Salão de Turismo dos Campos Gerais é lançado em Ponta Grossa

Evento acontece de 13 a 22 de setembro juntamente com a Feira Paraná

Salão de Turismo dos Campos Gerais é lançado em Ponta Grossa

A cervejaria Koch Bier sediou, nesta quarta-feira (3), o lançamento do 3ª do Salão de Turismo dos Campos Gerais, que acontece de 13 a 22 de setembro, em Ponta Grossa, junto com a Feira Paraná. O objetivo do evento é apresentar ao trade turístico as novidades da terceira edição e estimular a participação dos municípios e empresários do setor na região dos Campos Gerais.

O Salão é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB) e da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae/PR.

Durante o evento, o secretário de Turismo, Edgar Hampf, destacou as características únicas do turismo na região e evidenciou a importância do Salão que, segundo ele, é a maior vitrine do setor nos Campos Gerais.

“Estamos próximos a um aeroporto internacional, ao Porto de Paranaguá e a poucos quilômetros da capital, o que torna Ponta Grossa, com seus produtos turísticos de excelente qualidade, um ponto estratégico no Paraná. Nesse sentido, entendemos que a inclusão do Salão de Turismo durante a realização da Feira do Paraná, é uma oportunidade ímpar para que a população local e regional tenha acesso aos produtos, operadores e prestadores de serviço, facilitando a tomada de decisões, incentivando novos negócios e, por consequência, ampliando a força do trade turístico de Ponta Grossa e região”, ressalta.

A presidente da Adetur, Wagnilda Minasi, apresentou uma prévia do Salão de Turismo dos Campos Gerais, que prevê 250 mil visitantes em 10 dias de evento. “O objetivo é promover os atrativos e equipamentos turísticos dos Campos Gerais de forma inovadora, com visitas programadas, gerando oportunidades de negócios para os participantes”, conta. Segundo ela, os municípios poderão elaborar um roteiro de um dia que será “degustado” pelos visitantes do Salão. “O roteiro pode ser vendido, com preço subsidiado pelo Salão, para que o visitante possa sair do evento e voltar no mesmo dia. É a possibilidade de oferecermos o turismo de experiência”, antecipa Minasi.

A presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Thaís Pius, destaca que o salão, mais uma vez, reunirá o que há de melhor no turismo regional. “Neste ano o evento será maior e a expectativa é mais pessoas estimuladas em conhecer nossos atrativos turísticos, provar nossa gastronomia, levar um souvenir gastronômico quando retornarem para casa e assim, a partir da sua experiência conosco, divulgarem a região e, claro, quererem voltar”, afirma a presidente.

No Salão, a regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, ofertará workshops e palestras sobre os temas gastronomia, mercado cervejeiro e tendências no setor de turismo. “O propósito é estimular novas oportunidades de negócios e inovação, fortalecendo também a competividade das empresas do trade e a importância do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná”, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji. 

Na região dos Campos Gerais, somente no ano passado 24 empresas receberam o selo, chancela que incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investem em gestão e qualidade.  O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

“O trabalho com a competitividade dos destinos turísticos será fortalecido no Salão de Turismo, incentivando que municípios e empresas ofertem e comercializem roteiros planejados, fortalecendo negócios, benchmarking e acesso a mercado”, comenta a consultora.

Feira do Paraná

O evento, que será promovido junto com o Salão do Turismo e a Efapi 2019, contará com diversas atividades voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os setores de agricultura e pecuária, além de reunir instituições das áreas do comércio, indústria e agronegócio e fomentar novas parcerias dentro do município.

 A intenção, de acordo com o secretário de Turismo, Edgar Hampf é antecipar as novidades dos mais diversos setores, fortalecendo os negócios, o turismo e a inovação em Ponta Grossa e região.

 “Estamos otimistas com a realização deste evento em Ponta Grossa, que deve movimentar os negócios e a realização de parcerias voltadas para a inovação”, reforça Hampf.

Rota da Cerveja

Na tarde desta quarta-feira (3), prefeitos e secretários de turismo da região dos Campos Gerais participaram da Rota da Cerveja de Ponta Grossa.

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, afirma que a expectativa do Salão é muito grande, pois os municípios tem muito para mostrar sobre o turismo. “Nos Campos Gerais o turismo se tornou uma realidade. Ponta Grossa, Jaguariaíva e todos os municípios da nossa região tem uma política forte voltada ao turismo. O salão vem para complementar esse esforço dos municípios em mostrar o que cada um tem de melhor para a população”, argumenta o prefeito.

Para o Diretor de Turismo de Jaguariaíva, Edson Luiz Scherer, destaca que o Salão e as rotas turísticas, como a rota de cerveja, irão proporcionar a população de Jaguariaíva a possibilidade de conhecer melhor Ponta Grossa. “Iremos divulgar o evento para trazer a população de Jaguariaíva para conhecer a cidade. Além disso, com a rota da cerveja, estamos ampliando nossos contatos para tentar levar uma cervejaria para nosso povo” assinala o diretor.

A Rota da Cerveja é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, Sebrae/PR e a Associação das Microcervejarias de Ponta Grossa tem como objetivo fomentar o turismo e os setores ligados à produção cervejeira e de serviços, oferecendo uma experiência diferenciada com produtos de alta qualidade. O produto turístico integra sete cervejarias de Ponta Grossa que são a OAK Bier, Brauerei Schultz, Strasburger, Palais, Trem Fantasma, Koch Bier e Partner. O produto Rota da Cerveja tem como operador oficial a BrazylWay.