DB1 Global Software cresce 41% e fatura 41,2 milhões em 2018

A expectativa é crescer 40% no próximo ano, mas a prioridade é crescer de forma sustentável

A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, anuncia o balanço de suas atividades em 2018. No consolidado do ano, a empresa aumentou o faturamento em 41% em relação ao ano anterior (29 milhões). O quadro de colaboradores cresceu 41% e o número de clientes, 39,3%, números alavancados pelo crescimento do ANYMARKET (135%), um hub de integração com marketplaces, e pela área de IT Services (49%) unidade responsável por desenvolvimento de software sob demanda, e pelo Domus ERP (20%), um sistema de gestão empresarial.

De acordo com Ilson Rezende, presidente e fundador da DB1, em 2018 a empresa cresceu novamente acima do mercado e vem mantendo seu ritmo de crescimento desde sua fundação, dobrando de tamanho a cada quatro anos. “Mesmo em cenários adversos ou em tempos de crise, conseguimos nos antecipar para os momentos mais difíceis e fizemos apostas em mercados com potencial de crescimento. O lançamento de novos produtos também tem sido um movimento assertivo, e principalmente a lealdade ao propósito de construir uma empresa que vai durar gerações tem nos dado solidez para esse crescimento sustentável”, explica.

“Para os próximos anos continuaremos a perseguir o propósito de crescimento. Não sabemos se a velocidade continuará a mesma, pois agora, com mais de 400 colaboradores na empresa, decidimos que o foco será em posicionar a DB1 como uma marca que seja sinônimo de serviço bem-feito, de desafio cumprido rigorosamente no prazo, de engajamento com o propósito do cliente, além de oferecer uma experiência extraordinária para quem contrata nossos produtos e serviços. Esse viés passará a ser ainda mais importante que o crescimento, mas ainda assim, acredito que se fizermos tudo isso bem-feito, automaticamente o crescimento virá”, complementa.

“Continuaremos a investir em inovação e no lançamento de novos produtos para que a DB1 continue a crescer exponencialmente. No primeiro quarter já prevemos lançar a marca EIVE, um ERP com foco no mercado de e-commerce.”, finaliza Rezende.

Entre os principais marcos atingidos pela empresa durante ano, alguns destaques foram:

No segmento de e-commerce, o ANYMARKET atingiu a marca de 1.000 clientes que atuam em 18 marketplaces, anunciou o lançamento das novas funcionalidades da plataforma com funções aprimoradas que possibilitam importantes diferenciais competitivos para os sellers, em especial os de grande volume de vendas, frente às novas exigências do mercado.

A Livraria Cultura, em sua estratégia de ampliação no varejo multicanais com integração de diversos marketplaces, escolheu o ANYMARKET como parceiro estratégico para atuar como um braço tecnológico de confiança e facilitar a integração nos canais.

A Saraiva também escolheu o ANYMARKET para impulsionar suas vendas pela integração de seu e-commerce em marketplaces, alcançou crescimento de mais de 250% em seis meses e espera aumentar ainda mais sua base de clientes.

O ANYMARKET também foi contratado pela WebContinental, primeiro e maior marketplace do Sul do país, com um crescimento três vezes maior que a média do mercado, para integrar sellers de sua base à plataforma. Esse também é o caso da Cissa Magazine, um dos maiores portais de smartphones do Brasil, que integrou suas operações com a plataforma de e-commerce da DB1.

A Synapcom, referência no mercado em full service para e-commerces, escolheu o ANYMARKET para integrar a operação de cerca de 20 lojas como Levi’s, Timberland, Philips, L´óreal, Topper, Luigi Bertolli, Clube Marissol, Samsonite, entre outras. Como a Synapcom, a Hubsales também contratou o ANYMARKET para integrar a operação de cerca de 100 de seus clientes.

O ANYMARKET foi uma das primeiras plataformas a oferecer a funcionalidade “Pick up in store”, do Mercado Livre, que permite retirar as compras realizadas no site diretamente nas lojas físicas das marcas participantes.

