Casais são maioria na busca pela casa própria em Curitiba e RMC

É comum ouvir a expressão “quem casa, quer casa” para se referir a casais recém-casados, ou que estão em união estável. Quem pretende deixar o aluguel ou a casa de familiares responde por 60% dos potenciais compradores em Curitiba e região metropolitana, segundo levantamento da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR).

A pesquisa da Ademi é feita anualmente em parceria com a Brain Inteligência Corporativa e revela outras características: idade média de 38 anos, renda familiar entre R$ 4 mil e R$ 7 mil (48%) e assalariados com carteira assinada (44%). Voltando aos casais, 31% estavam morando de aluguel ou na casa de familiares.

Casais são maioria na busca  pela casa própria em Curitiba e RMC
Piazza Venezzia, residencial recém lançado em São José dos Pinhais

“A redução dos juros para financiamento imobiliário e as oportunidades em apartamentos prontos que ainda existem no mercado tornam o momento favorável tanto para quem vai comprar o primeiro imóvel, como para quem pretende trocar a moradia atual por outra maior ou mais bem localizada. O aumento dos lançamentos também permite que o comprador planeje a aquisição do seu novo imóvel”, analisa o presidente da Ademi-PR, Leonardo Pissetti.

Localização é fator determinante

O levantamento aponta ainda que a localização é o item mais importante na decisão de compra para 85% dos entrevistados. Segundo Marcelo Lage, diretor da Valor Real Construções, a característica é sempre levada em consideração na hora de definir o endereço dos empreendimentos da construtora, em Pinhais e São José dos Pinhais.

“Mais da metade dos nossos clientes vêm de Curitiba, então sabemos que eles só vão escolher um imóvel na região metropolitana se a localização for muito conveniente. A facilidade de acesso à Curitiba, boa oferta de transporte público, proximidade a shoppings e principais pontos comerciais da cidade são sempre atrativos interessantes”, explica.

Em relação ao perfil sócio econômico dos moradores, Lage acrescenta: “Temos a maioria de clientes formada por casais jovens recém-casados, ainda sem filhos, com idades entre 25 e 34 anos, seguidos da faixa dos 35 a 44 anos. E na busca pelas redes sociais, as mulheres são predominantes. Para estes jovens casais, escolher um imóvel cuja localização se encaixe no seu estilo de vida é fundamental”.