Por que as pessoas não atendem mais o telefone?

Para muitas pessoas, especialmente os millennials e a geração Z, atender ligações em seus aparelhos celulares ou até mesmo em telefones fixos, pode ser considerado um milagre. Alguns associam as ligações recebidas a cobranças de telemarketing. Outros afirmam que para atender ou realizar chamadas pode levar mais tempo do que enviar uma mensagem de texto ou voz.

Para Deivis Santos, CBO da Nexcore Tecnologia, empresa especializada em softwares para atendimento e comunicação Omnichannel, a utilização do WhatsApp tem desbancado não só o telefone, mas também outras ferramentas. “Nós somos os consumidores 5.0, queremos praticidade na resolução de problemas e na busca de soluções e o WhatsApp por se tratar de uma ferramenta instantânea proporciona essa agilidade sem ser invasiva, porque o usuário pode retornar no momento mais adequado a ele“ afirma Deivis.

Geração conectada

As gerações que mais têm incorporado ferramentas instantâneas são a Y e Z, que cresceram juntamente com essa tecnologia e acompanham sua expansão até hoje. Os millennials (geração Y) foram os primeiros a possuírem telefones celulares e adaptar o WhatsApp, por exemplo, como meio de comunicação dentro do trabalho. Já a geração Z nasceu com essa tecnologia em seu auge.

Com isso, ambas as gerações aprenderam a usar Redes Sociais e os diversos aplicativos de mensagens para conversar colocando o principal papel dos aparelhos celulares – ligações telefônicas – de lado.

E essa evolução na comunicação também chegou às empresas. Atualmente, muitas delas têm adotado soluções integradas como o WhatsApp e os Chatbots com intuito de se comunicar principalmente com este público, que procura agilidade. De acordo com a empresa, a busca pela API Oficial do WhatsApp cresceu significativamente nos últimos meses.

“É importante observar e, claro, acompanhar essas mudanças à medida que novos modelos de consumidores surgem. Essas gerações são responsáveis por fazerem o ‘consumidor 1.0’ chegar em ‘consumidor 5.0’ em menos de 20 anos, o que é impressionante” afirma Santos.

NEXCORE

Fundada em 2011, a Nexcore Tecnologia, oferece soluções tecnológicas em atendimento e comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o relacionamento com seus clientes, é referência nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR). Os produtos da Nexcore podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada empresa e se adequam em empreendimentos de médio e grande porte. Acesse:  www.nexcore.com.br.