Gartner anuncia que vendas mundiais de PCs cresceram 1,5% no segundo trimestre de 2019

Vendas de computadores com Windows 10 impulsionaram demanda de PCs no mercado

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, revela que, após dois trimestres de queda, o mercado mundial de PCs cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2019. De acordo com levantamentos preliminares, as vendas no período totalizaram 63 milhões de unidades, superando a marca de 62 milhões de computadores vendidos no segundo trimestre de 2018.
“O crescimento das vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2019 foi impulsionado pela atualização da base instalada no mercado corporativo e de negócios, com novos computadores com Windows 10. A demanda por PC Desktop foi forte, o que compensou o declínio nas vendas de PCs móveis (notebooks e tablets)”, diz Mikako Kitagawa, Analista Principal do Gartner.
“Além disso, há sinais de que a escassez de CPUs Intel no mercado está diminuindo, o que vinha gerando grandes impactos nos resultados dos últimos 18 meses. A falta desses chips afetou principalmente os pequenos e médios fornecedores, uma vez que as grandes fabricantes conseguiam se aproveitar desse cenário para crescer e tirar o espaço que as fábricas menores não conseguiam manter sem as CPUs.”
O Gartner prevê que a atual disputa comercial – e a potencial imposição de novas tarifas nas vendas internacionais – deverá adicionar mais incertezas às perspectivas de curto prazo para a demanda de PCs ao redor do mundo. “Embora a guerra comercial Estados Unidos-China não tenha impactado o mercado de PCs no segundo trimestre de 2019, a próxima fase das tarifas poderia ter um impacto significativo. A maioria dos laptops e tablets são fabricados atualmente na China e as vendas desses dispositivos nos Estados Unidos podem sofrer aumentos significativos de preços se as tarifas punitivas forem impostas e os fornecedores não tomarem medidas rápidas para responder”, explica o analista do Gartner.
Durante o 2T19, os três principais fornecedores – Lenovo, HP e Dell – representaram 64,1% das vendas globais de PCs, em comparação com 60,7% registrados no mesmo período em 2018. Esses três principais fornecedores continuaram a ganhar participação no mercado de PCs aproveitando as demandas na área de negócios. Além disso, a escassez de oferta de CPUs da Intel, ao longo de todo o primeiro semestre do ano, também ajudou a acelerou essa tendência de expansão das fabricantes.

Estimativas preliminares de vendas por fornecedores de PCs no mundo para o 2T19
(em milhões de unidades)

Fabricante Vendas 2T19 Participação de mercado 2T19 (%) Vendas 2T18 Participação de mercado 2T18 (%) Crescimento

2T19 – 2T18 (%)

Lenovo 15,774 25,0 13,608 21,9 15,9
HP Inc. 13,992 22,2 13,636 22,0 2,6
Dell 10,654 16,9 10,435 16,8 2,1
Apple 3,711 5,9 3,720 6,0 -0,2
Acer 3,395 5,4 3,968 6,4 -14,4
ASUS 3,100 4,9 3,442 5,5 -9,9
Outras 12,347 19,6 13,231 21,3 -6,7
Total 62,974 100 62,040 100 1,5

Notas: Os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramóveis (como o Microsoft Surface), mas não incluem Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estarão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em vendas de canais. Os números podem não representar o total mostrado devido ao arredondamento.
Fonte: Gartner (julho de 2019)

A Lenovo manteve o primeiro lugar no segundo trimestre de 2019, com o maior crescimento ano após ano e o maior ganho de participação de mercado entre os principais fornecedores do segmento. No entanto, é possível dizer que suas vendas podem ter refletido antecipadamente a expectativa pelo aumento de algumas das potenciais tarifas comerciais. A Lenovo registrou crescimento de dois dígitos em todas as principais regiões, exceto na América Latina, onde o mercado geral de PCs diminuiu.
As vendas mundiais de PCs da HP Inc. aumentaram 2,6% no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. A forte demanda por PCs de negócios impulsionou o crescimento da HP Inc. em todas as regiões e compensou a retração nas vendas de PCs móveis. O Gartner não inclui os Chromebooks no mercado de PCs, mas a HP Inc. registrou um forte crescimento nas vendas dos Chromebooks e provavelmente permanecerá como líder no segmento.
A Dell registrou o sexto trimestre consecutivo de crescimento de vendas de PCs durante o 2T19. A tendência de crescimento da Dell tem sido a mais consistente entre as principais fabricantes nos últimos três anos, impulsionada pelo foco de negócios investido pela empresa.

Visão Regional do Mercado
Nos Estados Unidos, as vendas de PCs totalizaram 14 milhões de unidades no segundo trimestre de 2019, uma queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A HP manteve o primeiro lugar do ranking das fabricantes nos Estados Unidos, com aumento de 29,8%. A Dell permaneceu na segunda posição, com 28,4% de participação de mercado.

Estimativas preliminares de vendas de PCs nos Estados Unidos para o 2T19 por fabricantes
(em milhões de unidades)

Fabricante Vendas 2T19 Participação de mercado 2T19 (%) Vendas 2T18 Participação de mercado 2T18 (%) Crescimento

2T19 – 2T18 (%)

Lenovo 4,321 29,8 4,276 29,4 1,0
HP Inc. 4,126 28,4 4,106 28,2 0,5
Dell 2,514 17,3 2,240 15,4 12,2
Apple 1,585 10,9 1,680 11,5 -5,6
Acer 522 3,6 564 3,9 -7,5
ASUS 415 2,9 477 3,3 -13,1
Outras 1,023 7,1 1,214 8,3 -15,7
Total 14,506 100 14,557 100 -0,4

Notas: Os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramóveis (como o Microsoft Surface), mas não incluem Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estarão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em vendas de canais. Os números podem não representar o total mostrado devido ao arredondamento.
Fonte: Gartner (julho de 2019)

O mercado de PCs da Europa voltou a crescer no segundo trimestre de 2019, com um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior. A demanda da área de negócios permaneceu forte, à medida que as empresas e as organizações governamentais continuaram com as implantações do Windows 10 e a atualização de sua base instalada de PCs. A demanda dos consumidores finais, no entanto, permaneceu muito fraca, já que muitos usuários tradicionais não estão vendo inovação suficiente, sobretudo nos equipamentos para jogos e nos PCs móveis de última geração. Isso continua a resultar em ciclos de vida de PCs mais longos e tem um impacto muito negativo nos resultados das fabricantes de PCs de médio porte, que vendem mais para o público final.
As vendas de computadores na Ásia e Pacífico caíram 1% em comparação com o segundo trimestre de 2018, sendo este o terceiro trimestre consecutivo de declínio de vendas para a região. Uma grande parte desta queda pode ser atribuída a tendência de fragilização do mercado da China, já que o sentimento geral era de restringir os gastos devido às incertezas. Outros mercados da Ásia e Pacífico mostraram melhores resultados, com a migração do Windows 10 impulsionando o crescimento em países maduros, como Austrália e Nova Zelândia. A demanda por PCs de negócios também gerou um forte crescimento para o Japão no segundo trimestre de 2019.
A comercialização de PCs na América Latina registrou queda de 3,9% no segundo trimestre de 2019, o que foi modesto em comparação com os dois trimestres anteriores. O mercado foi afetado por incertezas econômicas e políticas, bem como pela escassez dos chips Intel. Regiões emergentes, como a América Latina, tendem a ter menor prioridade de alocação de CPUs, o que amplifica o impacto da escassez de disponibilidade, sobretudo em comparação com outras regiões mais maduras.