TIM encerra ano fiscal com EBITDA recorde

Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de
2019
A TIM encerra 2018 com o maior EBITDA(1) anual de sua
história, R$ 6.563 milhões, um crescimento de 10,3% em relação a 2017. A
expansão do resultado operacional acontece há dez trimestres consecutivos.
Margem EBITDA normalizada(1) também é recorde: 41,7% no trimestre e 38,5% no ano. Já
o lucro líquido normalizado(1) encerra 2018 com R$ 1.566 milhão, um crescimento de
26,6% ano a ano.

No 4T18, a TIM demonstra evolução de
todas as suas frentes de negócio, com crescimento dos serviços móvel e fixo, e
de produtos. A receita líquida totaliza R$ 4.479 milhões no período, avançando
5,2% em comparação com igual trimestre de 2017. No ano, o indicador atinge R$
17.050 milhões, com alta de 5,0%. A receita líquida de serviços cresce 3,7% no
trimestre e 4,7% de crescimento no acumulado do ano. Já o CAPEX soma cerca de
R$ 4 bilhões em 2018, dando continuidade aos sólidos investimentos em
infraestrutura.

“Apesar de ser um
ano de vários desafios, entregamos tudo o que prometemos no início de 2018.
Nosso foco na execução nos permitiu alcançar números recordes de EBITDA e
Margem, além de gerar caixa sólido e dar continuidade aos fortes investimentos
em infraestrutura. Em 2019, continuaremos a sustentar resultados positivos com
foco na nossa missão de nos tornarmos a operadora mais amada e a empresa mais
rentável do mercado”,
analisa Sami Foguel, CEO da TIM BRASIL.

No segmento pós-pago,
a companhia comemora crescimento anual de 13,7% de clientes, chegando a 20,2
milhões de usuários, o que representa 36,2% da base total da operadora. Em
2018, a operadora registrou uma adição de 2,4 milhões de linhas. Já no
pré-pago, o principal lançamento do trimestre foi o TIM Pré TOP, primeiro deste
segmento no mercado a incluir em seus pacotes a utilização ilimitada de
aplicativos de redes sociais. A oferta mantém a companhia na vanguarda do
mercado e a campanha de lançamento é estrelada pelo cantor Luan Santana, que
possui grande identificação com o público-alvo.

Digitalização e
facilidades para o cliente

A TIM segue
investindo nos seus canais de relacionamento com foco na digitalização para
promover a evolução constante na Experiência do Cliente. Em 2018, as vendas nos
canais eletrônicos cresceram 28% no pós-pago e 32% no pré-pago. O número de
usuários únicos do Meu TIM tem alta de 72%, enquanto a retenção da URA cresce 3
p.p., reduzindo em 9% as interações humanas pelo call center ao fim do 4T18. O
envio de faturas online dobrou, chegando a mais de 50% dos clientes no fim do
trimestre.

TIM Live: evolução
contínua

O desempenho
acelerado da TIM Live se consolida no quarto trimestre, com crescimento de
19,1% na base de clientes, totalizando 467 mil acessos. As adições líquidas de
banda larga fixa residencial somam 75 mil clientes, sendo 50mil só na
tecnologia FTTH (Fiber to the Home), cuja a cobertura potencial alcança em 2018
1,1 milhão de domicílios. A receita média mensal por usuário (ARPU) da TIM Live
chega a R$ 82,1 no quarto trimestre, expansão de 13,9% quando comparada a igual
período de 2017. A TIM oferece a tecnologia FTTH em 11 cidades, sendo cinco
capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Goiânia e Manaus).

Em relação ao 4G, a
TIM consolida a liderança na cobertura da tecnologia, totalizando 3.272
cidades, uma expansão de 38% em relação a igual período de 2017. A rede de
quarta geração da operadora já cobre 93% da população urbana do país, atingindo
34,5 milhões de usuários. Com isso, 76% do tráfego de dados dos clientes da TIM
foram realizados na rede 4G no período, alta de 16 p.p. em relação a igual
trimestre do ano anterior.

A rede de quarta
geração na frequência 700 MHz já está habilitada em 1.426 cidades de todo o
Brasil, um crescimento de 55,7% em relação a 2017. Outro destaque é a oferta da
tecnologia VoLTE (voz em alta definição) em 2.522 cidades, expansão de 74,5% no
ano.

A TIM
também segue com a instalação de Biosites, solução para adensamento da rede de
acesso móvel (antenas/torres) em harmonia com urbanismo e o meio ambiente. O
projeto é capaz de agregar equipamentos de telecomunicações 3G e 4G, iluminação
e câmeras de segurança, além de ter menor custo e mais rápida instalação. No
4T18, a operadora alcançou um total de 841 Biosites ativos pelo país um
crescimento de 62% em relação a 2017.

A TIM segue com sua missão
de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso,
atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência
do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de
processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura
da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com
seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de
telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como
player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de
telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de
governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais
tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais
informações, acesse www.tim.com.br.

Talvez você se interesse por estes artigos

Fechar Menu
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com