Sebrae/PR aborda a gamificação de negócios na Arenatech, em Francisco Beltrão

As novas formas de empreender e os reflexos das transformações tecnológicas foram temas do Sebrae Space, ambiente do Sebrae/PR na terceira edição da Arenatech, feira de inovação e tecnologia de Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, de 8 a 11 de novembro. O espaço montado no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior teve como temática o mundo dos jogos eletrônicos e o Sebrae/PR promoveu palestras gratuitas com Bruno Perin (empreendedor, investidor e escritor), com o tema “Sem dinheiro. Como empreender?”; Alex Mamed (maior colecionador de videogames do Brasil), que falou sobre “Como transformar um hobby em um negócio!”; e Allan Costa (empreendedor, consultor de negócios, conselheiro de administração e investidor anjo), que abordou o “Empreendedorismo de alto impacto”.

As atividades do Sebrae/PR na Arenatech fizeram parte do movimento da Semana Global do Empreendedorismo, realizada de 5 a 9 de novembro em todo o País, com o tema Empreendedorismo Jovem.

Dianalu de Almeida Caldato, consultora da linha de Empreendedorismo do Sebrae/PR, conta que todas as palestras foram gratuitas e que o espaço na Arenatech seguiu uma linguagem moderna, sintonizada com um novo público.

“A abordagem foi voltada para um novo perfil de empreendedor que até então não era contemplado pelo Sebrae/PR. Os jovens têm um outro ritmo, querem mais praticidade e a lógica da gamificação (jogos eletrônicos), é uma estratégia para atrair esse público ávido por tecnologia”, explica a consultora.

A programação do Sebrae Space foi resultado da combinação de linhas estratégicas da Regional Sul do Sebrae/PR.

“A convergência entre as linhas de Empreendedorismo e Startups, bem como as demais linhas de atuação Regional Sul, está sendo intensificada por conta da sinergia dos temas. Os empreendedores buscam aperfeiçoamento e apoio para o desenvolvimento de suas ideias, o que exige atendimento mais específico, pois o negócio regido pela dinâmica das startups é um meio, e não o fim do processo”, resume Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR.

Games como negócio
Juan Carlos Souza, de Pato Branco, proprietário da Coffee Box Games, empresa de entretenimento digital, personifica o tema adotado pelo Sebrae/PR. Demitido por uma empresa de assistência técnica em eletrônica por causa da crise econômica, em 2014, o empreendedor decidiu trabalhar com sua paixão, os jogos eletrônicos. Há cinco anos, Juan promove eventos que reúnem aficionados por games em toda a região.

O início foi como microempreendedor individual (MEI), mas o faturamento cresceu e foi necessário migrar para microempresa.

“Promovo de seis a sete eventos grandes por ano, fora alguns de menor porte. Não montei a empresa para ganhar dinheiro, fui motivado pela minha paixão, os videogames. Foi a gamificação do negócio”, relata.

Juan salienta ainda a importância de ter o Sebrae/PR ao lado. “Na vida, no mundo do empreendedorismo, os contatos são importantes. Precisamos uns dos outros e o Sebrae/PR abriu as portas para minha startup”, reconhece.

Abel Ronsoni e Emanuel Kozerski, da Pixeldonym, estúdio de games pré-incubado na Incubadora de Inovações da UTFPR (IUT) – Câmpus Pato Branco, aproveitaram a presença de Alex Mamed no Sebrae Space na Arenatech para mostrar um novo jogo que desenvolveram.

“[A oportunidade] Foi sensacional para nós. Ainda é muito difícil ingressar no mercado de jogos e ter a oportunidade de trocar experiências é muito importante. A produção e comercialização de games é um negócio de US$ 200 bilhões”, aponta Abel.

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