Ação interna reconhece colaboradores que compartilham conhecimento em prol da marca

Na maringaense DB1 Global Software, mais de 60 colaboradores compartilham conhecimento e contribuem com conteúdos de valor nos blogs da empresa

Trabalhar em uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil tem suas recompensas. Uma delas é empregar seu conhecimento em prol da marca e posicioná-la no mercado. É assim que mais de 60 colaboradores da DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, ajudam a empresa com conteúdos de valor contribuindo como colaboradores nos cinco blogs da empresa.

Os blogs são o institucional da DB1, do ANYMARKET, um hub para integração com marketplaces, do Koncilia, que é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado, da Tinbot Robótica, uma startup criada em 2017 e desenvolvedora do Tinbot, o primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things) e do Consignet, sistema para controle de empréstimos consignados do grupo DB1 Global Software.

Alinhada ao propósito “Seja Luz”, uma iniciativa interna que estimula que todos na organização persigam o sonho de impactar positivamente e transformar o futuro de empresas e pessoas, os colaboradores da DB1 procuram compartilhar conhecimento com a empresa, com os clientes e com o mercado.

Para celebrar o interesse de seus colaboradores com o desenvolvimento de artigos para os blogs, conteúdos que também são usados para divulgação à imprensa, a área de marketing da DB1 preparou uma ação de reconhecimento com o nome de “Rock Star Writer” (ou escritor rock star, na tradução livre ao português). Foi realizado um “Lightning Talk”, apresentação informal de aproximadamente 15 minutos, para a entrega de kits personalizados compostos por camisetas, bombons e uma cartinha de agradecimento. Os colaboradores da DB1 que trabalham em esquema home office também receberam os kits em suas casas.

 

Para Ana Maria Cimadon Garcia, coordenadora de marketing da DB1, “o conhecimento mais rico e profundo está em cada um dos colaboradores que vivem suas experiências em suas áreas. O papel do marketing está em apoiar e aprimorar para que esse conteúdo chegue a outras pessoas internas e externas à DB1. A empresa ganha, claro, mas quem gera o conteúdo é quem ganha os maiores méritos. Dividir conhecimento é ser luz na vida de outras pessoas. Sem contar que dá um upgrade no currículo e aumenta a visibilidade de quem escreve. O grande desafio mesmo é incentivar e engajar os colaboradores a escreverem frequentemente”.

“Escrever para o blog da DB1 foi uma experiência incrível. Meu desejo era compartilhar conhecimento sobre a área de certificações. Gostei tanto que acabei escrevendo dois posts ao invés de um só. Essa oportunidade resolveu vários problemas, pois os posts traziam informações relevantes para aqueles que me procuravam para saber sobre assunto”, comenta Nilson Júnior, desenvolvedor da empresa.

Para Andressa Karla Pilar, analista de testes da DB1 e que faz parte de um comitê sobre o tema, “compartilhar o conhecimento adquirido e as experiências na área de testes foi recompensador.  Ter dois artigos que escrevi com o colega Robson Cachoeira publicados no iMasters, uma referência da comunidade desenvolvedora no país, contribuiu muito para minha carreira”, explica.

“Foi uma oportunidade de compartilhar minhas ideias e sugeri aos demais colaboradores que coloquem suas ideias em produção. Convido a todos para aprender e ensinar”, comenta Francisco Almeida, desenvolvedor.

De acordo com Maycon Amorin, analista de métricas da DB1, “não gostava muito de escrever e a última vez havia sido na entrega do meu TCC, há mais de um ano. Sugeri um tema e o marketing me ajudou com um questionário que serviu como norte para o artigo. Foi uma experiência muito legal e quero escrever mais vezes”, explica.

Já Vinícius Carvalho, analista de negócios, adora escrever e contribui com o blog desde o seu lançamento. “Gosto muito de compartilhar meu conhecimento, seja no blog ou nos Lightning Talks. Mesmo com temas bem simples do dia a dia, conseguimos ajudar outras pessoas e é enriquecedor receber feedbacks tão bacanas sobre meu trabalho”, finaliza.

Nos “Lightning Talks” da DB1 os colaboradores têm a liberdade compartilhar conhecimento sobre algum assunto (pode ser um case do trabalho ou dicas como melhorar as apresentações, por exemplo) de forma mais prática e informal e os interessados participam fazendo perguntas e depois podem se aprofundar no assunto, caso seja de seu interesse. Todos os Lightning Talks são transmitidos ao vivo para toda empresa.

Os artigos escritos pelos Rock Stars e demais conteúdos dos blogs estão disponíveis em:

Talvez você se interesse por estes artigos

Fechar Menu