Maior congresso farmacêutico nacional debate consumo e inovação digital

Evento da Abrafarma discute as tendências e inovações para o varejo

 

Os participantes do Abrafarma Future Trends – que está sendo realizado em São Paulo, e é considerado o maior congresso do setor farmacêutico nacional – discutem, nestes dias 4 e 5 de setembro, as grandes inovações digitais para o varejo e as novas tendências para o consumo.

Promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drograrias (Abrafarma), o evento está em sua quinta edição e reúne mais de 3,5 mil executivos da indústria e das 24 maiores redes de farmácias, representantes de 45 % do mercado brasileiro de medicamentos.

Dentro da programação focada nas discussões sobre o setor e como a área pode melhorar seu rendimento com o auxílio da tecnologia está o Innovation Cup, um campeonato que reúne oito startups responsáveis pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde.  O evento também conta com uma Arena de Ideias, onde o objetivo é apresentar experiências de outros segmentos a fim de expor formas de melhoria de produtividade, incremento de receita e relacionamento com o consumidor.

Nova cultura de relacionamento

A startup Neomode participa do evento dentro do Innovatin Cup que será realizado na tarde desta quarta-feira, dia 5. O objetivo segundo a especialista em varejo e co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes, é apresentar um pouco dessa nova cultura de relacionamento com o consumidor conhecida como “omnichannel” e sobre as novas possibilidades que ela traz.

“As soluções tecnológicas estão aqui para facilitar tanto a vida do cliente – onde ele pode pesquisar à vontade, fazer comparações, comprar com segurança e ter rapidez na entrega -, como a do varejista – que pode integrar seus estoques transformando-os em minicentros de distribuição, diminuindo custos, ampliando a conversão das vendas e melhorando o seu diálogo com o consumidor. Outra possibilidade é a integração de canais com o chamado clique e retire”, explica Fabíola.

A Neomode é uma startup especializada em novos canais de vendas mobile e em assistentes virtuais como o Shopbot e o App Commerce. “Os bots são uma grande tendência dentro do chamado varejo 4.0 e, segundo dados da Grand View Research, esse mercado de chatbots deve alcançar US$ 1.25 bilhões em 2025, o que representa uma taxa de crescimento anual de 24,3%, incluindo além do varejo, setores como saúde e educação”, explica a especialista. Entre as startups convidadas para o Innovation Cup estão DrSintomas, Ubots, Rappi, Aqua e VivaBem.

Conforme a organização do evento, o Innovation Cup começará com uma palestra sobre open innovation, seguido da apresentação de oito startups que podem trazer inovação para as grandes redes de farmácias. Elas foram selecionadas dentro das seguintes áreas de atuação: logística, Engajamento de Pacientes, IoT e Inteligência Artificial + Realidade Virtual. A empresa cujos trabalhos forem considerados os mais relevantes para o setor farmacêutico deverá ser premiada com a taça Innovation Cup e R$ 10 mil reais.

A programação completa do Abrafarma Future Trends pode ser conferida em www.abrafarmafuturetrends.com.br