CRA-PR promove evento de capacitação do IGM 2.0

Evento será realizado na capital paranaense, destinado a profissionais da Administração e servidores de instituições públicas

CRA-PR promove evento de capacitação do IGM 2.0
Evento vai reunir profissionais da Administração e servidores de instituições públicas

Nos dias 16 e 17 de abril, o Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), promove o Workshop de Gestão Pública – IGM 2.0. O objetivo é capacitar profissionais e representantes de instituições públicas para a utilização da nova versão do Índice de Governança Municipal (IGM), o chamado IGM 2.0, disponibilizado a partir deste mês.

O evento será realizado em Curitiba e contará com a presença do Administrador Fábio Mendes Macedo, diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, e do Administrador Rodrigo Neves Moura, membro da mesma Câmara no CFA.

Segundo a Administradora Lorena Carmen Gramms, membro da CGP do CRA-PR, nessa atualização do IGM foram implementadas algumas mudanças. “As principais são a revisão e o aumento dos indicadores, especialmente na dimensão Gestão, a ampliação das fontes de dados, a redução da periodicidade da atualização dos indicadores e uma nova forma de calcular os resultados do Índice”, afirma.

Com relação à metodologia adotada para o cálculo do IGM, na versão 2.0 será possível comparar os municípios com as mesmas características, além de possibilitar o levantamento do fluxo financeiro dos recursos repassados pelo Governo Federal. “A intenção é fazer uma abordagem, a fim de possibilitar ao profissional de Administração uma gestão do município, a partir das informações do IGM”, destaca Lorena.

Para o coordenador da Câmara do Novo Profissional de Administração (CNPA) do CRA-PR, Administrador José Luiz Nicolelis, é importante inserir o profissional de Administração nesse processo, principalmente para se evitar problemas de Gestão Pública nos municípios. “Com a atualização do IGM, as informações embarcadas podem fazer com que o desempenho da Gestão Pública seja muito mais relevante e evidente”, salienta.

“A consolidação e apuração dessas informações vão proporcionar uma aferição mais determinada e mais detalhada, na canalização de esforços, para que os resultados sejam alcançados com aproveitamento do dinheiro público”, defende o Administrador.

No dia 16 de abril, a programação vai contemplar, exclusivamente, o IGM 2.0, destinado aos profissionais de Administração e servidores públicos, em nível técnico e operacional, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas municipais e estadual. Já no dia 17, será apresentado, além do IGM, o Sistema de Governança e Gestão Estratégica de Água e Esgoto (Gesae), outra ferramenta desenvolvida pelo CFA, que monitora o saneamento básico em todo o País. A expectativa é que prefeitos municipais e outras autoridades participem de forma presencial no segundo dia de evento.

Sobre o IGM 2.0

O IGM foi desenvolvido pelo CFA com a finalidade de mensurar o grau de Governança dos municípios brasileiros a partir da análise de três dimensões abrangentes: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho. Os resultados são gerados a partir da coleta de dados secundários de diversos órgãos, entre eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Considerando áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano, Articulação Institucional, Gestão Fiscal, Habitação, Recursos Humanos, Violência, Saneamento, entre outras, a ferramenta é capaz de registrar a eficiência e a eficácia da gestão das cidades, mensurando a qualidade da Administração Pública.

Na versão 2.0, os dados e o funcionamento da ferramenta estão mais fáceis de serem compreendidos e trabalhados. Assim, os indicadores possibilitam a proposição de melhorias e ajustes na gestão dos municípios, tornando o IGM um insumo indispensável na elaboração de políticas públicas, principalmente por parte das prefeituras.

Sobre o CRA-PR

O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) é o órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. É uma Autarquia de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Com mais de 50 anos de atuação, o CRA-PR tem sede em Curitiba e seccionais distribuídas por todo o Estado. Atualmente, o Conselho conta com um total de 17.155 profissionais registrados, entre Administradores e Tecnólogos.

Serviço

O que: Workshop Gestão Pública – IGM 2.0

Quando: 16 e 17 de abril de 2019

Onde: Em Curitiba (PR): no primeiro dia (16/04 | terça-feira | 9h às 17h), o evento ocorrerá no Hotel Blue Tree Sant Michel (Rua Lamenha Lins, 71 – Centro); e no segundo dia (17/04 | quarta-feira | 9h às 11h30), a programação continuará na sede do CRA-PR (Rua Cel. Dulcídio, 1565 – Água Verde)

Para quem: Administradores e servidores públicos paranaenses, que atuam nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas estadual e municipal.