Empresários de Toledo participam de missão técnica em São Paulo

Empreendedores conheceram empresas que são referência no comércio paulista

Um grupo de 18 empresários de Toledo, na região oeste do Paraná, que participa do Programa Top Loja – Confecções e Acessórios, iniciativa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, integrou uma missão técnica em São Paulo, na primeira quinzena de julho. A viagem teve como objetivo conhecer experiências do varejo de luxo e mercado premium. Foram visitadas lojas de referência no Brasil, além de espaços culturais.

Para a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner Dias, a missão técnica permitiu aos empresários assimilarem informações para seus negócios e que podem ser colocadas em prática, imediatamente. “Eles notaram que é possível inovar com pequenas ações. É fundamental compreender a importância da transformação digital e perceber como as grandes lojas estão tratando do tema, sempre atentas as melhores experiências para os clientes”, cita.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforça que o Programa Top Loja foi construído para atender a necessidade do varejo, com foco em determinadas atividades econômicas. “O programa é uma ferramenta construída a partir do Varejo Mais em Ação. É um projeto que é referência no Brasil e que traz resultados. Já a missão técnica possibilita que os empresários visitem outras empresas e vivenciem quais foram as dificuldades enfrentadas no dia a dia e quais soluções foram aplicadas. É uma forma também de buscar conhecimento”, reforça.

Na missão técnica, o grupo foi recebido pelo coordenador de Estilo, Felipe Felizola, e pelo coordenador de Inovação, Paolo Campanari, ambos do Shopping Iguatemi. Eles falaram sobre o mercado de luxo, aspectos da inovação, adaptações para o mercado nacional e análise dos consumidores deste segmento. Os empresários também percorreram algumas lojas de luxo, entre elas a Zara Home, na qual a gerente apresentou as estratégias de exposição da marca, de vendas e de produtos da marca. O cronograma também inclui o Shopping Vila Olímpia, sendo que a visitação nas Lojas Mini So, Forever 21, Casa Grande, Amaro e Lougerie teve enfoque em mix de produtos, atendimento e distribuição.

O grupo também visitou a loja Eataly, onde conheceu como é feita a exploração do espaço de compras. Atualmente, a Eataly tem ou é parceria de mais de 19 empresas que possuem ou distribuem alimentos italianos de alta qualidade. A missão ainda tratou da importância do alinhamento da coleção e do mix de produtos, por meio do cruzamento de informações e alinhamento de hábitos de consumo. Os empreendedores participaram de um workshop sobre Produtos – Gestão de Varejo X Produto, ministrado pela consultora Valeska Nakad, da R2E. Neste tema, as visitas ocorreram na rua Oscar Freire, nas lojas Iodice, Havaianas, Chili Beans, Galeria Melissa, Nespresso, Riachuelo e Schultz.

O comércio e espaço culturais da Vila Madalena também foram visitados com destaque para as lojas Flávia Aranha, Loja FARM e a Da Vila, além do espaço cultural Beco das Artes. Já no Shopping JK Iguatemi foram repassadas informações sobre estratégias direcionadas para o mercado de luxo e premium e sobre gestão de relacionamento com os clientes, com visitas em lojas. Já o terceiro dia da missão teve como enfoque a construção de imagem por meio do visual merchandising, posicionamento de marca e layout, com visita na loja Leroy Merlin, e, por fim, uma safari cultural na Avenida Paulista, com visitas nas livraria Cultura e Casa das Rosas.

A gerente comercial das lojas Spaço Modas e Valentinn, Nayara Galdino Camillo, que participou da missão, acredita que o ponto forte da ação foram as informações sobre o consumidor consciente, sustentabilidade e como proporcionar uma experiência agradável ao cliente. “A missão nos deu novas ideias e que já estou aplicando na loja, principalmente no que diz respeito ao aperfeiçoamento de nossas colaboradoras, que estão sendo preparadas para um consumidor cada dia mais exigente”, pontua.

Para o coordenador estadual de Comércio e Franquias do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, o Top Loja é um programa de excelência na capacitação de lojistas, tornando as empresas ainda mais competitivas. “Toledo tem se destacado pela capacidade do grupo e pelo aproveitamento nas ações. A missão permitiu uma agenda de alto nível e, tanto o Sebrae/PR quanto a Fecomércio PR, estão muito otimistas com os resultados alcançados e a parceria com o Sindicato do Comércio de Toledo”, pontua.

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente