A
mídia social é uma tecnologia baseada em computador que facilita o compartilhamento de ideias, informações e a construção de redes e comunidades virtuais. A mídia social é baseada na Internet e oferece aos usuários uma fácil transmissão eletrônica de informações pessoais e outros conteúdos, como vídeos e fotos. Os usuários se envolvem com mídias sociais via computador, tablet ou smartphone via software baseado na web ou aplicativo da web, geralmente utilizando-o para troca de mensagens.
A mídia social originou-se como uma ferramenta que as pessoas usavam para interagir com amigos e familiares, mas foi posteriormente adotada por empresas que queriam tirar proveito de um novo método de comunicação popular para alcançar os clientes. O poder das mídias sociais é a capacidade de conectar e compartilhar informações com qualquer pessoa na Terra (ou multidões de pessoas), desde que elas também usem as mídias sociais.
A mídia social pode realizar uma variedade de atividades habilitadas pela tecnologia, como compartilhamento de fotos, blogs, jogos sociais, redes sociais, compartilhamento de vídeos, redes de negócios, mundos virtuais, resenhas e muito mais.
Para os indivíduos, a mídia social é usada para manter contato com amigos e familiares, rede para oportunidades de carreira, encontrar pessoas de todo o mundo que compartilham um interesse comum, compartilhar conteúdo e muito mais. Aqueles que participam dessas atividades fazem parte de uma rede social virtual.
O papel da mídia social ajudando as empresas é significativo. Facilita a comunicação com os clientes, permitindo a fusão de interações sociais em sites de comércio eletrônico. Sua capacidade de coletar informações ajuda a concentrar esforços de marketing e pesquisa de mercado. Ajuda na promoção de produtos e serviços, pois permite a distribuição de vendas e cupons focados, oportunos e exclusivos para clientes em potencial. E isso pode ajudar na construção de relacionamentos, como por meio de programas de fidelidade ligados às mídias sociais.
O ritmo de mudança nas mídias sociais e seus usos significa que sua definição pode ser um alvo em movimento. Geralmente, no entanto, todas as mídias sociais compartilham as seguintes características:
Estima-se que cerca de 81% dos americanos usaram as mídias sociais a partir de 2017, e cada vez mais. Mais de um quinto do tempo online de um indivíduo é gasto em mídias sociais, de acordo com uma estimativa. Em 2005, a porcentagem de adultos usando mídias sociais foi de cerca de 5%. Globalmente, existem cerca de 1,96 bilhão de usuários de mídia social. Esse número deverá subir para 2,5 bilhões até o final de 2018. Outras estimativas são ainda maiores. De acordo com o
Pew Research Center, os usuários de mídias sociais tendem a ser mais jovens (cerca de 90% das pessoas entre 18 e 29 anos usam pelo menos uma forma de mídia social), mais instruídos e relativamente ricos (ganhando mais de US $ 75.000 por ano). Os Estados Unidos e a China lideram a lista de uso de mídias sociais :
Tradução: FrontPage Assessoria em Comunicação