Cinco vantagens do gerenciamento de dados mestre para fabricantes

Por Ricardo
Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil

De vestuário a eletrodomésticos e de alimentos a
móveis, eletrônicos, maquinário e tudo mais, a fabricação em todo o mundo continua
a crescer. A transformação digital e o desejo de reduzir a complexidade da
cadeia de suprimentos levaram muitos fabricantes a desenvolverem planos para
alcançar clientes diretamente. Poderia ser a razão pela qual, até 2020, 60% dos
fabricantes contarão com plataformas digitais que irão suportar até 30% de sua
receita total.

Por outro lado, a expansão das ferramentas digitais
também traz suas consequências: uma delas, sem dúvida, é a criação de uma base
de informações cada vez maior e mais relevante para as companhias gerenciarem.
Assim, um fator crítico de sucesso para muitos fabricantes na economia digital
é o gerenciamento de dados mestre (Master Data Management – MDM).

Mas o que, afinal, as companhias podem ganhar com
esses sistemas? Para mostrar como o MDM pode realmente agregar valor às
operações e atender os objetivos de negócios, listamos cinco dicas valiosas
para melhorar a eficiência das operações ou para gerar melhores experiências
aos clientes, mantendo-se um passo à frente das demandas dos consumidores e da
concorrência.

1.
Dados on-line consistentes e de qualidade

As soluções de MDM não apenas integram e melhoram a
automação de sistemas de gestão empresarial ou plataformas de ERP, CRM,
comércio eletrônico e marketing, mas também facilitam a automação e a
organização dos dados e o fornecimento de insights precisos para os parceiros
de venda. Além disso, esse tipo de solução pode ser integrado ao sistema de
gerenciamento de conteúdo (soluções CMS), simplificando a utilização dessas
informações nas plataformas on-line, como sites e marketplaces.

O Master Data Management permite gerenciar dados de
diferentes linhas de negócios, em centenas de sites e para centenas de milhões
de clientes, fornecendo um processo escalável e estruturado para agrupar,
limpar e integrar dados armazenados em vários ambientes.

2.
Oportunidade para visualizar toda a cadeia de valor

Para empresas que lidam com uma grande cadeia de
fornecedores, o MDM pode servir como um repositório único e central capaz de
reunir e integrar todas as informações críticas. Assim, em vez de depender de
dados armazenados em diferentes sistemas e locais, as companhias podem conectar
seus sistemas de gerenciamento de estoque e armazém ao gerenciador de dados
mestres e, com isso, remover discrepâncias de dados, reduzir a necessidade de
manutenção e garantir a assertividade dos dados.

Com o MDM e a aplicação de um serviço de gerenciamento
de ciclo de vida do produto, é possível aplicar uma opção única para gerenciar
cada etapa de toda a cadeia de valor. Dessa maneira, as companhias ganham uma
oportunidade para reduzir o tempo de lançamento no mercado, gerenciando as
informações com mais eficiência, à medida que elas fluem pela organização e
pelos canais externos.

3.
Dados mais organizados

Os fabricantes enfrentam a difícil tarefa de
compartilhar dados com vários varejistas, fornecedores, parceiros e
distribuidores. Cada um desses parceiros, por sua vez, pode atuar como um
receptor ou remetente de dados - e cada um deles fornecerá ou exigirá conteúdo
de acordo com seus sistemas internos. Atributos, hierarquias de empacotamento,
classificação e protocolos de produtos são apenas algumas das variáveis
​​envolvidas que exigirão que as fabricantes tenham de adaptar ou reagrupar a
partir de suas próprias necessidades.

O fato, porém, é que gerenciar e manter os dados do
produto em dia tem tudo para ser mais simples, justamente com o uso do MDM. A
plataforma de gestão de dados torna a organização de conteúdo mais fácil,
gerenciável e sustentável criando padrões específicos (elaborados de acordo com
as demandas do negócio). Além disso, com esse tipo de ferramenta é possível
compartilhar facilmente os dados relevantes do produto da maneira mais
eficiente. O conteúdo passa, assim, a estar alinhado com os padrões de dados
pré-definidos e em conformidade com os requisitos do receptor e do editor.

4.
Informações operacionais mais estratégicas

Os sistemas de gerenciamento de dados mestre ajudam,
também, no desenvolvimento de novos modelos e processos para criar, gerenciar e
enviar produtos de qualidade. Seja na produção de automóveis ou em ingredientes
alimentícios embalados, por exemplo, os fabricantes precisam de dados precisos
e consistentes que alimentem vários sistemas para gerenciamento de estoque,
cadeia de suprimentos, remessa e embalagem. O MDM oferece essas informações de
forma completa, simplificando a obtenção de insights realmente úteis para a
geração de valor às companhias.

Outro ponto é que, a partir dos sistemas de gestão de
dados, os fabricantes também ganham a possibilidade de obter dados de qualidade
sobre seus clientes, determinando com mais assertividade qual é o produto certo
para o consumidor certo. O MDM remove a “fadiga de ponto de contato” porque
elimina dados duplicados e e-mails repetidos para as mesmas empresas e
indivíduos, diminuindo as taxas de cancelamento de inscrição ao longo do
caminho.

5.
Chance para pensar e agir globalmente

Nunca foi tão fácil para os clientes fazerem compras
on-line, em um âmbito tão global como agora. Isso proporciona uma enorme
oportunidade para os fabricantes, sem dúvidas. Entretanto, essa realidade impõe
desafios como a necessidade de contar com operações capazes de explicar idiomas
regionais, moedas, sistemas de medição, conformidade e logística. De certa
forma, o MDM fornece acesso global a esses novos clientes, por meio de recursos
que permitem localizar dados para vários mercados e/ou para providenciar
traduções - para que as companhias tenham um método melhor para gerenciar
ativos relevantes em várias regiões geográficas.

As expectativas dos clientes continuam a levar os
fabricantes a usar os dados de maneiras mais amplas e estratégicas, na busca
por maior valor operacional e maior receita. O MDM lida com esse desafio
fornecendo uma única fonte confiável de dados para toda a empresa. A solução
permite que os fabricantes acelerem o tempo de lançamento no mercado, obtenham
uma visão mais precisa das informações do fornecedor, melhorem a resposta às
demandas, reduzam os riscos e aumentem a satisfação do cliente. A gestão de
dados é uma tarefa cada vez mais inerente às empresas modernas e essencial para
que o futuro seja, de fato, uma era de grandes negócios.

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