Aliados por um objetivo em comum

Comunique-se de maneira clara, assim evita obstáculos desnecessários

Aliados por um objetivo em comum

Já ouviu falar no ditado “se quer algo bem feito, faça você mesmo”? Esse tipo de pensamento é reproduzido de diversas formas, mas não pode existir dentro de uma empresa. O gestor precisa saber se comunicar de forma eficaz com os colaboradores, para que todos trabalhem em prol de um objetivo definido, ao invés de acabar tomando para si a maior parte do trabalho. A iniciativa e liderança são fatores imprescindíveis em um líder, para que a equipe trabalhe em conjunto, conforme a quinta lei do triunfo, de Napoleon Hill.
“Quando a meta está bem definida para todos e cada um entende o quanto seu trabalho será parte de um todo para alcançá-la, significa que o gestor está se comunicando de maneira efetiva”, explica Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind Curitiba e Campos Gerais. Jairo afirma que a comunicação eficaz é uma das bases para uma boa liderança, por isso, dá algumas dicas de como colocá-la em prática.

  1. Deixe o objetivo claro: Você não pode esperar que seus funcionários ou colegas cumpram exatamente o que lhe foi pedido, quando eles não entendem o resultado ou a razão.
  2. Designe uma tarefa por pessoa: É mais eficaz definir diretamente a atividade de cada um, em vez de apenas dizer o que precisa ser feito e esperar que tudo seja feito corretamente. Fale com cada colaborador, deixando claro que a tarefa é sua responsabilidade.
  3. Prefira sempre o “cara a cara”: Quando a comunicação ocorre, em maior parte, através da internet, mal-entendidos são comuns. Quando tiver chance, escolha ligar ou marcar uma reunião presencial.
  4. Atente-se à linguagem corporal: Faça o uso de gestos adequados e em sincronia com a mensagem, às vezes é preciso algum tipo de demonstração visual para que o interlocutor entenda.
  5. Ouça: Além de falar, o contrário também é indispensável. Para ser ouvido é preciso ouvir, isso facilita a compreensão e pode agregar conhecimentos sobre melhores abordagens para se comunicar na próxima vez.

A Master Mind é uma escola de treinamentos comportamentais que se baseia na filosofia de Napoleon Hill, onde suas leis do triunfo são concepções básicas para alcançarmos o sucesso. Ao olhar mais a fundo, podemos aplicar estes ensinamentos na vida profissional. “A Iniciativa e Liderança descrita por Napoleon Hill é atual, independente da década, só é necessário interpretar e aplicar em nosso dia a dia, como por exemplo, a comunicação eficaz”, finaliza Jairo.

Serviço: MasterMind Curitiba e Campos Gerais

Jairo Ferreira Filho

CEO da MasterMind Curitiba e Campos Gerais

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