O que é mídia social?

A mídia social é uma tecnologia baseada em computador que facilita o compartilhamento de ideias, informações e a construção de redes e comunidades virtuais. A mídia social é baseada na Internet e oferece aos usuários uma fácil transmissão eletrônica de informações pessoais e outros conteúdos, como vídeos e fotos. Os usuários se envolvem com mídias sociais via computador, tablet ou smartphone via software baseado na web ou aplicativo da web, geralmente utilizando-o para troca de mensagens.
A mídia social originou-se como uma ferramenta que as pessoas usavam para interagir com amigos e familiares, mas foi posteriormente adotada por empresas que queriam tirar proveito de um novo método de comunicação popular para alcançar os clientes. O poder das mídias sociais é a capacidade de conectar e compartilhar informações com qualquer pessoa na Terra (ou multidões de pessoas), desde que elas também usem as mídias sociais.
Funções da Mídia Social
A mídia social pode realizar uma variedade de atividades habilitadas pela tecnologia, como compartilhamento de fotos, blogs, jogos sociais, redes sociais, compartilhamento de vídeos, redes de negócios, mundos virtuais, resenhas e muito mais.
Para os indivíduos, a mídia social é usada para manter contato com amigos e familiares, rede para oportunidades de carreira, encontrar pessoas de todo o mundo que compartilham um interesse comum, compartilhar conteúdo e muito mais. Aqueles que participam dessas atividades fazem parte de uma rede social virtual.
Para as empresas, a mídia social é uma ferramenta indispensável para encontrar e interagir com clientes, vendas, publicidade e promoção, avaliar tendências e oferecer atendimento ao cliente. Governos e políticos utilizam a mídia social para se envolver com eleitores e eleitores.
O papel da mídia social ajudando as empresas é significativo. Facilita a comunicação com os clientes, permitindo a fusão de interações sociais em sites de comércio eletrônico. Sua capacidade de coletar informações ajuda a concentrar esforços de marketing e pesquisa de mercado. Ajuda na promoção de produtos e serviços, pois permite a distribuição de vendas e cupons focados, oportunos e exclusivos para clientes em potencial. E isso pode ajudar na construção de relacionamentos, como por meio de programas de fidelidade ligados às mídias sociais.
Mídias Sociais: Recursos Comuns
O ritmo de mudança nas mídias sociais e seus usos significa que sua definição pode ser um alvo em movimento. Geralmente, no entanto, todas as mídias sociais compartilham as seguintes características:
  • É interativo e baseado na Web 2.0 .
  • Apresenta perfis gerados pelo usuário.
  • O conteúdo é gerado pelos usuários. Isso inclui fotos, vídeos, conversas, comentários etc.
  • Conexões entre usuários são facilitadas pela plataforma.
Uso de mídia social e exemplos
Estima-se que cerca de 81% dos americanos usaram as mídias sociais a partir de 2017, e cada vez mais. Mais de um quinto do tempo online de um indivíduo é gasto em mídias sociais, de acordo com uma estimativa. Em 2005, a porcentagem de adultos usando mídias sociais foi de cerca de 5%. Globalmente, existem cerca de 1,96 bilhão de usuários de mídia social. Esse número deverá subir para 2,5 bilhões até o final de 2018. Outras estimativas são ainda maiores. De acordo com o Pew Research Center, os usuários de mídias sociais tendem a ser mais jovens (cerca de 90% das pessoas entre 18 e 29 anos usam pelo menos uma forma de mídia social), mais instruídos e relativamente ricos (ganhando mais de US $ 75.000 por ano). Os Estados Unidos e a China lideram a lista de uso de mídias sociais :
  1. Facebook (2.167 bilhões de usuários em janeiro de 2018)
  2. YouTube (1.5B)
  3. WhatsApp (1.3B)
  4. Mensageiro do Facebook (1.3B)
  5. WeChat (980 milhões)
  6. QQ (843M)
  7. Instagram (800M)
  8. Tumblr (794 milhões)
  9. QZone (568M)
  10. Sina Weibo (376M)
  11. Twitter (330 milhões)
  12. Baidu Tieba (300M)
  13. Skype (300M)
  14. LinkedIn (260M)
  15. Viber (260M)
  16. Snapchat (255M)
  17. Reddit (250M)
  18. LINHA (203M)
  19. Pinterest (200 milhões)
  20. YY (117M)
Fonte: Investopedia
Tradução: FrontPage Assessoria em Comunicação
FrontPage Assessoria em Comunicação
https://www.frontpagecomunicacao.com.br