Sebrae/PR e Castrolanda vão aproximar startups e empresários rurais no Agroleite

 O Sebrae/PR participará do Agroleite 2018, considerado a vitrine da tecnologia de leite do País, que acontece de 14 a 18 de agosto, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro. Em seu espaço, o Sebrae/PR vai disponibilizar uma programação com palestras focadas em temas como inovação, startups, agritech, energias renováveis e modelo de excelência rural. O espaço também irá receber startups brasileiras que têm soluções de inovação para o agronegócio e para a cadeia produtiva do leite.

Além disso, na programação, também será realizado um Demo Day, evento onde as startups apresentam seus produtos e serviços para um público potencial, buscando a geração de negócios e investimentos. “É uma parceria inédita com a Cooperativa Castrolanda, interessada cada vez mais na inovação aplicada à cadeia produtiva do leite e preocupada em conhecer as startups voltadas para o agronegócio, gerando a aproximação entre os empreendedores e os cooperados. Será um espaço repleto de oportunidades”, diz a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita.

As palestras no espaço do Sebrae/PR serão abertas ao público, gratuitas e acontecerão de 14 a 18 de agosto, a partir das 14 horas. Não é necessário se inscrever com antecedência. Já o Demo Day acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no período da manhã. A expectativa, conforme a consultora do Sebrae/PR, é que oito startups apresentem seus negócios a potenciais investidores.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Castrolanda, Luiz Fernando Frederico, explica que, nos últimos anos, a cooperativa assumiu seu papel de estar mais próxima das startups e de ser canal de aproximação com os produtores. “Estreitamos nosso relacionamento com o Sebrae em 2016, hoje nosso principal parceiro no acesso às startups em nível nacional. Além disso, é um parceiro estratégico para a inovação e para a execução de eventos que tratem de inovação e empreendedorismo, como foi o Hackathon Agroleite, realizado em 2017”, comenta.

Segundo Luiz, este ano o objetivo é o mesmo: o foco continua sendo a inovação e as startups terão a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços diretamente para um público específico.  “Anteriormente, esse tipo de aproximação só era possível através de missões técnicas nas propriedades, por exemplo. A parceria com o Sebrae traz uma nova perspectiva nesse sentido, justamente por democratizar o acesso às novas tecnologias”, pontua.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, o Agroleite vai permitir que os produtores compreendam o universo das startups e como a inovação pode complementar a atividade rural. “A tecnologia que os empresários rurais procuram pode ser encontrada na região, com soluções específicas para cada propriedade. Temos competência local e um ecossistema trabalhando de forma alinhada”, completa.