Cada vez mais próxima do segmento do e-commerce, a DB1 anunciou o lançamento do Koncilia, primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado, cujo objetivo é oferecer tranquilidade e agilidade para quem vende nos marketplaces. A plataforma já realiza a conciliação financeira de marketplaces como Mercado Livre, Netshoes e B2W. Testes finais estão sendo realizados com a Via Varejo e, em breve, com o Walmart.

Na unidade de IT Services, grandes projetos foram realizados para clientes de vários segmentos. Maio foi o mês do anúncio do desenvolvimento da plataforma gamificada CNA Go, moderna plataforma para ensino de inglês, desenvolvida com participação da DB1 Global Software. O CNA Go mescla atividades online (75%) e presenciais (25%), promovendo a interação de alunos do mesmo nível com o apoio de áudios, vídeos e professores.

Ainda na área da educação, a DB1 Global Software foi escolhida para desenvolver a plataforma EDUvirtualEXPO, que promove feiras virtuais de intercâmbio para estudantes de várias partes do Brasil e do mundo em parceria com a FPP EDU Media.

A DB1 Global Software, em parceria com as áreas de negócios e de TI da Omni Soluções Financeiras, desenvolveu a plataforma Omni Recupera, para otimizar controle de inadimplência. Atuando novamente como parceira estratégica da Treetech, a DB1 desenvolveu a plataforma de TI Sigma EAM (Entreprise Asset Management), que realiza a gestão avançada de ativos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Já no Senac Mato Grosso do Sul, a DB1 venceu a licitação e progrediu no desenvolvimento do Sistema de Educação do Senac, atendendo 27 estados, um dos maiores programas e um dos mais estratégicos para o Senac nacionalmente e mais abrangente sistemas de gestão educacional do Brasil, com impacto direto em mais de um milhão de alunos em programas de capacitação técnica profissional, além do corpo docente e área administrativa.

Já na área de Inovação, o grande marco foi a contratação do Tinbot, robô com inteligência artificial criado pela DB1, pela Trady Assessoria & Consultoria, para ajudar nos serviços relacionados ao Imposto de Renda. Além disso, 2018 foi marcado pela participação do Tinbot em diversos eventos de mercado como The Developer’s Conference, IT Forum Expo, Tomorrow, ID 360, Welcome Tomorrow 18, FIC Porto Alegre, entre outros. A versão Pro do robô Tinbot será lançada ainda este ano em uma versão industrial e escalável.

Na área de Gestão de Pessoas, a DB1 continuou a investir no DB1 Start, programa gratuito de capacitação que revela talentos em desenvolvimento de software, com três edições durante o ano. Já com a implementação do Programa de Mentoria, a empresa buscou incentivar que os profissionais com mais experiência passassem seu conhecimento técnico para aqueles que anseiam acelerar o próprio desenvolvimento.  Ainda em 2018, a DB1 implantou formalmente o programa DB1 at Home office, cujo objetivo foi abraçar os talentos remotos para que se sentissem na empresa, mesmo trabalhando de casa. Também ofereceu programação especial na Semana da Mulher, com objetivo de unir e empoderar o público feminino da empresa por meio de capacitação e sororidade, além da Semana do Programador, que destacou a consideração e o valor empregado pela DB1 às principais engrenagens do core business da empresa: o desenvolvimento de software.

2018 também foi o ano que a DB1 recebeu as melhores avaliações do Instituto Great Place to Work: ficou entre as 30 melhores médias empresas para se trabalhar no Brasil, foi classificada como a 20ª melhor média empresa de TI para se trabalhar e eleita a 10ª melhor empresa para se trabalhar no Paraná. Já a revista Você S/A classificou a empresa como a 3ª melhor empresa de tecnologia para se trabalhar, com destaque em gestão de pessoas e clima organizacional.