

Para apresentar os dados locais, os dois entregam mídias kits com pendrive, com vídeo institucional do PGCG CVB, Guia do Planejador de Eventos, textos da região e fotos, e material dos associados e parceiros. Além disso, para apresentar um pouco da gastronomia local, sorteou duas Tortas na Lata, souvenir gastronômico do Frederica’s Koffiehuis.

Já, entre as empresas participantes que conversaram com Thaís e Marcelo e conheceram mais sobre a região está a Bussola Eventos, com atividade já realizada nos Campos Gerais. “Já fizemos um evento em Carambeí e gostei muito dos fornecedores pelo comprometimento com a entrega”, comenta a diretora, Paola Incerti.

Para ela, as rodadas de negócios são importantes, pois aproximam sua empresa de potenciais fornecedores e parceiros. “Ter conhecido o Convention de Ponta Grossa foi muito interessante, pois vimos que esse contato já poderia ter trazido soluções, como para o evento que organizamos na região e que tivemos, inicialmente, dificuldade em encontrar bons contatos”.

E finaliza: “O Convention possibilita a ponte com fornecedores que tem o perfil de acordo com o evento que propomos, mas temos certeza que em breve faremos um contato para agendarmos visitas técnicas”.

 

O que dizem os associados e parceiros participantes

Entre os associados participantes das rodadas de negócios estavam o Expresso Princesa dos Campos e a Bird Eventos, a primeira na Rodada de Negócios do Festival e a segunda na Rodada de Negócios Paraná MICE.

Para o presidente do Expresso Princesa dos Campos, Florisvaldo Hudinik, o Festival das Cataratas é um evento de alta qualidade técnica com ótimas oportunidades para troca de informações, ampliação do conhecimento e realização de negócios para o setor de turismo.

Segundo ele, nos três dias de Festival, a empresa teve a oportunidade de divulgar sua estrutura para o receptivo, ao setor de fretamentos, fazer contato com agências e operadoras de turismo, mostrar diferenciais, além de abrir diversas frentes de negócios. “Nas rodadas de negócios, por exemplo, fizemos contatos com empresas de todo o país, que puderam conhecer nossas atividades e a qualidade do serviço Princesa dos Campos”, comenta.

Já, entre os parceiros, estava a EDR Transportes, participando pela primeira vez do Festival para conhecer o mercado em formato benchmarking com finalidade de expansão dos negócios.

“[O Festival] superou nossas expectativas e nos ajudou com novos e promissores contatos. O Marcelo, do Convention Bureau, nos proporcionou uma grande oportunidade, pois os contatos que fizemos geraram perspectivas de negócios que serão um grande início para a nossa região em expandir o Turismo Receptivo”, comenta Cristiane Digner, gerente de novos negócios da EDR.

O Expresso Princesa dos Campos e EDR Transportes foram algumas das empresas participantes da rodada. Na foto estão os representantes da empresa e Marcelo Amaral

Além da rodada de negócios, a EDR teve papel importante na presença de Ponta Grossa no festival, pois disponibilizou transporte para a equipe técnica da Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa e às rainhas da Münchenfest. O Premium Vila Velha também é outra empresa com destaque, pois ajudou, com patrocínio, a produção das sacolas com materiais de Ponta Grossa.