Como melhorar a produtividade das equipes de TI

Por Romulo Cioffi, Vice-Presidente de Operações da Squadra Tecnologia

A aposta em estratégias ágeis tornou-se uma prática recorrente para as organizações que buscam executar suas atividades diárias com mais rapidez, aumentando a competitividade e a satisfação de seus clientes.

A demanda por inovações e decisões mais rápidas, contudo, não muda apenas a área de negócios das empresas. Para as equipes de TI, a nova era também ampliou a demanda por agilidade e atualização contínua. Hoje, as organizações não podem mais aguardar um ano para ter a nova versão de um software à disposição – como era usual no passado. A Engenharia de Software, com suas novas metodologias, técnicas e práticas, também precisa se adequar aos avanços, com o objetivo de tornar o processo de desenvolvimento de novas soluções mais rápido e assertivo.

Avanços como a conexão 5G, a maturidade das soluções em Nuvem e o crescimento das redes de Internet das Coisas (IoT) estão impulsionando as demandas empresariais por mais agilidade. Felizmente, existem várias alternativas que podem ser adotadas pelas organizações para corresponder a essas expectativas.

Todo o processo atual de TI está baseado em infraestrutura e na capacidade de rede. Assim, a adoção cada vez maior de soluções em Nuvem, IoT e serviços de ponta continuarão sendo grandes tendências nos próximos anos e também o foco dos líderes, como um meio de ajudar suas equipes a aumentar a produtividade e atender as demandas com mais agilidade.

As metodologias ágeis, sustentadas por valores e princípios claros, tornam mais estreita a relação entre TI e cliente, trazendo à tona uma série de elementos que contribuem para a melhoria desse cenário. Contudo, apenas a utilização dessas propostas não garante a entrega de soluções mais rápidas e com melhor qualidade. Mais do que isso, também é preciso escolher as soluções corretas para otimizar a produtividade das equipes de TI.

A Computação em Nuvem trouxe diversas soluções que contribuem para a melhoria da eficiência das equipes de TI, por apresentar serviços que facilitam a criação, manutenção e evolução do ambiente tecnológico, incluindo os chamados serviços digitais de infraestrutura (IaaS). Com esses recursos, é possível provisionar, em poucos minutos, um ambiente completo de servidores para execução de aplicações, sem a necessidade de aquisição de equipamentos e infraestrutura física.

Outra opção que vem sendo implantada fortemente pelas empresas é a adoção de tecnologias baseadas em robotização, com a substituição da mão de obra humana. No mercado automotivo, por exemplo, já temos empresas que contam com mais de 50% da linha de produção automatizada por robôs. Esse tipo de solução oferece, além de mais rapidez no processo, uma margem menor de erro, evitando retrabalho e aumentando a produtividade.

No caso da construção do software, as plataformas como serviço (PaaS) são opções que também ajudam a melhorar os processos, a produtividade e os resultados dos negócios. As plataformas desse tipo disponibilizam ferramentas e frameworks para agilizar e automatizar tarefas como análise de negócio, codificação, testes e processo de hospedagem (build e deploy).

A adoção de soluções modernas facilita a execução de atividades que até então eram feitas manualmente e tomavam um tempo valioso das equipes. Além da agilidade, as organizações ganham mais assertividade em seus processos e, com isso, se tornam mais competitivas.

Combinar as melhores ferramentas e saber tirar o máximo proveito dessa sinergia, sem dúvida, é uma vantagem competitiva para as empresas quando o assunto é aumentar o desempenho da entrega das equipes de TI. Para isso, as companhias devem tomar as decisões corretas, no momento certo. Somente assim irão garantir um lugar à frente da concorrência na corrida pela satisfação dos clientes.