Buscando livros para entender Marketing 

Buscando livros para entender Marketing Todas respostas para nossas perguntas são encontradas nos livros. Antigamente as buscas nos exemplares era bem mais comum, hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia os livros, infelizmente, foram sendo deixados de lado. Ainda assim, diversos autores optam por publicar uma obra física e não em blogs e, alguns desses, acabam fazendo muito sucesso e se tornando importantíssimos para alguns campos de estudos. Nesse caso, a área abordada é o Marketing.

O que é o marketing? Essa é uma pergunta que dá margem a várias respostas. Uma dessas definições, apresentada pelo autor Ryan Holiday, diz que marketing é tudo aquilo que conquista e mantém os clientes. Porém, a resposta pode ir muito além desse conceito – e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens e apontar para as tendências que ditarão o futuro. No campo de Marketing existem milhares de títulos, para os mais variados dos gostos, dúvidas e âmbitos de estudos. Mas em meio a tantos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?

Eduardo El-Khoury, membro da equipe de profissionais da K2S, Agência de Marketing Digital, em Curitiba, traz um compilado de obras que crê que sejam importantes e que merecem ser lidas por profissionais ou estudantes da área. “Em primeiro lugar, considero importantíssimo a obra de Seth Godin chamada A Vaca Roxa, publicada em 2003 e que é um dos maiores clássicos do marketing de todos os tempos. Vivemos num mundo cada dia mais cheio de informação e é preciso bem mais que uma simples propaganda para fazer com que as empresas convençam as pessoas a optarem por seu produto ou serviço. Com o mercado competitivo, é preciso muito mais que um bom jingle, um slogan correto ou um anúncio bem feito para chamar a atenção em meio à tanta informação. Ser apenas ‘bom’ já não é o suficiente, é preciso novas estratégias e inovações. O segundo é o mais antigo da nossa lista, chamado Confissões de Um Publicitário de David Ogilvy, publicado em 1963 e que basicamente fala sobre o caminho que o autor trilhou para chegar ao topo e também dá dicas sobre como funciona a mente e as emoções dos consumidores. O livro se tornou um dos maiores legados do profissional e leitura é obrigatória para todas as gerações de publicitários. O terceiro lugar fica para Contágio – Por que As Coisas Pegam de Jonah Berger. Foi publicado recentemente, em 2014, o autor o usa para compartilhar com os leitores a ciência oculta por trás do contágio online e do compartilhamento social, além de dividir os seis princípios essenciais que conduzem todo tipo de conteúdo a se tornar viral.”

Ainda segundo Eduardo El-Khoury, dois livros que continuam bem atuais e que também entraram para a lista são: A Bíblia do Marketing Digital (2009) de Cláudio Torres e As 22 Leis Imutáveis do Marketing(1993) dos autores Al Ries e Jack Trout. “Nesses dois livros são abordadas estratégias, plataformas, ferramentas e ações usadas na internet e ainda é oferecido um roteiro para que o leitor comece a colocar os ensinamentos em prática o quanto antes. Os autores ainda dizem que não importa o quanto se tenha investido de tempo, talento e dinheiro, toda campanha estará condenada ao fracasso para aqueles que não se importarem em seguir leis.”

Lendo e seguindo as dicas dos livros, já é possível ter uma noção bem maior sobre o que é Marketing e como fazê-lo.

Serviço: K2S Marketing Digital

Fone: (41) 3042-1727

E-mail: comercial@k2sdigital.com.br

Site: https://www.k2sdigital.com.br

Endereço: Rua Joaquim da Silva Sampaio, 172 (Salas 3 e 4). Curitiba/PR