Aprendendo outras formas de comunicação

Aprendendo outras formas de comunicação

Uma das atividades desenvolvidas pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Apoena chamou muita atenção no primeiro semestre. Desde o início das aulas, quando algumas crianças estão compreendendo o processo de leitura e escrita, os professores estimularam a pesquisa sobreletras e as palavras, “e por ser tão importante, as crianças da turma da Arara-azul confeccionaram um livro que chamamos de “Dicionário da Turma””, explica a professora Adriana Pitelli.

Envolvidos no processo de construção do conhecimento sobre o alfabeto e a comunicação, os alunos chegaram às outras formas de linguagem, como a LIBRAS.  “Para complementar nosso saber tivemos convidados muito especiais aqui na Apoena. Recebemos a visita do Mateus, que é surdo e falou-nos sobre suas experiências, como foi sua vida de estudante, o seu aprendizado em LIBRAS e também do Antonio que é ouvinte e se dedica ao trabalho com os surdos.” 

Gostamos de aprender

Entre os alunos da turma da Arara-azul, Julia e Marina, de 7 anos, e Mateus, de 6, estavam animados com o aprendizado. “Quando o Mateus veio nos visitar, pudemos aprender mais coisas sobre a LIBRAS.  Achamos importante saber a linguagem, porque se estivermos passeando por aí e encontrarmos uma pessoa que fala em LIBRAS, poderemos nos comunicar com ela.”

No encerramento das atividades, os alunos fizeram uma apresentação utilizando a linguagem e interpretaram a canção “Me ensina a escrever”, de autoria do compositor e cantor Oswaldo Montenegro para os familiares. “O resultado de tudo isto foi compreender que todos somos iguais e ao mesmo tempo diferentes e que mesmo na diversidade de uma sala de aula, podemos nos respeitar, entendendo que outras pessoas por uma ironia do destino não tiveram a mesma sorte, mas, que nem por isto, deixam de viver e lutar pelos seus sonhos”, diz a professora Adriana Pitelli.