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Grupo Risotolândia lança minissérie para treinar colaboradores

Objetivo é sensibilizar e qualificar a equipe, de forma lúdica e eficiente, sobre temas que fazem parte da rotina da empresa

 

Com foco no desenvolvimento de equipes, novas formas de aprendizagem têm ganhado espaço nos ambientes corporativos. Com as novas tecnologias à disposição do mercado, surgiram também novas necessidades de desempenho e, por isso, é fundamental não apenas o ensinamento constante, mas também a inovação para sua promoção.

Foi o que fez o paranaense Grupo Risotolândia, maior do sul do Brasil no segmento de refeições coletivas e o quarto maior no ranking nacional do setor.  Em fevereiro de 2019 o Grupo anunciou um novo formato de treinamento, que vai muito além dos espaços limitantes de salas de aula: uma minissérie dividida em quatro episódios que veio com o desafio de tornar os mais de 4.800 colaboradores do grupo ainda mais produtivos. “Por meio da nossa UCR – Universidade Corporativa do Grupo Risotolândia, estreamos a “Bem Servida” uma minissérie que está permitindo repassar à equipe de uma forma mais simples e dinâmica toda nossa operação e cultura organizacional”, disse a gerente de RH da empresa, Kamille Dantas.

Grupo Risotolândia lança minissérie para treinar colaboradores
Minissérie Bem Servida para colaboradores da Risotolândia

Com roteiro feito por uma nutricionista de T&D, Bruna Mara, e gravado com atores nas próprias instalações da empresa – em Araucária (PR) – a minissérie surgiu para sensibilizar e padronizar as diversas etapas de serviços que compõem o trabalho diário da corporação, além de levar conhecimentos de todas as áreas para os colaboradores que a assistem.  Os episódios – serão quatro no total, um a cada mês – passam por temas como uso dos equipamentos de segurança, normas de atendimento, riscos de acondicionamento e refrigeração incorretos, qualidade e segurança dos alimentos, relacionamento interpessoal, entre outros. “Saímos das limitações de uma sala de aula e permitimos que nossos colaboradores assistam sua própria rotina na empresa, observando “de fora” tudo o que acontece, percebendo como agem em tais situações ou como deveriam agir”, conta Bruna Mara.

“Além das normas de serviço da própria empresa, a minissérie mostra também imprevistos que podem acontecer, questões de ética e profissionalismo, que sempre estão atreladas às funções dos colaboradores”, acrescenta a nutricionista.

O que antes era um “passatempo” agora pode ser reconhecido como treinamento e desenvolvimento dentro de uma empresa. Jogos, novelas e minisséries podem fazer parte da rotina dos colaboradores e ainda servir para capacitar cada vez mais. “Estamos otimistas na busca por resultados: ainda mais padronização nos processos, menor rotatividade na equipe, mais engajamento e pertencimento ao nosso Grupo. Somos quase 5 mil profissionais, em seis estados e diversas cidades do país. É fundamental que nossos profissionais mergulhem nesse universo, compreendam a operação e transmitam essa segurança em seus afazeres, a ponto de ser perceptível aos nossos clientes e consumidores finais, responsáveis pelos índices de mais de 80% de aprovação dos nossos serviços”, complementa a gerente de RH.

E, se servir é uma arte, o Grupo tem feito isso muito bem. Dois episódios da Bem Servida já foram lançados e o feedback dos colaboradores foi muito positivo. “Estou muito animada com essa novidade, pois quando assisto aos episódios consigo enxergar a rotina da empresa com outros olhos. Como trabalho diretamente na produção, no setor de Planejamento e Controle da Produção, é fundamental compreender a operação do Grupo como um todo. Isso impacta positivamente nos nossos resultados. Já vi situações na minissérie que de fato aconteceram conosco”, conta a colaboradora Mariana de Souza Pathecki, que revelou aproveitar os minutinhos livres do horário de almoço para acompanhar o treinamento.

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