Grupo DB1 cria laboratório de inovação para a aceleração de novos produtos

O objetivo é lançar em média de três novos produtos por ano
O Labs está à disposição de empresas e startups, além de clientes do Grupo DB1

Grupo DB1 cria laboratório de inovação para a aceleração de novos produtos
O Tinbot foi mais um projeto acelerado pela área de inovação do Grupo DB1, que passa a se chamar DB1 Labs e visa acelerar o lançamento de novos produtos e serviços

O mercado está em constante mudança e é imperativo estar cada vez mais atento ao panorama de negócios e ter velocidade de ação para acompanhar as novas tendências. O Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia sediadas em Maringá – PR, Presidente Prudente – SP e, em breve, Campo Grande – MS, fomenta e incentiva a inovação, estimula a geração de novas ideias, incrementos, a abertura de diálogos e discussões para novos conhecimentos.

Para ajudar na missão de empreender software e tecnologias globais e da visão de criar uma empresa para durar gerações, o Grupo DB1 anuncia a criação do DB1 Labs. Trata-se de um ambiente para acelerar o lançamento de produtos e serviços, aproveitando o know-how adquirido ao trazer ao mercado diversos produtos de grande sucesso.

O DB1 Labs foi criado a partir da área de inovação do grupo, que antes se ocupava em realizar todo o ciclo de vida para lançamento de produtos, incluindo a ideação, desenvolvimento, validação e lançamento, com média de lançamento de 1 novo produto por ano. Esse foi o caso do ANYMARKET, uma plataforma de vendas em marketplaces que hoje é líder de mercado em seu segmento. Mais um exemplo de intraempreendedorismo foi o lançamento do Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), investida e acelerada pelo DB1 Group e desenvolvido a partir de um projeto de um de seus colaboradores, além de projetos que falharam como o Hectus (um sistema de gestão pecuário lançado em 2012 e descontinuado em 2014).

Inovação com aprendizado e resultado

De acordo com Ilson Rezende, presidente e fundador do Grupo DB1, “queremos criar uma cultura de inovação em que o conhecimento adquirido no dia a dia se propague transversalmente e gere aprendizado contínuo, buscando os melhores projetos alinhados com a nossa missão de entregar soluções globais.  O mais interessante é que um novo projeto pode chegar ao Labs de qualquer unidade de negócios do grupo, se transformar em um produto inovador ou até mesmo incentivar a criação de uma nova unidade de negócios. Esperamos aumentar a velocidade de lançamento de produtos do grupo para pelo menos três lançamentos por ano já nos primeiros 12 meses de operação. Outro ponto em que o DB1 Labs será essencial é na assertividade no processo de lançamento de novos produtos, obtendo uma taxa de sucesso superior a 70% dos produtos validados”.

 “A partir de uma ideia inovadora, o DB1 Labs ficará responsável por todo o processo, do MVP (Minimum Viable Product), estudo de mercado, viabilidade ao escalamento do produto. Além disso, oferece mentorias para os Product Owners. Isso significa que qualquer pessoa com planos de empreender pode ser o gerente de seu próprio projeto utilizando os recursos do Labs”, explica Ilson.

Modelo DB1 Labs lança seu primeiro produto

Toda solução nova precisa de um sistema de autenticação de última geração, assim como ferramentas de gráficos, relatórios, chatbots, I.A.s entre outros. Com modus operandi semelhante aos das aceleradoras tradicionais, o DB1 Labs já se lança com metodologias, mentorias, networking e recursos financeiros. E vai além: conta com tecnologias prontas para serem reutilizadas nos projetos.

E o primeiro lançamento do DB1 Labs já chegou ao mercado. Trata-se do Predize, uma plataforma de SAC inteligente, especializada em otimizar o atendimento ao consumidor e pensada para quem vende em marketplace. O sistema conta com Inteligência Artificial e utiliza Machine Learning para aprender mais e mais à medida que coleta, processa e compara dados. O objetivo do Predize é oferecer uma experiência positiva aos consumidores e aos lojistas durante a jornada de compras em marketplaces, já que atende com agilidade o consumidor final na hora da compra e facilita o processo de atendimento por parte dos sellers preservando reputação e satisfação do e-commerce.

Nem bem chegou ao mercado e já foi implementado por empresas como Marca Seleta, Vitrino, Synapcom, além de algumas marcas ligadas à companhia de full service para e-commerces, comprovando a assertividade do projeto.

O DB1 Labs também está à disposição de empresas e startups nas quais o Grupo DB1 possui investimentos, além de prestar serviços aos clientes do grupo.