Definição – O que significa Web Marketing?

O web marketing é um conjunto de ferramentas e metodologias utilizadas para promover produtos e serviços através da internet. O web marketing inclui uma gama mais ampla de elementos de marketing do que o marketing de negócios tradicional, devido aos canais extras e mecanismos de marketing disponíveis na Internet.
O web marketing pode oferecer benefícios como:
  • Crescimento em potencial

  • Despesas Reduzidas

  • Comunicações elegantes

  • Melhor controle

  • Melhor atendimento ao cliente

  • Vantagem competitiva

Web marketing também é conhecido como marketing da internet, marketing online, marketing digital e marketing de mecanismo de pesquisa (SEM).
FrontPage explica Web marketing
O amplo espectro de web marketing varia de acordo com os requisitos de negócios. Programas eficazes de web marketing alavancam os dados do consumidor e os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). O marketing online conecta organizações com clientes potenciais qualificados e leva o desenvolvimento de negócios a um nível muito mais alto do que o marketing tradicional.
O marketing online combina as ferramentas criativas e técnicas da Internet, incluindo design, desenvolvimento, vendas e publicidade, enquanto se concentra nos seguintes modelos de negócios principais:
  • Comércio eletrônico

  • Websites baseados em chumbo

  • Marketing afiliado

  • Pesquisa local

O web marketing tem várias vantagens, incluindo:
  • Baixos custos: grandes audiências podem ser alcançadas em uma fração dos orçamentos tradicionais de publicidade, permitindo que as empresas criem anúncios atraentes para os consumidores.

  • Flexibilidade e conveniência: os consumidores podem pesquisar e comprar produtos e serviços em seu tempo livre.

  • Analytics: resultados estatísticos eficientes são facilitados sem custos extras.

  • Múltiplas opções: Ferramentas de publicidade incluem publicidade paga por clique, e-mail marketing e integração de busca local (como o Google Maps).

  • Segmentação demográfica: os consumidores podem ser demograficamente direcionados com muito mais eficiência em um processo on-line do que off-line.

A principal limitação do web marketing é a falta de tangibilidade, o que significa que os consumidores não podem experimentar ou experimentar itens que desejam comprar. Políticas generosas de devolução são a principal maneira de contornar essa apreensão do comprador.
O web marketing superou a publicidade tradicional nos últimos anos e continua a ser uma indústria de alto crescimento.
Fonte: Techopedia