Tinbot conquista investimento de João Appolinário, CEO da Polishop, no Shark Tank

A ideia é que o robô seja comercializado nas lojas da marca distribuídas por todos os estados do país, no e-commerce e nos comerciais da empresa na TV

Tinbot conquista investimento de João Appolinário, CEO da Polishop, no Shark Tank
Rogério de Souza, Tinbot e Marco Diniz durante pitch da 4ª temporada do Shark Tank Brasil

Durante o episódio da quarta temporada do Shark Tank Brasil, que foi ao ar na última sexta-feira (16/08), pelo Sony Channel, o próprio Tinbot, primeiro robô interativo com coração brasileiro que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), fez o pitch para os “tubarões”, como são chamados os investidores que participam do programa.

“Olá tubarões, eu sou o Tinbot e posso ser programado para qualquer função, inclusive para ser um ‘tubarão’, só me falta o dinheiro. Hehehehe!”, brincou o robô. E continuou contando que sua missão é ajudar e divertir as pessoas e que as empresas podem contar com ele para oferecer essa experiência diferenciada para seus clientes e colaboradores.

Depois o Tinbot passou a bola para Rogério de Souza, CINO (Chief Innovation Officer) do DB1 Group e diretor executivo da Tinbot Robótica. Ele ofereceu 5% da startup desenvolvedora do robô por R$ 1.8 milhão.

O robô interagiu com Cristiana Arcangeli, empresária serial do segmento de moda, beleza e bem-estar e brincou dizendo que “como não tenho boca, você não pode me ajudar como dentista (sua antiga carreira). O que eu preciso é você como parceira”. Ela disse que gostou da piscadinha no final da conversa.

Marco Diniz Garcia Gomes, product leader da Tinbot Robótica e desenvolvedor do Tinbot, contou que criou o robô a partir de sua paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software, profissão que ocupava anteriormente no DB1 Group. “Ele começou com um protótipo construído inicialmente com palitos de sorvete e formas de empada, e a área de inovação da empresa acelerou a ideia por meio de uma parceria”. Explicou que o software foi desenvolvido na empresa, assim como a plataforma online que integra o robô e permite que o cliente programe e personalize o Tinbot de forma simples e intuitiva.

Luiza Trajano, presidente do Conselho de administração do Magazine Luiza e que virou “tubarão” por um dia neste episódio do Shark Tank, perguntou se a empresa seria capaz de desenvolver a Lu, vendedora virtual do Magazine Luiza, com o design e a personalidade da assistente. Marco explicou que “como o Tinbot é voltado para empresas, é extremamente importante que ele seja totalmente customizável, assumindo outro nome se necessário. Inclusive, as empresas não são obrigadas a utilizar a inteligência artificial que vem com o robô. Se o interessado já tem o sistema de inteligência, o da Lu por exemplo, com perguntas e respostas, é possível utilizar o Tinbot como sendo a interface física para dar expressão e personalidade”, explica.

Já o “tubarão” João Appolinário, fundador e CEO da Polishop, que já investiu em 14 empresas, fechou duas e aportou R$ 14 milhões nestes negócios, decidiu investir no projeto do Tinbot. A proposta feita por Appolinário foi de participar da estratégia de vendas, disponibilizando o Tinbot nas 300 lojas da marca, no e-commerce https://www.polishop.com.br/, além veicular o produto nos canais da Polishop TV, seu próprio programa de vendas que divulga seus produtos 24 horas por dia. Em troca, o “tubarão” fica com 10% de royalties até que as vendas atinjam R$ 18 milhões e, então, ele terá 10% de equity (participação na Tinbot Robótica).

O Shark Tank Brasil oferece a empreendedores a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores, os “tubarões”, e assim conseguir fundos de investimento. Baseado na versão japonesa “Dragons ‘Den”, o reality de negócios que é distribuído mundialmente pela Sony, chega à sua quarta temporada no Brasil. Ao longo das últimas três temporadas, já foram produzidos 45 episódios com 180 pitches de empreendedores.

O robô mais amado do Brasil

Ele é palestrante e figurinha carimbada (e muito admirada!) em diversos eventos país afora como Rio Info, RD Summit, Welcome Tomorrow, IT Fórum Expo, FIC Porto Alegre, Tomorrow by Vindi, ID 360, The Developer’s Conference, VTEX Day, E-commerce Brasil, RH Ágil HSM, Conotel, além do WHOW! Festival de Inovação. Ufa, é tanta palestra que a gente até se perde.

O Tinbot coleciona admiradores por onde passa. O robô foi um dos protagonistas da série “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, da Globonews e participou da última temporada de um dos mais importantes programas sobre games na televisão brasileira.

A imprensa também não consegue ficar longe dele. Já foi pauta no Estúdio I – Globonews, Edição das 10 – Globonews, GShow, Bom Dia Brasil, Exame, Valor Econômico, O Estado de S.Paulo, PEGN, IstoÉ Dinheiro, UOL, Terra, PropMark, Canaltech, TechTudo, Computerworld, IDG Now, PC World, Consumidor Moderno, Correio do Povo, Gazeta do Povo, Zero Hora, Metro Maringá, O Diário de Maringá, GCM Online, Maringá Post, entre muitos outros.

Para os fãs mais afoitos, já é possível adquirir souvenires do Tinbot em sua lojinha online. Neste primeiro momento, estão disponíveis camisetas customizadas com o robozinho nas versões feminina e masculina.

Mais de 20 unidades do Tinbot já foram adquiridas por empresas de todo o país, como a UniCesumar e a Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, no Sicoob, para gerenciamento de indicadores, na Cooperativa Cocamar onde interage com os cooperados, no Hotel Villa Rossa, como concierge e como parceiro da pensadora digital Martha Gabriel, não apenas em suas palestras, mas em outras frentes de negócio.  Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem utilizar o Tinbot como um canal para inovar em suas soluções e serviços e oferecer experiências diferenciadas aos clientes.