Preço médio do bilhete para reservas de voos deve cair 4% até abril, segundo estudo da CWT

O CWT Solutions Group, braço de consultoria da CWT, prevê que a média global de
preços de passagens aéreas (ATP – Average Ticket Prices) deve cair para
cerca de US$ 673 em abril - queda de pouco mais de 4% em relação aos níveis de
fevereiro. Esse é um dos destaques da terceira edição do levantamento bimestral
Air Trends Report, que utiliza um
algoritmo proprietário para prever as mudanças.

De acordo com a pesquisa, o preço
médio subiu aproximadamente 6% mês a mês em janeiro, e depois mais 3% em
fevereiro, chegando a US$ 702. Isso foi, em grande parte, causado pela
implementação de novas políticas comerciais e modelos de gerenciamento de receita
por parte de companhias aéreas de todo o mundo, o que elevou as tarifas aéreas.

"Prevemos uma tendência
contínua de aumento no preço médio do bilhete ao longo de  2019", diz
Christophe Renard, Vice-Presidente do CWT Solutions Group. “Uma das razões é que
mais companhias aéreas estão procurando adotar o padrão New Distribution
Capability
(NDC) da IATA como meio de gerar mais receitas auxiliares, como
a seleção de assentos e taxas de bagagem. As ferramentas de rastreamento de
preços pós-reserva podem ser uma forma eficaz para as empresas otimizarem o
custo de passagens mais caras”.

O uso de ferramentas de reserva online (Online Booking
Tools - OBTs) continua aumentando gradualmente, à medida que os principais
provedores de OBTs tendem a melhorar a experiência do usuário, especialmente em
aplicativos móveis. Também têm sido realizados esforços para melhorar o
conteúdo disponível por meio desses canais. Ao mesmo tempo, as equipes de
gestão de viagens corporativas estão incentivando seus viajantes a reservar através
de OBTs e aplicativos móveis.

O uso de OBTs permaneceu estável – em torno de 48%
globalmente em janeiro e fevereiro, após um aumento de 6% de outubro a
dezembro. A previsão é de que volte a subir em março e abril, com a estimativa
de que mais de 50% de todas as reservas do período sejam feitas através de OBTs
pela primeira vez na história.

O relatório também prevê que o comportamento de compra
antecipada dos viajantes irá piorar nos próximos dois meses. A aplicação mais
rigorosa das políticas de viagens, como resultado das considerações
orçamentárias de final de ano, resultou em um melhor comportamento de compra
antecipada em dezembro, e isso foi transportado para janeiro e fevereiro - com
aproximadamente 47% dos bilhetes reservados mais de 14 dias antes da viagem.
Com as empresas agora mais flexíveis em relação às restrições de viagens, a
expectativa é de queda para 43% em março e abril.

"Para manter um controle sobre os custos, os
gestores de viagens são aconselhados a salientar a importância de reservar com
antecedência, seja como uma mensagem exibida no OBT ou através de comunicações
direcionadas para viajantes individuais", explica Renard. "Também é
importante garantir que as OBTs sejam configuradas adequadamente para refletir
a política de viagens da organização ou, ainda, sob medida para cada
mercado".

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