Como anunciar no google

Quando se trata de marketing de mecanismos de busca, o Google é uma das ferramentas mais poderosas que os profissionais de marketing têm na ponta dos dedos hoje em dia. Controlando 63% de todo o tráfego do mecanismo de pesquisa e 95% de todo o tráfego de pesquisa para celular, o Google criou uma plataforma da qual praticamente qualquer empresa pode se beneficiar, graças ao seu software intuitivo do Google AdWords.
Não importa se você está querendo aumentar sua base de clientes ou ativamente investir em uma fonte inexplorada de leads, o marketing de mecanismos de pesquisa ( também conhecido como PPC ) é uma das melhores maneiras de se colocar na frente dos consumidores que estão procurando soluções. Neste artigo, mostraremos as etapas necessárias para começar a anunciar no Google.

O que é o Google Adwords?

Antes de começarmos, é importante entender o que o Google Adwords oferece às empresas. O marketing de mecanismos de pesquisa é o processo de obter melhor visibilidade através do uso de estratégias pagas e não pagas e, como parte disso, o marketing de PPC usa palavras-chave específicas para atrair tráfego direcionado ao seu site na esperança de gerar mais leads e clientes.
Dos mecanismos de pesquisa disponíveis, o Google é de longe o mais popular para anunciar, não apenas porque eles controlam a maior parte do tráfego do mecanismo de pesquisa, mas porque o Google Adwords oferece o maior nível de flexibilidade e controle para os profissionais de marketing. Além de todos os recursos de criação de anúncios, o Google Adwords também fornece algumas das métricas de marketing mais detalhadas do que qualquer plataforma existente.

Como usar o Adwords

O Google Adwords pode parecer assustador, mas é realmente muito simples de começar. Embora o processo de masterização leve algum tempo, bem como muitas tentativas e erros, o processo de publicidade no Google pode ser dividido em algumas etapas simples que descrevemos abaixo.

Escolhendo uma meta de campanha

Depois de abrir sua conta, a primeira coisa a fazer é decidir o objetivo de sua primeira campanha. O Google tem algumas opções diferentes para escolher, como gerar mais tráfego no website, gerar leads , aumentar as vendas ou até mesmo aumentar o reconhecimento da marca.
Embora seja tentador colocá-los em uma “mega campanha”, é importante escolher apenas uma meta, pois o Google AdWords usa a seleção para ajudar a guiar as configurações da campanha e aumentar suas chances de sucesso. Depois de decidir o objetivo, você precisará escolher o tipo de campanha que melhor ajudará você a alcançá-lo. Dependendo do que você está tentando realizar e do seu nível de experiência com o Google AdWords, o Google tem várias opções para escolher. Para o propósito deste guia, recomendamos o uso de “Apenas na Rede de Pesquisa”, mas você pode ler mais sobre os diferentes tipos aqui sempre que estiver pronto.

Definindo seu orçamento

Em seguida você precisa calcular seu orçamento para garantir que você fique dentro dos seus recursos. Para fazer isso, você precisa descobrir exatamente quanto pode gastar por clique, o que, em última análise, depende de quantos cliques são necessários para conseguir uma venda e o valor de uma venda para você. Soa complicado? Vamos demonstrar com o exemplo abaixo.
Digamos que um cliente vale $ 500 e leva 10 leads para obter 1 cliente. Então, isso faz com que um lead valha $ 50,00, o que significa que você não pode gastar mais de $ 50 por lead para ser rentável. Levando isso um passo adiante, se forem necessários 10 cliques para obter 1 lead (1 em cada 10 preenche o formulário), você pode gastar até $ 5,00 por clique. Depois que você souber quanto pode gastar por clique, basta ampliá-lo para seu orçamento diário.

Construindo uma lista de palavras-chave

Com seu CPC máximo trabalhado, é hora de escolher as palavras-chave que você usará nas suas campanhas. O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta para fazer isso. Para começar, faça um brainstorming de algumas palavras-chave relacionadas a seus produtos e serviços para obter uma boa linha de base e use o Planejador de palavras-chave para expandir sua lista e gerar novas ideias. Idealmente, você desejará encontrar palavras-chave com alto volume de pesquisas, baixa concorrência e que se encaixem no seu plano de CPC máximo.
O Planejador de palavras-chave oferece uma abundância de informações valiosas e opções de classificação. Certifique-se de passar algum tempo se familiarizando com ele para que você possa dominar o processo de pesquisa para futuras campanhas. Quando estiver pronto para aprofundar um pouco mais, confira os diferentes tipos de correspondência de palavras-chave.

Escrevendo seu primeiro anúncio

Depois de brincar um pouco com o Planejador de palavras-chave ( ou qualquer uma de suas alternativas ), sua lista deve parecer bem arredondada. Antes de começar a escrever seu anúncio, recomendamos que você aprenda a organizar suas palavras-chave. Isso ajudará suas campanhas a serem mais bem-sucedidas garantindo que você não tente abocanhar mais do que pode, mas com isso fora do caminho, você está pronto para experimentar escrever uma cópia do anúncio .
Tendo apenas duas linhas para trabalhar, você precisa manter seu anúncio curto e direto ao ponto ao demonstrar sua proposta de valor exclusiva (UVP). Isso levará algumas tentativas e erros antes de diminuí-los, mas você desejará escrever várias versões de um anúncio para poder fazer o teste A / B para ver o que funciona melhor. Os principais fatores para um bom anúncio são manchetes de palavras-chave com intenção acionável, tornando seu URL visível para mostrar aos usuários que seu anúncio é relevante, a própria cópia do anúncio e o uso claro de uma frase de chamariz.

Executando sua primeira campanha

Depois que seu anúncio for criado, ele estará pronto para ser veiculado. Assim, você poderá começar a coletar informações valiosas sobre seu desempenho, fazer ajustes e, em última análise, obter mais leads. É aí que você começará a gastar mais tempo no painel e personalizando as coisas do seu jeito. No painel, você acompanhará fatores como CTR, relevância do anúncio, custo por conversão, índice de qualidade, CPC e taxa de conversão. À medida que você passa mais tempo analisando, você obtém as informações necessárias para tomar decisões fundamentadas sobre seus anúncios no futuro. Quando estiver pronto, também é importante que você analise o acompanhamento de conversões para aproveitar ao máximo o Google Adwords.
Fonte: ThriveHive – Matthew Rodges