FCCA 2018 realiza competição de negócios cervejeiros e recebe jurados do South Beer Cup

Maior evento cervejeiro de Curitiba, a Festa do 3º Festival da Cultura Cervejeira Artesanal – FCCA 2018 ocupou a Usina 5 no último sábado (25), reunindo ao longo do dia 8 mil pessoas em evento aberto ao público – com 35 cervejarias, oito atrações gastronômicas, apresentações musicais, Espaço Kids e área para pets.

Realizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Municipal de Turismo, através do projeto Curitibéra – Cultura da Cerveja Artesanal, o FCCA tem atividades até domingo (2).

A programação profissional da semana começa nesta terça (28), com a palestra do Ronaldo Flor da Gauden Bier no evento Paiol Digital, promovido pela Agência Curitiba e Vale do Pinhão. Na quinta (30), haverá a 3ª Competição de Planos de Negócios Cervejeiros, na Universidade Positivo. Por fim, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, acontece em Curitiba o julgamento do concurso South Beer Cup 2018.

“Em sua oitava edição, o South Beer Cup recebeu 902 inscrições e conta com a presença de 65 jurados especializados de sete países, que depois seguem para a Cerimônia de Premiação, durante o 3° Festival Amazônico de Cerveja, realizado em Belém (PA)”, detalha Anuar Tarabai, diretor de marketing da Procerva.

FCCA 2018 realiza competição de negócios cervejeiros e recebe jurados do South Beer Cup

Público em dobro

Com a proposta de popularizar o acesso às cervejas artesanais, sem perder o espírito de festival característico dos eventos da Procerva, a Festa do FCCA reuniu dobrou de tamanho em relação à edição 2017.”No ano passado, no MON, reunimos um público de 4 mil pessoas em dois dias de evento. Dessa vez, com entrada franca e apenas um dia, recebemos 8 mil”, celebra Tarabai.

Sobre a Competição

Iniciativa inovadora no mercado cervejeiro brasileiro, a 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja (CPNC) é baseada no discurso de venda conhecido como “Pitch de Elevador” ou “Discurso de Elevador”, para vender uma ideia ou um projeto para um possível cliente ou investidor.

“O conceito do ‘Pitch de Elevador’ tem a origem no questionamento: se você encontrasse um investidor/cliente no elevador, o que você diria sobre o seu negócio no tempo do elevador chegar no andar desta pessoa? O que faz de você e do seu negócio diferentes e interessantes? O seu projeto aborda algum problema real? Qual a vantagem? Como vocês podem continuar esta conversa?”, explica o diretor.

A CPNC é uma iniciativa conjunta da Procerva com Pete Slosberg da Pete’s Brewing Company (Palo Alto, CA – EUA), da Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau, SC), e da Pós-Graduação da Universidade Positivo (Curitiba).