Quem está com o PIS irregular não vai conseguir trabalhar!

Agora não tem volta:  Quem está procurando trabalho precisa cadastrar o seu PIS em dia na hora de se candidatar à uma vaga em função do novo eSocial. Esta inclusão do número do PIS no cadastro dos candidatos acontece em função da qualificação cadastral, ou seja, é a validação que a empresa de recursos humanos precisa fazer antes das admissão do funcionário.

Em outras palavras, serve para verificar se as informações junto à Receita Federal e Caixa Econômica Federal estão coerentes e exatas.

Mulheres casadas, atenção!
O analista de rotinas trabalhistas da RH NOSSA, Ricardo Huelsmanm, explica que este conflito de dados acontece muito com mulheres (e em casos mais raros os homens quando também mudam) que se casam, alteram o CPF e esquecem de mudar o PIS. O especialista orienta que é preciso fazer a regularização ou então as empresas, quando mandarem o cadastro inicial dela para o eSocial, não conseguirão finalizar e o cadastro voltará com erro:

“As informações da Receita com o PIS  precisam coincidir. Esta situação acontece quando há o casamento e a mulher muda seu nome. Quando isso ocorre é necessário atualizar seus dados na Receita Federal, na Caixa e no Ministério do Trabalho com a averbação do casamento – e na própria carteira de trabalho há este espaço para as averbações” completa Huelsmanm.

Atenção com seus dados

E não são apenas as mulheres casadas que podem enfrentar problemas na hora de buscar um trabalho, como exemplifica Ricardo: “Recentemente tivemos um caso interessante de uma pessoa que tinha dois PIS e a data de nascimento estava 1974, quando na realidade é 1980 . Foi um erro neste candidato na hora de cadastrar seus documentos, e em especial o seu CPF,  e não conseguimos enviar para o eSocial pois daria inconsistência e voltaria.”

O candidato precisa saber que ele pode perder tempo e grandes oportunidades em virtude deste conflito de informações e é preciso ter tudo regularizado antes mesmo de se candidatar.  O ideal é acessar o site oficial http://portal.esocial.gov.br/  para verificar como está essa qualificação cadastral.

E para as empresas? O que muda?
Do outro lado da mesa (ou seja, de quem contrata),  Ricardo Huelsmanm vê com bons olhos essa alteração – principalmente no segmento de recursos humanos. As empresas que não trabalham corretamente terão problemas em breve, pois a informação acontece em tempo real.

Até então eram as empresas que apuravam o quanto estavam devendo para a receita, imposto de renda e INSS. Com a entrada do eSocial são os órgãos oficiais que vão dizer o quanto a empresa deve , além de emitir a guia:

“Esta mudança é um pouco trabalhosa pela implantação, porém no futuro tudo será mais fácil tanto para empresas quanto para empregados que poderão verificar se o seu empregador está recolhendo tudo direitinho. Nada muda pois a lei já existia. O que fizeram foi juntar tudo dentro de um único sistema” finaliza.

Sobre a Nossa
Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.


Foto: Pxhere

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br