Como “renovar os votos” no relacionamento com clientes e manter a chama para nutrir negócios

Entregas de valor resgatam o histórico do relacionamento e renovam a relação entre empresas

A importância da retenção e satisfação de clientes com quem se tem um relacionamento de longo prazo é um fato. Manter um cliente demanda menos trabalho e custo que conquistar clientes novos. Será? O segredo é se dedicar a esse objetivo com ações que vão muito além da relação comercial. A manutenção do cliente passa pela dedicação a ele, no entendimento do que ele valoriza na atenção dispensada, na maneira como é atendido, na qualidade do relacionamento. Itens que vão além da excelência da entrega do produto ou serviço, uma vez que concorrentes também podem simplesmente realizar essa entrega.

Alinhada ao propósito “Seja Luz”, uma iniciativa interna que estimula que todos na organização persigam o sonho de impactar positivamente e transformar o futuro de empresas e pessoas, a DB1 Global Software procura nutrir os relacionamentos com seus parceiros, ultrapassando a linha da simples relação “clientes e fornecedores”.

Um exemplo desta conduta é a parceria com uma das maiores empresas de software do país que desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios.

A parceria entre as empresas já dura cinco anos. Scrum masters, desenvolvedores e analistas de testes da DB1 atuam na empresa em Florianópolis, além de mais 38 pessoas na equipe da DB1 em Maringá com o objetivo de oferecer as melhores soluções técnicas no desenvolvimento de software aos clientes.

Com a chegada de novos colaboradores sem conhecimento dos laços existentes entre as duas empresas, a DB1 realizou uma ação para aproximar ainda mais as equipes, com foco em diretoria e alta gestão. Por meio de uma entrega de valor, a DB1 preparou kits especiais que contam um pouco da história da parceria e sobre a jornada que já realizaram juntas.

De acordo com Ana Maria Cimadon Garcia, coordenadora de marketing da DB1 “Como em um casamento, a relação entre empresas também precisa se renovar de tempos em tempos. No jargão do amor, a “entrega de valor” seria o equivalente a renovação de votos. Neste caso, a temática escolhida foi viagem, representando os 726 km que separam as empresas localizadas em Maringá e Florianópolis. Representam também que a DB1 está de malas prontas para a jornada da deste cliente, seja aonde ela for”, finaliza.

“Era importante que fosse mais que um presente ou uma surpresa. O conjunto todo foi pensado para criar uma experiência personalizada para nossos clientes, que eles se sentissem pessoalmente tocados pelo gesto. Procuramos entender o que eles gostavam, o que chamava a atenção, para impactá-los com uma mensagem que mostrasse que independente do caminho, estaremos de malas prontas para acompanhar”, explica Thalita Melo, diretora de arte responsável pela criação dos materiais da ação.

Foram confeccionadas maletas de viagem e passaportes personalizados, adesivados com os selos das cidades onde atuam as empresas. O passaporte também traz em suas páginas marcos importantes de entregas bem-sucedidas aos clientes e confraternização das equipes. O kit “encantamento” também contou com tags para malas de viagem e canecas com a temática da ação.

O impacto junto à equipe da empresa parceira foi percebido já nos primeiros momentos. As pessoas que receberam os kits logo apontaram as câmeras para o presente e postaram em suas redes sociais agradecendo e elogiando.

Como “renovar os votos” no relacionamento com clientes e manter a chama para nutrir negócios

“Mesmo depois, quando já tinha voltado à Maringá, recebi feedbacks positivos das pessoas que foram impactadas pelos materiais, inclusive alta gestão. Acredito que a ação superou as expectativas. A relação recebeu novo fôlego e o engajamento entre as equipes ficou ainda maior”, revela Vitor Molimoto, gerente responsável pelo atendimento ao cliente na DB1.

Entregas de valor como essa já foram realizadas em outros projetos desenvolvidos pela DB1. Foi o caso da entrega do CNA Go, uma plataforma para ensino de inglês, desenvolvida com participação de cerca de 25 desenvolvedores da DB1 que trabalharam no desenvolvimento da plataforma, que mescla atividades online (75%) e presenciais (25%), promovendo a interação de alunos do mesmo nível com o apoio de áudios, vídeos e professores online. De acordo com Jaime Cará, coordenador de tecnologia educacional e EAD do CNA, o projeto foi desafiador em muitos aspectos, especialmente em relação ao prazo e à busca de uma solução técnica partindo somente de um conceito. “Trabalhar com a DB1 foi incrível pela qualidade do trabalho e dos profissionais. O cuidado e a atenção que a empresa tem com os próprios colaboradores e com os parceiros em cada ponto de contato são grandes diferenciais”, finaliza.

O vídeo sobre o case do projeto CNA Go pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=CKJO_DDA-Fg&feature=youtu.be