Fim de ano: comércio bem preparado garante aumento nas vendas

Fim de ano: comércio bem preparado garante aumento nas vendas
Varejo se prepara para o fim de ano e conta com self storages e comunicação como aliados para otimizar vendas
Crédito: Depositphotos

O fim de ano é ansiosamente esperado pelo varejo, que pretende recuperar o volume de vendas com a tradicional Black Friday e o Natal. Em 2019 a expectativa ainda é reforçada com a redução dos juros e inflação e injeção de recursos provenientes do FGTS e PIS/PASEP.

Anúncios de contratação de vendedores, repositores e estoquistas já começam a ser divulgados no início do último trimestre. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 58% dos varejistas acreditam que as vendas deste fim de ano vão crescer em comparação com 2018 e 48% pretendem contratar mais que o ano anterior. No entanto, não basta apenas aumentar a força de vendas, outros fatores são fundamentais para tirar proveito desse período do ano.

Anunciar é preciso

Os melhores produtos, bons vendedores e preços competitivos não terão resultado se seu cliente não souber e não for estimulado a ir até sua loja.  A boa notícia é que divulgação não é mais uma ferramenta de empresas com grandes verbas: as mídias sociais estão à disposição de anunciantes de todos os portes e potenciais de investimento e, a cada dia, provam que esses novos canais também podem trazer grandes resultados.

A má notícia é que não é fácil se destacar no “mar” de informações que competem pela atenção dos usuários das redes sociais. “Não basta estar nas mídias digitais. É preciso entender seu público e oferecer conteúdo relevante e a oferta certa para seu potencial cliente. Ou seja, o bom e velho planejamento de comunicação também é fundamental nesses novos canais”, comenta o sócio-proprietário da agência de comunicação Central Press, Claudio Stringari.

Trouxe o cliente até sua loja física ou site? Agora é o momento de convencê-lo a comprar e para isso o visual do site ou loja é um fator importante. Ele precisa encontrar facilmente o que procura e se sentir atraído pelos produtos.

Self storages dão uma mãozinha para otimizar espaços e estoques

Não há nada mais desapontador que ir até uma loja e não encontrar o produto desejado ou visitar um site e ele não estar mais disponível. Pior ainda: efetuar a compra e o produto não chegar no prazo solicitado, um dos grandes motivos da insegurança dos consumidores em relação aos e-commerces.

Uma boa gestão de estoque, baseada em histórico de compras e projeção de vendas, auxiliam as compras, mas certamente o volume de produtos terá aumento significativo no período, o que demandará mais espaço. A pesquisa do CNDL e SPC também revela que 43% dos empresários que estão se preparando para as vendas de fim de ano pretendem aumentar estoques. Para isso, os selfs storages tornaram-se grandes aliados dos varejistas: oferecem a opção de locação de boxes em tamanhos variados e com contratos mensais.

A gerente de operações da rede de self storages Espaço A+, Rousy Rojas, ressalta que a procura tem aumentado pela facilidade de contratação: sem necessidade de fiador e sem burocracia. “Já estamos negociando novos contratos devido à expectativa com o fim de ano. Os clientes utilizam os boxes para armazenar produtos e também para guardar móveis, arquivos e materiais de uso esporádico, aproveitando o espaço que ocupavam na loja como estoque ou área de vendas”, adiciona Rousy.

Ao contrário de depósitos tradicionais, nos self storages o armazenamento é todo realizado pelo próprio cliente e somente ele tem acesso ao interior do box. Para facilitar ainda mais o processo, a nova unidade da Espaço A+, localizada em São José dos Pinhais (PR), conta ainda com a entrada de veículos diretamente na porta dos boxes de maior tamanho.

A unidade conta com mais de 7.500 m2 de área, divididos em 440 boxes com tamanhos que variam entre 1 m2 e 100 m2. A unidade matriz, localizada no bairro Rebouças em Curitiba (PR), está em fase de ampliação e uma nova sede, também na região central da cidade, está em construção. O valor para locação do m2 gira em torno de R$ 99,00 e o cliente conta ainda com serviços de monitoramento em tempo integral e seguro complementar, a preço acessível, vantagens que podem fazer a diferença na planilha de custos de um negócio.

Fidelização

E, por fim, também não se pode desperdiçar a oportunidade de fidelizar os clientes conquistados no período. Bom atendimento e cadastro, tanto do cliente que compra presentes como daquele que vai trocar um produto, são oportunidades para aumentar as vendas também durante o restante do ano.  centralpress@centralpress.com.br