10 dicas para o site da sua empresa se diferenciar no mercado

Presença on-line é indispensável para um negócio bem-sucedido. Com o aumento da procura por produtos e serviços na internet, um site bem estruturado pode ser decisivo na prospecção de novos clientes (prospects) e nas vendas.

É o caso da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário. Para a diretora-superintendente da empresa, a presença on-line passa credibilidade e confiança no negócio. “Reformulamos 100% do nosso site. O objetivo é apresentar aos prospects todas as informações sobre o consórcio de imóveis, como as possibilidades de uso do crédito. Destacamos isto, por exemplo, no menu lateral da home”, explica.

Para fortalecer o posicionamento da sua empresa no mercado e garantir um site atrativo e funcional, o professor do curso de Publicidade e Propaganda e de Sistemas de Informação da Universidade Positivo, Renato Buiatti, aponta dez dicas. Confira:

1) Adote um visual clean: A página inicial do site deve conter espaços em branco intercalados com fotos, imagens e informações, de forma amigável, sem comprometer o design. Uma página muito limpa não é recomendada, assim como o excesso de ícones e de informações pode deixar o cenário poluído. É preciso encontrar um equilíbrio. Lembre-se que uma imagem fala mais do que mil palavras. Em seu novo site, a Ademilar optou por uma interface amigável para a captação de leads (prospects).

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2) Programe um site responsivo: Segundo pesquisa desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no País. Diante dessa realidade, as empresas precisam desenvolver um site responsivo – que se adapte ao tamanho das telas, seja de computador, tablet ou celular – para facilitar a navegação e atingir todos os públicos. No novo site da Ademilar foi adotado o conceito mobile first, com menu enxuto, possibilitando uma navegação prática, sobretudo em dispositivos móveis.

 

3) Facilite o contato com o seu produto/serviço: Uma das principais utilidades de um site é fornecer contatos e endereços da empresa para o cliente caso ele queira fazer a compra do produto ou a contratação do serviço pessoalmente. Por isso, é importante que essas informações estejam sempre visíveis. Na aba “Onde Encontrar” do site da Ademilar, o usuário se informa sobre a localização das unidades de negócio da empresa, que também disponibiliza um simulador de consórcio de imóveis. As informações fornecidas são repassadas a um dos 450 consultores de vendas da empresa, que fará o contato com o cliente sem que ele precise se deslocar até um ponto de venda para ter informações sobre a modalidade.

 

4) Facilite a utilização do site: Muitas plataformas pedem que o usuário se cadastre para ter acesso a todas as funções do site. Nesses casos, o cadastro pode ser facilitado por meio das redes sociais. A Ademilar utilizou o recurso de User Experience, a partir do qual os usuários podem conectar contas das mídias sociais como Facebook e LinkedIn para fazer a simulação de consórcio de forma prática e ágil.

 

5) Invista em recursos tecnológicos: Alguns recursos tecnológicos podem facilitar a navegação do cliente pelo site. Um exemplo são os chat bots, que fazem um primeiro atendimento sem necessariamente existir uma pessoa operando. No novo site, a Ademilar utilizou o recurso de geolocalização na aba “Onde Encontrar”. Dessa forma, a plataforma aponta automaticamente qual a unidade de negócio mais próxima, sem a necessidade de se fazer essa pesquisa.

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6) Reserve uma área para funcionários: Incluir um espaço para colaboradores da empresa dentro do site garante o acesso à intranet por qualquer dispositivo. Esta funcionalidade já existia no site da Ademilar e foi mantida na nova versão.

 

7) Organize seu conteúdo: O que é o produto/serviço, como encontrar, quem somos, notícias. Um site pode conter muitas informações, por isso é importante organizá-las por ordem de importância ou juntá-las em um mesmo tópico para otimizar o espaço. Invista nas abas, para segmentar o conteúdo e mostrar ao usuário apenas o que ele realmente quer ver.

 

8) Construa textos com as técnicas de SEO: Ao construir títulos e textos para o site, é interessante utilizar as técnicas de SEO, que são um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento do site da empresa nos sites de busca, de forma natural (orgânica), sem pagar por isso. Se a plataforma estiver no topo das buscas, ela irá alcançar mais pessoas, gerando mais visitas.

 

9) Insira as “perguntas frequentes”: Se o produto ou o serviço é inovador, é comum que surjam muitas dúvidas no cliente. A seção “perguntas frequentes” inseridas no site pode resolver os questionamentos do usuário rapidamente, o que facilita a venda e a empresa que percebe isso sai na frente no relacionamento com um possível cliente. Como na versão anterior, a opção continua presente no site da Ademilar.

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10) Leve o cliente até as redes sociais: A presença on-line de uma empresa também deve estar nas redes sociais, porém, os prospects e clientes podem não encontrá-las sozinho. Para facilitar esse acesso, o site deve contar com hiperlinks para redirecionar o usuário. Na home do novo site da Ademilar é possível encontrar atalhos para blog da empresa, Instagram, Facebook, Pinterest, YouTube e LinkedIn.

 

Sobre a Ademilar

A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sede em Curitiba e atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Mais informações em www.ademilar.com.br.