4 dicas para se tornar um profissional imprescindível para empresa

4 dicas para se tornar um profissional imprescindível para empresa

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, certo? E como mergulhar nas organizações e absorver esse mar de tecnologia? Tem como manter-se atualizado com tanta coisa nova sendo lançada? Essas são algumas das incertezas que os profissionais têm com relação a instabilidades em suas empresas e às mudanças que a tecnologia traz como a substituição do homem pela máquina, processo que está cada vez mais eficaz e inteligente.

Muitas dessas questões refletem profissionais ansiosos, preocupados em não perder seus cargos para outro profissional mais capacitado, jovem ou mesmo pela própria tecnologia. Mas qual seria a saída para sobreviver ao atual momento do mercado de trabalho? A seguir, Christina Curcio, doutora em administração pela Florida Christian University (FCU) e sócia-fundadora da ICON Talent, empresa paranaense especializada em recrutamento exclusivo para a área de Tecnologia da Informação (TI) para empresas, startups e projetos no Brasil e no exterior dá 4 dicas imprescindíveis para a sobrevivência profissional, nos dias de hoje. 

1. Esteja sempre atualizado
A internet oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e cursos on-line. Sim, só não estuda quem não quer. O mundo está aberto para qualquer profissional se capacitar com alta qualidade e manter-se atualizado sempre. 

2. Invista na melhoria do perfil comportamental
Além de estudar o que mais um profissional poderia conhecer para ser imprescindível na empresa em que atua? Hoje os “soft skills” ou perfil comportamental são tão importantes quanto conhecimento técnico. 

3. Tenha uma ótima comunicação 
As empresas optam por um profissional com algumas competências como: bom relacionamento interpessoal, aberto à inovação, ótima comunicação, atitude proativa, dinâmico, autodidata, um profissional que seja também relacional. O motivo? Já se perguntaram? A resposta é simples: o advento da tecnologia agrega cada vez mais as áreas de negócio, exigindo mais comunicação e relacionamento, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos entre as áreas de negócio. Essa nova dinâmica de trabalho exige um entendimento de outros processos da empresa e seus impactos. Isso mesmo! O mundo está em constante evolução é as áreas estão se fundindo. Então, se você quer se tornar um profissional imprescindível? Aprenda a se comunicar. 

4. Conheça outras áreas da empresa
Entenda que a empresa em que está atuando não é somente sua área, mas os processos que transitam por ela. Entenda o cenário atual, como a empresa irá crescer e auxilie na melhoria dos processos, de forma clara, comunicativa e vá além. Assim, você conhecerá não só a sua função, mas os processos da organização que são imprescindíveis para a melhoria contínua de qualquer empresa. Apresente novas ideias, sugestões e, é claro, sempre fique atento às novas tecnologias.

4 dicas para se tornar um profissional imprescindível para empresa

Sobre Christina Curcio

Doutora em Business Administration pela Florida Christian University, EUA. Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pela UFPR, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especialista em Redes e Sistemas Distribuídos pela UP e Bacharel em Informática pela UP. Professora e autora dos livros: “Sistema de Informação Gerencial, Qualidade” e “Usabillidade de Software”. Experiência profissional de 21 anos em TI, adquirida em empresas como Nissan, Grupo Barigüi, American Axle Manufacturing e Grupo Positivo.

Gerenciou projetos de grande porte como implementação de ERP´s e CRM´s: SAP, TOTVS, Microsoft AX, Oracle EBS e Sistemas Microsoft CRM e Salesforce. Atuou como gestora de equipes multidisciplinares e de desenvolvimento de ambientes web.

Experiência com linguagens e ferramentas de desenvolvimento e modelagem de processos. Conhecimento em sistemas de TI destinados a usuários finais, segmento fabril e financeiro, gestão pública, ERP, sistemas embarcados, telecom e móveis. Experiência em infraestrutura em produtos e serviços de TI, atuando com clientes de médio e grande porte, trabalhando com licitações de projetos de tecnologia da informação nas áreas públicas e privadas.