Nanu Poke inicia processo de expansão e inaugura primeira franquia em julho

A expectativa é fechar o ano com mais quatro lojas da marca

Quando a chef de cozinha Lis Roveda entrou em casa cedo demais no primeiro dia de funcionamento do Nanu Poke Food Bowl®, sua mãe perguntou se não tinham realizado nenhuma venda. “No primeiro dia de vendas, fizemos a previsão mais otimista que pudemos pensar e, para nossa surpresa, nosso otimismo não estava nem perto da realidade! Nós vendemos tudo em menos de 2h, e tivemos que fechar as portas”, lembra a chef e proprietária do Nanu Poke, Lis Roveda Bastos Forte, fundado em 2017, junto com a publicitária Renata Gasparin Palermo.

Cansadas de esperar a obra do que seria a primeira loja ficar pronta e com a certeza de que não poderiam perder o timming, abriram em novembro de 2017 a primeira loja em uma cozinha alugada por meio período e especificamente para delivery. O que na época as sócias viram como azar de atraso de obra, hoje veem como uma oportunidade maravilhosa, já que em março de 2018 foi inaugurada a primeira loja física no Fresh Live Market, com o custo praticamente pago pela loja delivery e uma clientela já bastante estabelecida e fiel. O resultado veio já no primeiro ano de funcionamento: a empresa vendeu mais de três mil pratos por mês, com faturamento de mais de R$1 milhão no ano.  Para o segundo ano, a empresa se estruturou para o modelo de franquias, com expectativa de fechar 2019 com quatro novas unidades.

Segundo as sócias, franquear sempre foi a ideia e é isso que torna o modelo de franquias criado tão simples. “Desde o começo pensamos em fazer tudo de um jeito que qualquer pessoa que recebesse nosso treinamento conseguisse fazer exatamente igual”, afirmam as duas. As operações terão toda a sua produção fornecida diretamente pela franqueadora, realizadas na cozinha própria da rede. Ou seja, “tudo passa pelos olhos das duas, antes de chegar nos olhos do cliente” complementa Lis. “Já pensando no marketing e na área de identidade visual, sempre quisemos criar nosso próprio espaço com uma identidade forte, para que não importa aonde o cliente esteja, ele saiba que entrou dentro do mesmo Nanu Poke que ele conhece, seja em Curitiba, São Paulo ou em qualquer lugar do mundo”, afirma Renata, que também é responsável pessoalmente por toda a publicidade, fotos e ações externas. “Nada está bom o suficiente pra ela, nem mesmo quando ela tira a foto mais linda do mundo, ela fala que florzinha deveria ser de outro tom”, brinca Lis.

Na primeira quinzena de julho inaugura a primeira franquia da marca, no Park Shopping Barigui. A expectativa é o que o retorno sob o investimento venha entre nove meses e um ano e meio de funcionamento. “Nos baseamos pelos resultados atuais do Nanu Poke para estruturar os números. Será a primeira unidade da marca dentro de um shopping, e estaremos atentas para adaptar a operação para as necessidades do público do local”, afirma Lis. A segunda unidade está em fase de negociação, com previsão de abertura no terceiro trimestre de 2019.

Cardápio variado

Poke, do havaiano, significa cortar em pedaços. Prato típico do Havaí, é baseado em ingredientes cortados em cubos ou em fatias. Ganhou fama entre os surfistas da região por ser muito prático e nutritivo: a mistura de proteínas, vegetais, grãos, frutas, flores e molhos garantem uma refeição completa e uma experiencia única.

Os insumos do poke são sempre frescos e preparados na hora. Os pratos, individuais, são visualmente muito atrativos e proporcionam uma experiencia saborosa, nutritiva e ao mesmo tempo saudável. O Nanu Poke oferece sete opções prontas, como o Nanu Poke de Salmão – arroz japonês, cubos de salmão, rolls de pepino japonês, cenoura, manga, rabanete, tomate cereja e avocado, acompanha chips de coco crocantes e molho nosso tradicional (R$43,90), o Nanu Poke Vegan – arroz integral, mix de cogumelos, tofu, ervilha torta, cenoura, tomate cereja, manga, cebola roxa e mix de nuts, acompanha chips de banana e nosso molho tradicional (R$41,90) e o Nanu Poke Low-Carb – arroz fake de couve flor, atum, rabanete, rolls de pepino japonês, tomate cereja, ervilha torta, avocado e cebola roxa, acompanha chips de coco crocante e nosso molho tradicional (R$42,90). Há opções sem lactose, sem glúten, vegetariano e vegano.

Também é possível personalizar o seu próprio poke, escolhendo a proteína – entre elas: salmão, tilápia, frango, mignon, mix de cogumelos e tofú, base – como arroz japonês, integral ou de couve flor, mix de folhas ou cuscuz,  e acompanhamentos, com mais de 21 opções. Para finalizar, seis opções de molhos completam o prato, que saem a partir de R$31,90.

Além dos pokes, a marca oferece ainda opções de entradas, como o milho verde maçaricado, couve flor gratinada, veggie toast – cogumelos, tofu, cenoura, tomate e broto de agrião no pão torradinho – e avocado tast – ovo e abacate no pão torradinho, entre outros.

Opções de bowls completam o cardápio. Entre eles: Fish and Corn – tilápia grelhada no molho de limão, creme de milho e farofa de soja (R$ 25,50); Creamy Fillet – contra filé com purê de mandioquinha, arroz integral, legumes e molho de parmesão (R$ 29,90)  e Meat Balls – almôndegas recheadas com cream cheese, purê de abóbora e farofa de amendoim (R$ 22,90).

Três opções de saladas finalizam o menu: de atum maçaricado, de mignon e frango. Entre as sobremesas, o Haupia – um clássico dos luais e festividades havaianas, uma espécie de pudim feito com leite de coco, (R$11,90); mousse de abacate com cacau (R$ 13,90) e mousse de abacate com doce de leite (R$13,90) adoçam a experiência.

Tabela de franquia:

Tipo de negócio: comércio de alimentos

Ano de fundação: outubro de 2017

Início da franquia no Brasil: junho 2019

Número de unidades total: 3

Número de unidades próprias: 2

Número de unidades franqueadas: 1

Área média: adaptável desde 12m² a 70m²

Média de funcionários: 5

Taxa de royalties: variável de acordo com o faturamento – de 4% a 6%

Taxa de publicidade: 2%

Prazo médio de retorno: 12 a 24 meses