Pesquisa realizada pelaCWT, empresa de gestão de viagens B2B4E (Business to Business for Employees), mostra que 71% dos viajantes a negócios em todo o mundo buscam adotar a inovação tecnológica em suas viagens. Os viajantes das Américas e da região Ásia-Pacífico são os mais propensos à utilização de novidades, com 75% e 71%, respectivamente. Os europeus, por outro lado, são mais cautelosos com as mudanças – 7% deles relutam em adotar a inovação em viagens, contra 5% da Ásia-Pacífico e 3% dos viajantes das Américas. No Brasil, 83% dos viajantes dizem estar abertos à inovação durante uma viagem a trabalho.
Apesar de ser tentador assumir que os mais jovens são os que mais aceitam inovações, os resultados desta pesquisa mostram o contrário: apenas os Millennials da região Ásia-Pacífico são os mais dispostos à inovação em suas viagens. 79% dos jovens da Geração Y estão propensos ao uso de novidades, contra 75% da Geração X e 60% dos Boomers.
Nas Américas, os viajantes da Geração X lideram a procura por inovações (78%), seguidos pelos Millennials (76%) e Boomers (70%); e na Europa, 64% dos entrevistados da Geração Y se disseram inclinados às novidades, com as outras duas gerações respondendo 67% cada.
“A inovação tecnológica é o futuro, e os viajantes a negócios já se beneficiam desse potencial”, diz Andrew Jordan, Diretor de Produtos e Tecnologia da CWT. “Viajantes corporativos são pessoas que trabalham longe de casa. Se as inovações podem facilitar as suas vidas, por que não?”.
Top 3 dispositivos em viagens
Em uma viagem a negócios, os três dispositivos mais importantes a serem levados, segundo a pesquisa, são os telefones celulares (81%), computadores (52%) e carregadores portáteis de bateria (41%). Vale destacar que os carregadores têm sido cada vez mais lembrados pelos viajantes, e este ano ficaram com o terceiro lugar que, antes, era dos tablets. Em 2017, apenas 23% dos viajantes globais levavam esses carregadores. Já os tablets caíram na lista de preferência, descendo de 37% (2017) para 32% (2019).
Para os viajantes brasileiros, a preferência é pelo celular (81%), seguido por computador (43%) e carregadores portáteis (41%) – sendo que este último item, no levantamento anterior, era apontado por apenas 25% das pessoas.
Os smartphones são vistos entre os três dispositivos mais importantes a serem transportados por 86% dos viajantes das Américas, 83% dos viajantes da região Ásia-Pacífico e 73% dos europeus. Novamente, os viajantes das Américas obtêm a pontuação mais alta quando se trata de computadores, com 59%. A novidade, neste item, é que os europeus (51%) ultrapassaram os viajantes da Ásia-Pacífico (48%). Os últimos estão mais preocupados com a falta de energia enquanto estão na estrada, com 49% deles trazendo carregadores portáteis, contra 36% das Américas e 34% dos viajantes da Europa.
“Manter-se conectado na estrada não é mais um luxo, e sim um requisito essencial. O mais importante não é o número de dispositivos, mas sim a garantia de que os viajantes estejam acessíveis e se sintam produtivos em toda a jornada”, disse Jordan.
“A tecnologia é fundamental para um ecossistema de viagens eficaz”, afirma Erinaldo Silveira, Diretor de Produtos e Tecnologia para as Américas da CWT. “Aplicativos para celular, como o myCWT, facilitam o processo de reservas, atualizações sobre voos e check-in online, e podem enviar ao viajante alertas de segurança. O setor deve continuar evoluindo para oferecer às empresas e seus funcionários a experiência que eles desejam e esperam”, diz.
Inovação favorita vs. Inovação mais usada
O check-in online é a inovação de viagens favorita e mais usada (18% e 45%), seguida por:
· Serviços do Google (16% e 42%);
· Ferramentas de reserva online (14% e 44%);
· Aplicativos móveis de viagens (12% e 41%);
· Escaneamento de impressões digitais e de retina para segurança em aeroporto (8% e 16%);
· Pré-teste de TSA (Transportation Security Administration) (6% e 16%);
· Solicitações online de vistos (5% e 22%);
· Global Entry (5% e 13%);
· Aplicativos de transporte compartilhado (5% e 26%);
· Hotéis e/ou aeroportos com quiosques de atendimento digital / por robô (5% e 17%).
Os viajantes da Ásia-Pacífico mostram as maiores diferenças estatísticas, com 18% classificando os serviços do Google como sua inovação favorita e 50% dizendo o que utilizam; além disso, 15% destacam as ferramentas de reserva online e 49% utilizam-nas consistentemente.
Para 47% dos viajantes das Américas, o check-in online é o principal serviço; 43% apontaram os serviços do Google; e 41% disseram que a principal inovação vem dos aplicativos de viagens para celular. O pré-teste do TSA é classificado como a inovação favorita de 16% dos entrevistados. Para os brasileiros, os serviços do Google são a inovação favorita (23%) e mais utilizada (48%).
Os europeus mostram as menores diferenças estatisticamente, com 26% deles classificando o check-in online como favorito e 50% usando-o.
Nota do editor
Os 5 principais países que adotam inovações em viagens:
1. Argentina – 85%
2. México – 85%
3. Brasil – 83%
4. Espanha – 83%
5. Itália – 82%