Quais as funções do marketing social?

Ao contrário da mídia tradicional, a mídia social é um modo de comunicação disruptivo, pois permite que os usuários participem e recebam suas contribuições, independentemente da conversa. Ocasionalmente, isso interrompe conversas unilaterais e pode levar o diálogo em outra direção, originalmente não planejada pela pessoa que iniciou a comunicação. No entanto, à medida que descobrimos que a mídia social está se tornando uma parte maior de como as pessoas se comunicam, os profissionais de marketing social precisam reconhecer isso e construí-la para sua vantagem.
Uma pesquisa recente revelou que quase dois em cada cinco americanos (39%) passam mais tempo socializando on-line do que cara a cara. Há uma necessidade crescente de as empresas se envolverem com os consumidores por meio das mídias sociais, o que exige um entendimento das (des) funções da mídia que permite que uma marca rompa os silos do marketing de impulso e construa pontes usando o marketing de integração.
O marketing social permite que as marcas conectem outros canais de marketing e simplifiquem a abordagem. Seguindo o que chamo de cinco funções das mídias sociais, as empresas podem garantir que elas estejam efetivamente e eficientemente atingindo os consumidores. Esses elementos são:
1). Escutar: Antes do lançamento das redes sociais, a única forma de as empresas receberem feedback sobre um produto, serviço ou iniciativa era através de um alcance proativo. Claro, alguns consumidores escreviam cartas de empresas ou os chamavam para que eles soubessem o que eles achavam de um produto, mas para receber feedback em larga escala, as empresas distribuíam pesquisas ou alguma outra iniciativa organizada para angariar a resposta do consumidor.
Hoje, com redes de mídia social, é muito mais fácil para as empresas receberem o feedback de que precisam para suas marcas, produtos e serviços. Redes sociais prosperam com conversas. É importante que as marcas ouçam essas conversas para ter uma ideia do que os consumidores precisam e desejam. Uma maneira fácil de fazer isso é usar e seguir as hashtags da marca e de outros concorrentes do setor, produtos e palavras-chave relacionadas para pesquisar o que os consumidores estão discutindo.
Também é recomendado que marcas e empresas identifiquem influenciadores do setor e ouçam seus seguidores. Existem várias ferramentas úteis no mercado que podem ajudar a rastrear esses influenciadores e monitorar conversas sociais. Para o monitoramento social mais eficaz, é aconselhável empregar ferramentas para garantir que você esteja capturando todas as conversas em seu espaço. As ferramentas de monitoramento geralmente fornecem uma análise das conversas, incluindo tom, sentimento e impressões gerais.
2). Analisar: Monitorar as conversas sociais, seja através de ferramentas de monitoramento ou manualmente, exigirá uma análise detalhada. Como toda rede social é estruturada de maneira diferente, as técnicas de medição são diferentes para cada rede.
O Foursquare, por exemplo, é medido pelo número de check-ins, enquanto o Twitter é medido pelo número de re-tweets. É importante analisar esses dados para garantir que você esteja identificando padrões-chave, personas e perfis. Esse processo ajudará você a identificar o que seus fãs gostam de ouvir nas redes sociais, o que pode ajudá-lo a estruturar ainda mais suas atividades de marketing social para torná-las mais eficazes.
Por exemplo, as pessoas estão mais interessadas em perguntas que são feitas sobre suas vidas pessoais relacionadas ao produto, em vez de fatos históricos. Entender isso permitirá que você desenvolva um calendário editorial de mensagens eficazes que ressoam com seus fãs e consumidores.
Uma análise mais aprofundada pode ser feita classificando as conversas em vários intervalos, por exemplo, produto, suporte ou recomendações / revisões. A classificação da conversa permitirá uma escalada mais rápida das conversas para os respectivos departamentos dentro da organização.
3). Envolver-se: uma análise completa será uma vantagem para ajudar você a se envolver com os consumidores. Ele pode ajudá-lo a desenvolver o conteúdo para sua estratégia de marketing social e também a estabelecer o tempo e a frequência.
O engajamento dentro de seus círculos sociais pode ser construído aproveitando nossos três pilares de estratégia de engajamento de mídia social. Campanha, conteúdo e conexões são os elementos essenciais para o engajamento social. Por exemplo, se você achar que seus fãs são mais técnicos, forneça conteúdo técnico.
Para redes com alto engajamento, é importante manter o engajamento por meio de campanhas e concursos frequentes. De qualquer forma, a chave para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing social eficaz é garantir que suas atualizações sejam frequentes e relevantes. Ao contrário da mídia tradicional, a frequência é parte integrante das mídias sociais.
A mídia social evoluiu para se tornar um sistema no qual podemos comunicar nossos pensamentos da forma como os achamos. Devido a isso, os consumidores estão acostumados a receber atualizações frequentes e esperá-las, tanto de seus amigos quanto de marcas e empresas que eles seguem. Além disso, é importante dar aos consumidores um motivo para seguir sua marca. Eles querem aprender algo novo sobre sua marca, então dê a eles o que eles querem.
4). Influenciar: à medida que você atrai mais consumidores com sua marca, você cria mais influenciadores. Através de interações contínuas, seus consumidores podem se tornar apaixonados e especialistas sobre sua marca e sua empresa. Eles são mais propensos a falar com seus amigos e outras pessoas se estiverem felizes com a interação que tiveram com você.
Hoje, sabemos que é importante criar uma equipe forte de influenciadores, porque eles serão os que mais divulgarão sua marca e sua empresa por meio da boca-a-boca. Isso é importante, pois 54% de todas as decisões de compra são motivadas pelo boca a boca.
Influenciadores internos e externos podem ser um grande trunfo para o crescimento de sua marca nas redes sociais.
5). Medir: marketing social não termina com a postagem de conteúdo e campanhas em redes sociais. O componente mais importante das mídias sociais é a medição. A medição permite que você entenda o sucesso desses elementos da campanha de marketing social. Ele permite que você veja o quanto você se envolveu com os consumidores e até mesmo quantos usuários você conseguiu converter em influenciadores.
A medição também pode incluir a qualidade das conversas que você teve com os consumidores, como o tipo de feedback positivo recebido e quantos consumidores perceberam que foram levados à sua marca por um amigo. Esses elementos são tão importantes quanto os aspectos quantitativos da medição.